Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaucia Mara Carneiro Maciel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Resumo: Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte
id UFMG_635a8a12070da098ff5fd59bd9f1de0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK9N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ronaldo MarcheziniGlaucia Mara Carneiro Maciel2019-08-12T09:17:12Z2019-08-12T09:17:12Z2010-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9NCom base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo HorizonteBased on the Theory of Meaning ful Learning of Ausubel, which prioritizes the cognitive learning, the main objectiveof this studyis whether the teaching of physics in high school becomes more significant when introducing CTSA throughinter disciplinary courses with Biology and Chemistry and the mesthat were place don the environment: Recyclingand Energy. It is believed that it isa way to motivate students to construct their learning, and facilitate achange inattitude and demeanor thaten courages the exercise of the ircitizenship andtheir awareness of the environment. In this studywe used the methodo faction research with a qualitative approach in a class of 3 rd year of high school in a municipal school of Belo HorizonteUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEletricidade Estudo e ensino  Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  Física Estudo e ensino  Energia elétrica  Estudo e ensino  CTSAEnergia ElétricaInterdisciplinaridadeEnsino de FísicaReciclagemFísica, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdfapplication/pdf570887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/1/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf32132aa5f39e9d46a24a05300a82420dMD51TEXTmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtmonografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtExtracted texttext/plain78935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/2/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txtba9d27ece3cde91b5d1558d6ed8f5ca3MD521843/BUBD-9AUK9N2019-11-14 15:52:08.323oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AUK9NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:52:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
title Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
spellingShingle Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
Glaucia Mara Carneiro Maciel
CTSA
Energia Elétrica
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Reciclagem
Eletricidade Estudo e ensino  
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  
Física Estudo e ensino  
Energia elétrica  Estudo e ensino  
title_short Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
title_full Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
title_fullStr Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
title_full_unstemmed Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
title_sort Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
author Glaucia Mara Carneiro Maciel
author_facet Glaucia Mara Carneiro Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ronaldo Marchezini
dc.contributor.author.fl_str_mv Glaucia Mara Carneiro Maciel
contributor_str_mv Ronaldo Marchezini
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Energia Elétrica
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Reciclagem
topic CTSA
Energia Elétrica
Interdisciplinaridade
Ensino de Física
Reciclagem
Eletricidade Estudo e ensino  
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  
Física Estudo e ensino  
Energia elétrica  Estudo e ensino  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Eletricidade Estudo e ensino  
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  
Física Estudo e ensino  
Energia elétrica  Estudo e ensino  
description Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T09:17:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T09:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/1/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AUK9N/2/monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 32132aa5f39e9d46a24a05300a82420d
ba9d27ece3cde91b5d1558d6ed8f5ca3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589447356252160