O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPH |
Resumo: | Este trabalho consiste na investigação de como e em quais circunstâncias se dá à inserção de personagens negros nos livros de literatura, mantendo o foco na desconstrução dos estereótipos e consequentemente possibilitando aos participantes uma visão crítica e reflexiva no campo das Relações Étnico-Raciais, no sentido de valorizar a figura do personagem negro tendo como recurso literário alguns livros dos kits de literatura-afro distribuídos à Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Busca-se contemplar a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, uma vez que este assunto ainda é visto com certa resistência no interior de alguns estabelecimentos de ensino ou, algumas vezes, sequer é mencionado. O trabalho volta-se para professores e educadores de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, sendo desenvolvido na modalidade de oficina com aproximadamente duas horas de duração. Trabalhar a desconstrução desses estereótipos na literatura é oferecer ao aluno uma possibilidade de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a percepção de que ser negro tem o seu valor. |
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O kit de literatura-afro: quebrando estereótipos raciaisLiteratura-Afro BrasileiraEstereótiposIdentidade RacialEducaçãoNegros Identidade racialRelações etnicasEste trabalho consiste na investigação de como e em quais circunstâncias se dá à inserção de personagens negros nos livros de literatura, mantendo o foco na desconstrução dos estereótipos e consequentemente possibilitando aos participantes uma visão crítica e reflexiva no campo das Relações Étnico-Raciais, no sentido de valorizar a figura do personagem negro tendo como recurso literário alguns livros dos kits de literatura-afro distribuídos à Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Busca-se contemplar a lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, uma vez que este assunto ainda é visto com certa resistência no interior de alguns estabelecimentos de ensino ou, algumas vezes, sequer é mencionado. O trabalho volta-se para professores e educadores de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, sendo desenvolvido na modalidade de oficina com aproximadamente duas horas de duração. Trabalhar a desconstrução desses estereótipos na literatura é oferecer ao aluno uma possibilidade de identificação, reconhecimento, pertencimento racial e a percepção de que ser negro tem o seu valor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJose Eustaquio de BritoElina Márcia de Souza2019-08-11T15:36:52Z2019-08-11T15:36:52Z2012-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8MPHinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T11:33:00Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8MPHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T11:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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