Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Catarina Augusto Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23353
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_17417873373ac4641f7f66cfbaf53fae
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistasTurismo ruralAutenticidade existencialMotivações turísticasIntenções comportamentaisModelo de Equações EstruturaisPLS (Partial Least Squares)Rural tourismExistential authenticityRural motivationsBehavioural intentionsStructural Equations Estimation ModelMestrado Bolonha em MarketingO desafio é desenvolver estratégias que criem perceções positivas aos turistas, induzindo estímulos para revisitar e recomendar destinos turísticos rurais, contribuindo para a sustentabilidade do mundo rural, para a estabilidade e bem-estar pessoal das comunidades de receção e dos turistas e para a maior coesão territorial. A realização deste desafio alcança-se pela valorização da autenticidade dos destinos rurais. O objetivo da presente dissertação consiste em desenvolver um modelo explicativo da influência da autenticidade existencial nas intenções comportamentais, sendo a autenticidade proposta como um construto mediador na relação entre motivações turísticas rurais e intenções comportamentais. Esta dissertação teve uma abordagem quantitativa, com base na aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência de 399 inquiridos. De acordo com os objetivos propostos, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais com estimação PLS (Partial Least Squares) e foi possível confirmar a importância da autenticidade existencial nas intenções em revisitar e recomendar destinos rurais. Concluiu-se, à posteriori, que a autenticidade existencial desempenha um papel mediador entre motivações turísticas e intenções, mas apenas se aplica aos turistas que são motivados pela busca do relaxamento e da aprendizagem.The proposed challenge is to develop strategies which create positive impressions in tourists, inducing stimuli so that they may wish to return to touristic rural destinations, as well as recommend them. This will contribute to the sustainability of the rural world, to its stability, and to the personal wellbeing of its hosting communities, which in turn uplifts tourist experience and territorial cohesion. This challenge may be approached by giving increased emphasis to the authenticity of rural destinations. The objective of this dissertation consists in developing a model that explains the influence of existential authenticity in behavioural intentions, considering that authenticity can be defined as a mediating construct in the relationship between rural touristic motivations and behavioural intentions. This dissertation sought a quantitative approach, based on the application of a survey, or questionnaire, to a non-probabilistic sample of 399 respondents. In accordance with the proposed objectives, a Structural Equations estimation Model with the PLS (Partial Least Squares) approach was used, and it was possible to confirm the importance of existential authenticity in the intentions of revisiting and recommending rural destinations. It was concluded, a posteriori, that existential authenticity portrays a mediating role between touristic motivations and intentions, but only in tourists who are motivated by the desire for relaxation and learning.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaVieira, Catarina Augusto Pires2022-02-01T15:29:07Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23353porVieira, Catarina Augusto Pires (2021). “Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:36.502914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
title Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
spellingShingle Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
Vieira, Catarina Augusto Pires
Turismo rural
Autenticidade existencial
Motivações turísticas
Intenções comportamentais
Modelo de Equações Estruturais
PLS (Partial Least Squares)
Rural tourism
Existential authenticity
Rural motivations
Behavioural intentions
Structural Equations Estimation Model
title_short Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
title_full Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
title_fullStr Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
title_full_unstemmed Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
title_sort Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas
author Vieira, Catarina Augusto Pires
author_facet Vieira, Catarina Augusto Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Catarina Augusto Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo rural
Autenticidade existencial
Motivações turísticas
Intenções comportamentais
Modelo de Equações Estruturais
PLS (Partial Least Squares)
Rural tourism
Existential authenticity
Rural motivations
Behavioural intentions
Structural Equations Estimation Model
topic Turismo rural
Autenticidade existencial
Motivações turísticas
Intenções comportamentais
Modelo de Equações Estruturais
PLS (Partial Least Squares)
Rural tourism
Existential authenticity
Rural motivations
Behavioural intentions
Structural Equations Estimation Model
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-02-01T15:29:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23353
url http://hdl.handle.net/10400.5/23353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Catarina Augusto Pires (2021). “Motivações rurais, autenticidade e intenções comportamentais dos turistas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131170006368256