Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Santa Anna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Célia da Consolação Dias, Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54364
Resumo: O Serviço de Referência é um tema bastante investigado na literatura especializada de Biblioteconomia, cujos estudos contemplam abordagens diferenciadas, tanto com viés teórico quanto empírico. A maioria dos estudos parte de uma análise prática, considerando as experiências de trabalho e os procedimentos aplicados para avaliar o serviço, os seus recursos, sua utilização e a satisfação do usuário. A escassez de estudos profundos que apresentem as bases ou princípios que fundamentam esse serviço, com a intenção de propor o seu gerenciamento constitui uma lacuna ainda não totalmente resolvida pela literatura. O objetivo deste estudo é correlacionar o serviço de referência com o conceito de mediação da informação, conceito esse basilar nas atividades biblioteconômicas, e com as Leis da Biblioteconomia, estabelecidas por Ranganathan. A investigação explora e descreve definições, contextualizando o serviço de referência como o elemento representativo da mediação e correlacionando-o com as leis ranganathianas. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação teórico-conceitual, conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados revelam que o serviço de referência estabelece relações estreitas tanto com o conceito de mediação quanto com as Leis da Biblioteconomia, cujas características são: auxílio prestado nas buscas por informação, interação com o usuário, assistência pessoal, orientação, oferta de fontes de informação e capacitação de usuários. Conclui-se que o serviço de referência está embasado em princípios que o fortalecem, o que justifica o valor que tem assumido para as instituições, pois possibilita o acesso, o uso e a apropriação da informação para a produção do conhecimento pela sociedade.
id UFMG_622d9c67961e134ddca1d7c70c409962
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54364
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-01T22:13:35Z2023-06-01T22:13:35Z202114ANCIB12219835116http://hdl.handle.net/1843/54364O Serviço de Referência é um tema bastante investigado na literatura especializada de Biblioteconomia, cujos estudos contemplam abordagens diferenciadas, tanto com viés teórico quanto empírico. A maioria dos estudos parte de uma análise prática, considerando as experiências de trabalho e os procedimentos aplicados para avaliar o serviço, os seus recursos, sua utilização e a satisfação do usuário. A escassez de estudos profundos que apresentem as bases ou princípios que fundamentam esse serviço, com a intenção de propor o seu gerenciamento constitui uma lacuna ainda não totalmente resolvida pela literatura. O objetivo deste estudo é correlacionar o serviço de referência com o conceito de mediação da informação, conceito esse basilar nas atividades biblioteconômicas, e com as Leis da Biblioteconomia, estabelecidas por Ranganathan. A investigação explora e descreve definições, contextualizando o serviço de referência como o elemento representativo da mediação e correlacionando-o com as leis ranganathianas. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação teórico-conceitual, conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados revelam que o serviço de referência estabelece relações estreitas tanto com o conceito de mediação quanto com as Leis da Biblioteconomia, cujas características são: auxílio prestado nas buscas por informação, interação com o usuário, assistência pessoal, orientação, oferta de fontes de informação e capacitação de usuários. Conclui-se que o serviço de referência está embasado em princípios que o fortalecem, o que justifica o valor que tem assumido para as instituições, pois possibilita o acesso, o uso e a apropriação da informação para a produção do conhecimento pela sociedade.The Reference Service is a topic widely investigated in the specialized literature of Librarianship, whose studies include different approaches, both with theoretical and empirical bias. Most studies start from a practical analysis, considering work experiences and the procedures applied to evaluate the service, its resources, its use and user satisfaction. The scarcity of in-depth studies that present the bases or principles that underlie this service, with the intention of proposing its management, constitutes a gap not yet fully resolved by the literature. The objective of this study is to correlate the reference service with the concept of information mediation, fundamental in library activities, and with the Librarianship Laws, established by Ranganathan. The investigation explores and describes definitions, contextualizing the reference service as the representative element of mediation and correlating it with Ranganathian laws. The study is characterized as descriptive and qualitative, supported by a theoretical-conceptual investigation, conducted by content analysis. The results reveal that the reference service establishes close relationships both with the concept of mediation and with the Librarianship Laws, whose characteristics are: assistance provided in the search for information, interaction with the user, personal assistance, guidance, supply of information sources and user training. It is concluded that the reference service is based on principles that strengthen it, which justifies the value it has assumed for institutions, as it enables access, use and appropriation of information for the production of knowledge by society.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOTendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da InformaçãoCiência da InformaçãoBibliotecas - Serviço de referenciaRanganathan, S. R. (Shiyali Ramamrita), 1892-1972Mediação da informaçãoServiço de ReferênciaLeis da BiblioteconomiaRanganathanAproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de RanganathanApproaches between referral service, mediation and the laws of Ranganathaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/558Jorge Santa AnnaCélia da Consolação DiasBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculanapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan.pdfAproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan.pdfapplication/pdf496556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54364/2/Aproxima%c3%a7%c3%b5es%20entre%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia%2c%20media%c3%a7%c3%a3o%20e%20as%20leis%20de%20Ranganathan.pdf4164ea1f3362bcea18bd214f45834addMD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54364/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/543642023-06-01 19:19:56.477oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-01T22:19:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Approaches between referral service, mediation and the laws of Ranganathan
title Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
spellingShingle Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
Jorge Santa Anna
Mediação da informação
Serviço de Referência
Leis da Biblioteconomia
Ranganathan
Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
Ranganathan, S. R. (Shiyali Ramamrita), 1892-1972
title_short Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
title_full Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
title_fullStr Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
title_full_unstemmed Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
title_sort Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan
author Jorge Santa Anna
author_facet Jorge Santa Anna
Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author_role author
author2 Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Santa Anna
Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da informação
Serviço de Referência
Leis da Biblioteconomia
Ranganathan
topic Mediação da informação
Serviço de Referência
Leis da Biblioteconomia
Ranganathan
Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
Ranganathan, S. R. (Shiyali Ramamrita), 1892-1972
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
Ranganathan, S. R. (Shiyali Ramamrita), 1892-1972
description O Serviço de Referência é um tema bastante investigado na literatura especializada de Biblioteconomia, cujos estudos contemplam abordagens diferenciadas, tanto com viés teórico quanto empírico. A maioria dos estudos parte de uma análise prática, considerando as experiências de trabalho e os procedimentos aplicados para avaliar o serviço, os seus recursos, sua utilização e a satisfação do usuário. A escassez de estudos profundos que apresentem as bases ou princípios que fundamentam esse serviço, com a intenção de propor o seu gerenciamento constitui uma lacuna ainda não totalmente resolvida pela literatura. O objetivo deste estudo é correlacionar o serviço de referência com o conceito de mediação da informação, conceito esse basilar nas atividades biblioteconômicas, e com as Leis da Biblioteconomia, estabelecidas por Ranganathan. A investigação explora e descreve definições, contextualizando o serviço de referência como o elemento representativo da mediação e correlacionando-o com as leis ranganathianas. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação teórico-conceitual, conduzida pela análise de conteúdo. Os resultados revelam que o serviço de referência estabelece relações estreitas tanto com o conceito de mediação quanto com as Leis da Biblioteconomia, cujas características são: auxílio prestado nas buscas por informação, interação com o usuário, assistência pessoal, orientação, oferta de fontes de informação e capacitação de usuários. Conclui-se que o serviço de referência está embasado em princípios que o fortalecem, o que justifica o valor que tem assumido para as instituições, pois possibilita o acesso, o uso e a apropriação da informação para a produção do conhecimento pela sociedade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T22:13:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-01T22:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54364
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 19835116
identifier_str_mv 19835116
url http://hdl.handle.net/1843/54364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54364/2/Aproxima%c3%a7%c3%b5es%20entre%20servi%c3%a7o%20de%20refer%c3%aancia%2c%20media%c3%a7%c3%a3o%20e%20as%20leis%20de%20Ranganathan.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54364/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4164ea1f3362bcea18bd214f45834add
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971430817660928