Atividade investigativa: uma proposta para o ensino-aprendizagem da fotossíntese
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK3Z |
Resumo: | No ensino-aprendizagem da fotossíntese são importantes estratégias que possibilitem aos alunos o conhecimento significativo do conteúdo. Uma das alternativas para diferenciar as aulas são as atividades investigativas, que favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades como: observação, reflexão, astúcia, ação e flexibilidade; além de envolvê-los com o saber científico. Sendo assim, a pesquisa buscou avaliar a importância em associar atividades investigativas ao ensino-aprendizagem da fotossíntese. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, participaram deste estudo 30 alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de base quanti-qualitativa. Para análise dos dados foi realizado pré-teste, observação, anotações e pós-teste. Os resultados do pré-teste apontaram que os estudantes não possuem muito interesse pelo conteúdo de fotossíntese e não o compreendem bem. Na busca de possíveis soluções para esta problemática foram aplicadas aos alunos atividades investigativas para tentar estimular o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo. Durante a aplicação das atividades, observou-se que os alunos demostraram maior interesse e curiosidade pelo conteúdo. Os resultados do estudo além de demonstrar a contribuição das atividades investigativas no ensino-aprendizagem da fotossíntese também evidenciaram as concepções errôneas dos estudantes sobre o tema. Por exemplo, a maioria dos estudantes antes da aplicação das atividades investigativas considerava a fotossíntese como a respiração das plantas. Com a aplicação do pós-teste pode-se constatar que houve melhor compreensão do conteúdo abordado. Conclui-se que a utilização de atividades investigativas no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese constitui uma boa ferramenta para aprimorar a compreensão dos alunos sobre o tema. Apresenta-se também atividades investigativas sobre o tema de forma a propiciar ao professor um material de apoio e consulta. |
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Lucia Maria Porto de PaulaKarine Grazielle Silva dos Santos2019-08-14T21:39:39Z2019-08-14T21:39:39Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJK3ZNo ensino-aprendizagem da fotossíntese são importantes estratégias que possibilitem aos alunos o conhecimento significativo do conteúdo. Uma das alternativas para diferenciar as aulas são as atividades investigativas, que favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades como: observação, reflexão, astúcia, ação e flexibilidade; além de envolvê-los com o saber científico. Sendo assim, a pesquisa buscou avaliar a importância em associar atividades investigativas ao ensino-aprendizagem da fotossíntese. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, participaram deste estudo 30 alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de base quanti-qualitativa. Para análise dos dados foi realizado pré-teste, observação, anotações e pós-teste. Os resultados do pré-teste apontaram que os estudantes não possuem muito interesse pelo conteúdo de fotossíntese e não o compreendem bem. Na busca de possíveis soluções para esta problemática foram aplicadas aos alunos atividades investigativas para tentar estimular o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo. Durante a aplicação das atividades, observou-se que os alunos demostraram maior interesse e curiosidade pelo conteúdo. Os resultados do estudo além de demonstrar a contribuição das atividades investigativas no ensino-aprendizagem da fotossíntese também evidenciaram as concepções errôneas dos estudantes sobre o tema. Por exemplo, a maioria dos estudantes antes da aplicação das atividades investigativas considerava a fotossíntese como a respiração das plantas. Com a aplicação do pós-teste pode-se constatar que houve melhor compreensão do conteúdo abordado. Conclui-se que a utilização de atividades investigativas no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese constitui uma boa ferramenta para aprimorar a compreensão dos alunos sobre o tema. Apresenta-se também atividades investigativas sobre o tema de forma a propiciar ao professor um material de apoio e consulta.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiência Estudo e ensinoFotossínteseEnsino de ciências por investigaçãoEnsino-aprendizagem da fotossínteseAtividade investigativa: uma proposta para o ensino-aprendizagem da fotossínteseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdfapplication/pdf730998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJK3Z/1/monografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdfd87e59c9ce9c89859e1a85def92bc6deMD51TEXTmonografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdf.txtmonografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdf.txtExtracted texttext/plain92514https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJK3Z/2/monografia___uma_proposta_para_o_ensino_aprendizagem_da_fotoss_ntese______karine_grazielle.pdf.txt1792b5153170f59caf513bec05ddc9e6MD521843/BUOS-9AJK3Z2019-11-14 16:21:35.869oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJK3ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:21:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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