Eles amam viajar: um estudo sobre os turistas Wanderlust, utilizando Grounded Theory e modelo 3M de motivação e personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele de Araujo Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5AH5Q
Resumo: O turismo vem se consolidando como uma das atividades econômicas mais importantes da atualidade, com previsão de crescimento para atingir patamares cada vez mais elevados (UNWTO, 2013; DIAS; CASSAR, 2005; SWARBROOKE; HORNER, 2002). Associado às mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais, que vêm permitindo o crescimento da demanda turística, parece haver um fenômeno de intensificação das expectativas dos viajantes, remetendo a uma forte e contínua tendência afetiva/cognitiva de envolvimento ativo e passivo com viagens. Esse desejo intenso de viajar, conhecido em alemão como wanderlust, é o foco deste trabalho. Buscando investigar características inerentes à tipologia de turistas wanderlust a partir da exploração da relação entre personalidade, motivação e comportamento, este estudo foi realizado em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa, compreendeu a realização de entrevistas em profundidade com 16 viajantes. A segunda, de natureza quantitativa, compreendeu a aplicação de um survey suportado pelo Modelo 3M de Motivação e Personalidade (MOWEN, 2000). A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio das técnicas de Grounded Theory e Análise de Conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados com base na Modelagem de Equações Estruturais, por meio da técnica Partial Least Squares (PLS), utilizando a estratégia de desenvolvimento de modelos (HAIR et al., 2009). As duas fases foram interligadas, sendo que os resultados da fase qualitativa contribuíram fortemente para o desenvolvimento da fase quantitativa. Na fase qualitativa, foi elaborado um esquema com os principais elementos que compõem o universo dos wanderlusters: a) Elementos que formam os wanderlusters; b) Elementos que motivam os wanderlusters: c) Comportamentos recorrentes dos wanderlusters; e d) Atividades alternativas às viagens praticadas pelos wanderlusters. Na fase qualitativa, os elementos que motivam os wanderlusters foram agregados a alguns traços de personalidade do Modelo 3M e, assim, na fase quantitativa, foram testadas seis combinações de modelo diferentes. O modelo final escolhido apresentou um misto de construtos formativos e reflexivos e os motivos identificados na fase qualitativa foram divididos entre push/antecedentes de wanderlust busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, busca por autenticidade e liberdade e quebrar a rotina e fugir da realidade ; e pull/consequentes de wanderlust vivenciar a diversidade cultural, vivenciar aventuras e desafios, buscar novidades e ter histórias para contar. Esses últimos também foram antecedentes do construto viajante frequente. A pesquisa mostrou que o turista wanderlust é, antes de tudo, um turista e que seus anseios e motivações não se diferem muito das motivações já levantadas sobre o comportamento do consumidor no turismo. Embora várias das motivações identificadas na fase qualitativa já tenham sido retratadas por outros estudos, esta pesquisa permitiu a realização de um recorte com foco nas motivações e nos traços de personalidade mais diretamente relacionados aos wanderlusters. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar o traço de personalidade romantismo como o traço que melhor se mostrou preditor de wanderlust e necessidade de diversão como o melhor preditor de viajante frequente. Ainda, vivenciar aventuras e desafios foi o motivo superficial que recebeu maior impacto de wanderlust e forneceu o maior impacto em viajante frequente. Já wanderlust demonstrou apresentar uma grande relação com os motivos superficiais: buscar novidade, vivenciar aventuras e desafios, vivenciar a diversidade cultural e ter histórias para contar. Entretanto, autoeficácia não foi um bom traço composto para avaliar o comportamento dos wanderlusters. Do ponto de vista da academia, a pesquisa colabora com o desenvolvimento do modelo 3M ao investigar um comportamento ainda não explorado e ao propor a adição dos motivos push e pull em níveis diferentes do modelo. Ainda, a pesquisa inova ao realizar a avaliação do modelo 3M utilizando Partial Least Squares e a avaliação comparativa entre diferentes operacionalizações dos construtos como reflexivos e ou formativos.
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Buscando investigar características inerentes à tipologia de turistas wanderlust a partir da exploração da relação entre personalidade, motivação e comportamento, este estudo foi realizado em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa, compreendeu a realização de entrevistas em profundidade com 16 viajantes. A segunda, de natureza quantitativa, compreendeu a aplicação de um survey suportado pelo Modelo 3M de Motivação e Personalidade (MOWEN, 2000). A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio das técnicas de Grounded Theory e Análise de Conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados com base na Modelagem de Equações Estruturais, por meio da técnica Partial Least Squares (PLS), utilizando a estratégia de desenvolvimento de modelos (HAIR et al., 2009). As duas fases foram interligadas, sendo que os resultados da fase qualitativa contribuíram fortemente para o desenvolvimento da fase quantitativa. Na fase qualitativa, foi elaborado um esquema com os principais elementos que compõem o universo dos wanderlusters: a) Elementos que formam os wanderlusters; b) Elementos que motivam os wanderlusters: c) Comportamentos recorrentes dos wanderlusters; e d) Atividades alternativas às viagens praticadas pelos wanderlusters. Na fase qualitativa, os elementos que motivam os wanderlusters foram agregados a alguns traços de personalidade do Modelo 3M e, assim, na fase quantitativa, foram testadas seis combinações de modelo diferentes. O modelo final escolhido apresentou um misto de construtos formativos e reflexivos e os motivos identificados na fase qualitativa foram divididos entre push/antecedentes de wanderlust busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, busca por autenticidade e liberdade e quebrar a rotina e fugir da realidade ; e pull/consequentes de wanderlust vivenciar a diversidade cultural, vivenciar aventuras e desafios, buscar novidades e ter histórias para contar. Esses últimos também foram antecedentes do construto viajante frequente. A pesquisa mostrou que o turista wanderlust é, antes de tudo, um turista e que seus anseios e motivações não se diferem muito das motivações já levantadas sobre o comportamento do consumidor no turismo. Embora várias das motivações identificadas na fase qualitativa já tenham sido retratadas por outros estudos, esta pesquisa permitiu a realização de um recorte com foco nas motivações e nos traços de personalidade mais diretamente relacionados aos wanderlusters. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar o traço de personalidade romantismo como o traço que melhor se mostrou preditor de wanderlust e necessidade de diversão como o melhor preditor de viajante frequente. Ainda, vivenciar aventuras e desafios foi o motivo superficial que recebeu maior impacto de wanderlust e forneceu o maior impacto em viajante frequente. Já wanderlust demonstrou apresentar uma grande relação com os motivos superficiais: buscar novidade, vivenciar aventuras e desafios, vivenciar a diversidade cultural e ter histórias para contar. Entretanto, autoeficácia não foi um bom traço composto para avaliar o comportamento dos wanderlusters. Do ponto de vista da academia, a pesquisa colabora com o desenvolvimento do modelo 3M ao investigar um comportamento ainda não explorado e ao propor a adição dos motivos push e pull em níveis diferentes do modelo. Ainda, a pesquisa inova ao realizar a avaliação do modelo 3M utilizando Partial Least Squares e a avaliação comparativa entre diferentes operacionalizações dos construtos como reflexivos e ou formativos.Tourism has been consolidated as one of the most important economic activities of today, with growth forecast to reach ever higher levels (UNWTO, 2013; DIAS; CASSAR, 2005; Swarbrooke; HORNER, 2002). Associated with economic, social, political and cultural changes that have allowed the growth of tourism demand, seems to be a phenomenon related to the intensification of travellersexpectations, referring to a strong and continuing affective and cognitive trend of active and passive involvement with travel. This intense desire to travel, known in German as wanderlust, is the focus of this work. Seeking to investigate characteristics inherent to the tourists wanderlust typology from the exploration of the relationship between personality, motivation and behavior, this study was conducted in two stages. The first, qualitative, was conducted through in-depth interviews with 16 travelers. The second, quantitative, was realized through the application of a survey supported by 3M Model of Motivation and Personality (Mowen, 2000). The qualitative data analysis was performed using Grounded Theory and Content Analysis techniques. Quantitative data were analyzed based on structural equation modeling, through the Partial Least Squares (PLS) technique, using the strategy of models development (Hair et al., 2009). The two phases were joined, and the results of the qualitative phase strongly contributed to the development of quantitative phase. In the qualitative phase, a scheme was developed with the main elements that make up the universe of wanderlusters: a) elements that form the wanderlusters; b) elements that motivate wanderlusters; c) recurring behaviors of wanderlusters; d) alternative activities to travel practiced by wanderlusters. In the qualitative phase, elements that motivate wanderlusters were added to some personality traits of the 3M Model and thus, at the quantitative phase, six different model combinations were tested. The final chosen model presented a mix of formative and reflective constructs and the motives identified in the qualitative phase were divided between push/antecedents of wanderlust - search for self-knowledge and personal development, search for authenticity and freedom and break the routine and escape from reality -; and pull/consequents of wanderlust - experience the cultural diversity, experience adventures and challenges, living news and have stories to tell. The latter were also antecedentes of frequent traveler construct. Research has shown that the wanderlust tourist is, first of all, a tourist and that their desires and motivations do not differ much from motivations already raised about consumer behavior in tourism. Although several of the motivations identified in the qualitative phase have already been portrayed by other studies, this research allowed for a cut focusing on the motivations and personality traits more directly related to wanderlusters. Among the findings, we can highlight the trace of romanticism as the personality trait that best showed wanderlust prediction and need for fun as the best predictor of frequent traveler. Still, experience adventures and challenges was the superficial motive that received the greatest impact of wanderlust and provided the biggest impact on frequent traveler. Wanderlust already shown to have a great relationship with the superficial motives: seek novelty, experience adventures and challenges, experience the cultural diversity and have stories to tell. However, self-efficacy was not a good trait compound to evaluate the behavior of wanderlusters. For the academy, the research contributes to the development of 3M model once it investigate an untapped behavior and proposing the addition of the reasons push and pull at different levels of the model. Still, this research brings a innovation by performing the 3M Model evaluation using Partial Least Squares and realizing a comparative analysis between reflective and formative ways of constructs operationalization.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTurismoComportamento do consumidorComportamento do turistaWanderlustModelagem de equações estruturaisTurismoPartial Least Squares (PLS)Modelo 3M de personalidade e motivaçãoGrounded TheoryEles amam viajar: um estudo sobre os turistas Wanderlust, utilizando Grounded Theory e modelo 3M de motivação e personalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_finalissima_giselearaujo__1_.pdfapplication/pdf4448749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AH5Q/1/dissertacao_finalissima_giselearaujo__1_.pdf3463fc117317b4f2e7d4e14f9ebe90e4MD51TEXTdissertacao_finalissima_giselearaujo__1_.pdf.txtdissertacao_finalissima_giselearaujo__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain546278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A5AH5Q/2/dissertacao_finalissima_giselearaujo__1_.pdf.txt9442af1e74122cb859cfa175997af478MD521843/BUBD-A5AH5Q2019-11-14 12:05:36.069oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A5AH5QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:05:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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