O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elina Márcia de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPH
Resumo: Este trabalho consiste na investigação de como e em quais circunstâncias se dá à inserção de personagens negros nos livros de literatura, mantendo o foco na desconstrução dos estereótipos e consequentemente possibilitando aos participantes uma visão crítica e reflexiva no campo das Relações Étnico-Raciais, no sentido de valorizar a figura do personagem negro tendo como recurso literário alguns livros dos kits de literatura-afro distribuídos à Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Busca-se contemplar a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, uma vez que este assunto ainda é visto com certa resistência no interior de alguns estabelecimentos de ensino ou, algumas vezes, sequer é mencionado. O trabalho volta-se para professores e educadores de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, sendo desenvolvido na modalidade de oficina com aproximadamente duas horas de duração. Trabalhar a desconstrução desses estereótipos na literatura é oferecer ao aluno uma possibilidade de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a percepção de que ser negro tem o seu valor.
id UFMG_617f21a8117bb404f35cfa481385713c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8MPH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Eustaquio de BritoElina Márcia de Souza2019-08-11T15:36:52Z2019-08-11T15:36:52Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPHEste trabalho consiste na investigação de como e em quais circunstâncias se dá à inserção de personagens negros nos livros de literatura, mantendo o foco na desconstrução dos estereótipos e consequentemente possibilitando aos participantes uma visão crítica e reflexiva no campo das Relações Étnico-Raciais, no sentido de valorizar a figura do personagem negro tendo como recurso literário alguns livros dos kits de literatura-afro distribuídos à Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Busca-se contemplar a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, uma vez que este assunto ainda é visto com certa resistência no interior de alguns estabelecimentos de ensino ou, algumas vezes, sequer é mencionado. O trabalho volta-se para professores e educadores de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, sendo desenvolvido na modalidade de oficina com aproximadamente duas horas de duração. Trabalhar a desconstrução desses estereótipos na literatura é oferecer ao aluno uma possibilidade de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a percepção de que ser negro tem o seu valor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoNegros  Identidade racialRelações etnicasLiteratura-Afro BrasileiraEstereótiposIdentidade RacialO kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp.pdfapplication/pdf1654731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8MPH/1/acpp.pdf94e65b909d08304fdf5fe386ffba6507MD51TEXTacpp.pdf.txtacpp.pdf.txtExtracted texttext/plain41961https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8MPH/2/acpp.pdf.txtef4911fff275600d38bd9b8b84cbde92MD521843/VRNS-9P8MPH2019-11-14 08:33:00.306oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8MPHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
title O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
spellingShingle O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
Elina Márcia de Souza
Literatura-Afro Brasileira
Estereótipos
Identidade Racial
Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
title_short O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
title_full O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
title_fullStr O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
title_full_unstemmed O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
title_sort O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
author Elina Márcia de Souza
author_facet Elina Márcia de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Eustaquio de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Elina Márcia de Souza
contributor_str_mv Jose Eustaquio de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura-Afro Brasileira
Estereótipos
Identidade Racial
topic Literatura-Afro Brasileira
Estereótipos
Identidade Racial
Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
description Este trabalho consiste na investigação de como e em quais circunstâncias se dá à inserção de personagens negros nos livros de literatura, mantendo o foco na desconstrução dos estereótipos e consequentemente possibilitando aos participantes uma visão crítica e reflexiva no campo das Relações Étnico-Raciais, no sentido de valorizar a figura do personagem negro tendo como recurso literário alguns livros dos kits de literatura-afro distribuídos à Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Busca-se contemplar a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, uma vez que este assunto ainda é visto com certa resistência no interior de alguns estabelecimentos de ensino ou, algumas vezes, sequer é mencionado. O trabalho volta-se para professores e educadores de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, sendo desenvolvido na modalidade de oficina com aproximadamente duas horas de duração. Trabalhar a desconstrução desses estereótipos na literatura é oferecer ao aluno uma possibilidade de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a percepção de que ser negro tem o seu valor.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T15:36:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T15:36:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPH
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8MPH/1/acpp.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8MPH/2/acpp.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 94e65b909d08304fdf5fe386ffba6507
ef4911fff275600d38bd9b8b84cbde92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589501523591168