Avaliação de políticas públicas para a redução da violência escolar em Minas Gerais: o caso do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deborah Maciel Correa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854K3V
Resumo: A pesquisa teve como objeto a avaliação dos impactos produzidos pelo Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, instituído em 2003 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, sobre os dois principais objetivos dessa política: a redução da violência e melhoria do rendimento escolar das instituições participantes. Utilizou-se uma metodologia quantitativa de desenho quase-experimental por meio da qual foi possível realizar uma análise comparativa dos resultados das escolas antes e depois de três anos do projeto. Foram definidos dois grupos de pesquisa: um grupo formado pelas 79 escolas estaduais de Belo Horizonte participantes da 1ª fase de implantação do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, e um grupo de controle, contendo 21 escolas estaduais de Belo Horizonte não submetidas ao projeto, mas similares às escolas do projeto em termos de nível de ensino, número de alunos e nível socioeconômico dos alunos. Foram definidas duas variáveis de análise: o número de ocorrências policiais, classificadas em violência contra o patrimônio e violência contra a pessoa; além dos resultados de desempenho escolar em Matemática e Português da 4a e 8a séries do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados para cada uma das escolas integrantes dos dois grupos de pesquisa. A fim de comparar os resultados antes e após três anos de implantação do projeto EVCA, foram analisados os dados de ocorrências policiais dos anos de 1999 e 2000 com 2005 e 2006. Para a análise dos resultados sobre o desempenho escolar foram comparados os dados do SIMAVE de 2002 (Português) e 2003 (Matemática) com os dados da Prova Brasil de 2005 (Português e Matemática). Foram comparadas as médias por grupos de escolas em função de cada variável e ao longo do período considerado. Foram feitos cruzamentos de dados em função do nível socioeconômico e em função do número de alunos das escolas. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se que, no que diz respeito às ocorrências policiais, o Projeto EVCA apresentou resultados positivos fazendo com que o número total de ocorrências subisse menos nas escolas do projeto em comparação ao grupo de controle. Além disso atuou na redução da violência contra o patrimônio no período avaliado. Quanto aos resultados de desempenho escolar, avaliou-se que o Projeto EVCA não apresentou resultados significativos, uma vez que os dois grupos pesquisados apresentaram resultados semelhantes.
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Foram definidos dois grupos de pesquisa: um grupo formado pelas 79 escolas estaduais de Belo Horizonte participantes da 1ª fase de implantação do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, e um grupo de controle, contendo 21 escolas estaduais de Belo Horizonte não submetidas ao projeto, mas similares às escolas do projeto em termos de nível de ensino, número de alunos e nível socioeconômico dos alunos. Foram definidas duas variáveis de análise: o número de ocorrências policiais, classificadas em violência contra o patrimônio e violência contra a pessoa; além dos resultados de desempenho escolar em Matemática e Português da 4a e 8a séries do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados para cada uma das escolas integrantes dos dois grupos de pesquisa. A fim de comparar os resultados antes e após três anos de implantação do projeto EVCA, foram analisados os dados de ocorrências policiais dos anos de 1999 e 2000 com 2005 e 2006. Para a análise dos resultados sobre o desempenho escolar foram comparados os dados do SIMAVE de 2002 (Português) e 2003 (Matemática) com os dados da Prova Brasil de 2005 (Português e Matemática). Foram comparadas as médias por grupos de escolas em função de cada variável e ao longo do período considerado. Foram feitos cruzamentos de dados em função do nível socioeconômico e em função do número de alunos das escolas. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se que, no que diz respeito às ocorrências policiais, o Projeto EVCA apresentou resultados positivos fazendo com que o número total de ocorrências subisse menos nas escolas do projeto em comparação ao grupo de controle. Além disso atuou na redução da violência contra o patrimônio no período avaliado. Quanto aos resultados de desempenho escolar, avaliou-se que o Projeto EVCA não apresentou resultados significativos, uma vez que os dois grupos pesquisados apresentaram resultados semelhantes.The research was to evaluate the impact of the Living School, Active Community Project (EVCA), established in 2003 by the Secretary of State for Education of Minas Gerais, on the two principal objectives of the policy: to reduce violence and improve the school performance of participating institutions. Use was made of a quasi-experimental quantitative research methodology which opted for the comparative analysis of the results. Two groups of schools were included; a group comprised of the 79 state schools of Belo Horizonte participating in the 1st phase of implementation of the Living School, Community Active Project, and a control group containing 21 state schools in Belo Horizonte not subject to the government project but similar in terms of the level of education, the number of students and the socioeconomic level of the students. To determine whether the project had achieved its goals, two sets of variables were analyzed: the number of police reports, classified either as violence against property or violence against the person and the average results of student performance in mathematics and portuguese in the 4th and 8th grades of Elementary School. The data were collected for each of the schools belonging to the two groups. In order to compare the results before and after 3 years of implementation of the EVCA project, data was collected from police reports for the years 1999 and 2000 and 2005 and 2006. For the analysis of school performance results data from SIMAVE 2002 (portuguese) and 2003 (mathematics) were compared with the data from the Prova Brazil test of 2005 (portuguese and mathematics). The means of the two groups of schools were compared regarding each variable and over the period considered. Studies were made taking into consideration the socioeconomic level of the schools and the number of students in the schools. As a result, the research showed that, with respect to police reports, the EVCA Project had a positive effect to the extent that the total number of reports went up less in project schools when compared to the control group. The project was seen to act in reducing the level of violence against property over the period evaluated. As to school performance results, it is suggested that the EVCA Project did not produce any significant impact, as the two groups presented the same results.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPolíticas públicasViolência escolarAvaliaçãoPolíticas públicasDesempenho escolarViolência escolarAvaliação de políticas públicas para a redução da violência escolar em Minas Gerais: o caso do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_de_mestrado.pdfapplication/pdf725066https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854K3V/1/dissertacao_de_mestrado.pdf775acb2799163114353720c7f01cac98MD51TEXTdissertacao_de_mestrado.pdf.txtdissertacao_de_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain294170https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854K3V/2/dissertacao_de_mestrado.pdf.txt5ca3b1808d2e7c522d6e88901162f978MD521843/FAEC-854K3V2019-11-14 08:34:14.183oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-854K3VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:34:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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