Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
Resumo: Neste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada.
id UFMG_623046cb29057309bdea6af63e564bd4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJFXL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Cristina Ribeiro Vaz RezendeVanessa Aparecida da Silva2019-08-14T21:38:23Z2019-08-14T21:38:23Z2013-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXLNeste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFotossíntese  Estudo e ensinoCiência  Estudo e ensinoPlanejamentoAula investigativaFotossínteseEnsino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e propostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_revisada.pdfapplication/pdf1934524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFXL/1/monografia_revisada.pdf7682fdd09addb01feb89f9780e687dbfMD51TEXTmonografia_revisada.pdf.txtmonografia_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain83297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFXL/2/monografia_revisada.pdf.txt4eff608b735abd2218ad75018fce349aMD521843/BUOS-9AJFXL2019-11-14 16:19:47.874oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJFXLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:19:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
title Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
spellingShingle Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
Vanessa Aparecida da Silva
Planejamento
Aula investigativa
Fotossíntese
Educação
Fotossíntese  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
title_short Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
title_full Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
title_fullStr Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
title_full_unstemmed Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
title_sort Ensino de fotossíntese numa de 5º ano do ensino fundamental: diagnóstico, análise e proposta
author Vanessa Aparecida da Silva
author_facet Vanessa Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Aparecida da Silva
contributor_str_mv Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Aula investigativa
Fotossíntese
topic Planejamento
Aula investigativa
Fotossíntese
Educação
Fotossíntese  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Fotossíntese  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
description Neste trabalho de pesquisa, buscou-se investigar a prática pedagógica de uma professora em suas aulas de Ciências, durante a construção do conceito científico do processo da fotossíntese, numa turma de 5º ano Ensino Fundamental da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, propor uma atividade investigativa para o tema fotossíntese. A pesquisa é de natureza qualitativa e discute as estratégias de ensino usadas pela professora com relação à LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e às Matrizes Curriculares de Betim. As aulas de Ciências que abordavam o tema fotossíntese foram acompanhadas, gravadas em áudio e vídeo e uma entrevista semiestruturada foi realizada com a professora pesquisada. Os resultados indicam que a professora não faz planejamentos diários ou mensais o que, possivelmente, contribui para a dificuldade em desenvolver atividades investigativas evoluindo para a dificuldade de aprendizagem de conceitos científicos da turma de alunos observada.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T21:38:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T21:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJFXL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFXL/1/monografia_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJFXL/2/monografia_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7682fdd09addb01feb89f9780e687dbf
4eff608b735abd2218ad75018fce349a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589160993292288