Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N |
Resumo: | Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte |
id |
UFMG_635a8a12070da098ff5fd59bd9f1de0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK9N |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ronaldo MarcheziniGlaucia Mara Carneiro Maciel2019-08-12T09:17:12Z2019-08-12T09:17:12Z2010-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9NCom base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo HorizonteBased on the Theory of Meaning ful Learning of Ausubel, which prioritizes the cognitive learning, the main objectiveof this studyis whether the teaching of physics in high school becomes more significant when introducing CTSA throughinter disciplinary courses with Biology and Chemistry and the mesthat were place don the environment: Recyclingand Energy. It is believed that it isa way to motivate students to construct their learning, and facilitate achange inattitude and demeanor thaten courages the exercise of the ircitizenship andtheir awareness of the environment. In this studywe used the methodo faction research with a qualitative approach in a class of 3 rd year of high school in a municipal school of Belo HorizonteUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEletricidade Estudo e ensino Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Física Estudo e ensino Energia elétrica Estudo e ensino CTSAEnergia ElétricaInterdisciplinaridadeEnsino de FísicaReciclagemFísica, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdfapplication/pdf570887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/1/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf32132aa5f39e9d46a24a05300a82420dMD51TEXTmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtExtracted texttext/plain78935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/2/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtba9d27ece3cde91b5d1558d6ed8f5ca3MD521843/BUBD-9AUK9N2019-11-14 15:52:08.323oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK9NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:52:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
title |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
spellingShingle |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica Glaucia Mara Carneiro Maciel CTSA Energia Elétrica Interdisciplinaridade Ensino de Física Reciclagem Eletricidade Estudo e ensino Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Física Estudo e ensino Energia elétrica Estudo e ensino |
title_short |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
title_full |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
title_fullStr |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
title_sort |
Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica |
author |
Glaucia Mara Carneiro Maciel |
author_facet |
Glaucia Mara Carneiro Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ronaldo Marchezini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glaucia Mara Carneiro Maciel |
contributor_str_mv |
Ronaldo Marchezini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTSA Energia Elétrica Interdisciplinaridade Ensino de Física Reciclagem |
topic |
CTSA Energia Elétrica Interdisciplinaridade Ensino de Física Reciclagem Eletricidade Estudo e ensino Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Física Estudo e ensino Energia elétrica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Eletricidade Estudo e ensino Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc) Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino Física Estudo e ensino Energia elétrica Estudo e ensino |
description |
Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T09:17:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T09:17:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/1/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/2/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32132aa5f39e9d46a24a05300a82420d ba9d27ece3cde91b5d1558d6ed8f5ca3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589447356252160 |