Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA8NUQ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo debater qual conceito de avaliação subjas nas praticas e nos discursos da comunidade escolar Rita Maria da Silva, da rede de Berlim. Tendo os presupostos da gestão democráticas como beliza, este estudo parte dos conceitos de avaliação em três instâncias- do sistema institucional e de aprendizagem- buscando enquadrfar os meritos e problemas dessas instancias no Brasil e na escola em questão. constatando que a avaliação de processo, voltando ao planejamento, não está ainda consolidada, propôe- se algumas açôes positivas visando instituir a avaliação democratica, contextualizada e com objetivo claro, própias á formação cidadã e á educação emancipatória. |
id |
UFMG_633cc6cac0937ff9c32fedb1ccc8bae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AA8NUQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Michele Virgínia de Andrade FeitalMaria Angelica Araujo RibeiroMarcelo de Oliveira Marangoni2019-08-13T01:07:28Z2019-08-13T01:07:28Z2015-11-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA8NUQO presente trabalho tem por objetivo debater qual conceito de avaliação subjas nas praticas e nos discursos da comunidade escolar Rita Maria da Silva, da rede de Berlim. Tendo os presupostos da gestão democráticas como beliza, este estudo parte dos conceitos de avaliação em três instâncias- do sistema institucional e de aprendizagem- buscando enquadrfar os meritos e problemas dessas instancias no Brasil e na escola em questão. constatando que a avaliação de processo, voltando ao planejamento, não está ainda consolidada, propôe- se algumas açôes positivas visando instituir a avaliação democratica, contextualizada e com objetivo claro, própias á formação cidadã e á educação emancipatória.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalEducação emancipatóriaGestão democráticaAnálise crítica: a avaliação na escola Rita Mariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcelomarangoni_tcc_versao_final.pdfapplication/pdf248504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA8NUQ/1/marcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf5b34ef45b0e28ee901925ea79e08cdceMD51TEXTmarcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf.txtmarcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain71715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA8NUQ/2/marcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf.txta24a056b36572a8235bbad6fc9e8aa99MD521843/BUOS-AA8NUQ2019-11-14 20:34:59.551oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AA8NUQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:34:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
title |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
spellingShingle |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria Marcelo de Oliveira Marangoni Educação emancipatória Gestão democrática Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
title_full |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
title_fullStr |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
title_full_unstemmed |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
title_sort |
Análise crítica: a avaliação na escola Rita Maria |
author |
Marcelo de Oliveira Marangoni |
author_facet |
Marcelo de Oliveira Marangoni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Michele Virgínia de Andrade Feital |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Angelica Araujo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo de Oliveira Marangoni |
contributor_str_mv |
Michele Virgínia de Andrade Feital Maria Angelica Araujo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação emancipatória Gestão democrática |
topic |
Educação emancipatória Gestão democrática Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho tem por objetivo debater qual conceito de avaliação subjas nas praticas e nos discursos da comunidade escolar Rita Maria da Silva, da rede de Berlim. Tendo os presupostos da gestão democráticas como beliza, este estudo parte dos conceitos de avaliação em três instâncias- do sistema institucional e de aprendizagem- buscando enquadrfar os meritos e problemas dessas instancias no Brasil e na escola em questão. constatando que a avaliação de processo, voltando ao planejamento, não está ainda consolidada, propôe- se algumas açôes positivas visando instituir a avaliação democratica, contextualizada e com objetivo claro, própias á formação cidadã e á educação emancipatória. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T01:07:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T01:07:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA8NUQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA8NUQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA8NUQ/1/marcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA8NUQ/2/marcelomarangoni_tcc_versao_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b34ef45b0e28ee901925ea79e08cdce a24a056b36572a8235bbad6fc9e8aa99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589261934460928 |