A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188 |
Resumo: | O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar. |
id |
EST-2_b4db46ef5eb153cd2e0d711a210966d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1188 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitáriasEducaçãoIdentidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/asO presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.Faculdades ESTRibeiro Barcellos, Cátia Simone2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 393-4052178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188/1150info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1188Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:35Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
title |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
spellingShingle |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias Ribeiro Barcellos, Cátia Simone Educação Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as |
title_short |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
title_full |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
title_fullStr |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
title_sort |
A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias |
author |
Ribeiro Barcellos, Cátia Simone |
author_facet |
Ribeiro Barcellos, Cátia Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Barcellos, Cátia Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as |
topic |
Educação Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as |
description |
O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188/1150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 393-405 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473911558144 |