O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Batista Faria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ
Resumo: Esta tese é fruto de uma pesquisa narrativa de abordagem autobiográfica e biográfica em educação que objetiva investigar narrativamente como se formam os sujeitos participantes do Projeto Imersão Docente do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, dediquei-me a indagar, reconstruir e interpretar suas experiências de formação nesse projeto. O Projeto Imersão Docente vem sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e sua concepção inicial parte de uma ideia de residência pedagógica cujo objetivo é propiciar a formação de futuros professores (estudantes das distintas licenciaturas da UFMG) por meio de sua imersão no contexto de uma escola de ensino fundamental da universidade, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da mesma e que são orientadas por professores atuantes na instituição. Os sujeitos em imersão docente cujas experiências de formação são reconstruídas narrativamente pela pesquisa são um licenciando e uma licencianda participantes desse projeto, bem como uma professora do CP que o investiga, daí as dimensões biográfica e autobiográfica da pesquisa, respectivamente. Em sua abordagem autobiográfica, a tese narra uma história-dehistórias que entrelaça vida pessoal, profissional e acadêmica, explorando núcleos de sentidos como o naufrágio, o baile e a narrativa da pesquisa. Em sua abordagem biográfica, a tese narra duas histórias-de-histórias que entrelaçam vivências do Projeto Imersão Docente a outros tempos e espaços de formação do licenciando e da licencianda, explorando núcleos de sentidos como as relações de intimidade com os educandos, a construção de trilhas da docência e o abraço à Faculdade de Educação. A produção dos relatos de experiência de formação se realiza por meio de um tipo de análise narrativa que conjuga a indagação e a reflexão pedagógicas dos mundos escolar e acadêmico ao trabalho hermenêutico de indagação e interpretação dos núcleos de sentidos da experiência, tomando por referência as vivências da pesquisadora em processos de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. A tese também ensaia uma forma de análise narrativa que visa contribuir para que sejam nomeadas, potencializadas e colocadas em debate público possíveis dimensões formativas do Projeto Imersão Docente
id UFMG_64ece0eb131e73b46aae3d6919e68441
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA8PTQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Julio Emilio Diniz PereiraDaniel Hugo SuárezDaniel Hugo SuárezMagali Aparecida SilvestreInês Ferreira de Souza BragançaRosane Cassia Santos e CamposInes Assuncao de Castro TeixeiraJuliana Batista Faria2019-08-10T06:25:33Z2019-08-10T06:25:33Z2018-04-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQEsta tese é fruto de uma pesquisa narrativa de abordagem autobiográfica e biográfica em educação que objetiva investigar narrativamente como se formam os sujeitos participantes do Projeto Imersão Docente do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, dediquei-me a indagar, reconstruir e interpretar suas experiências de formação nesse projeto. O Projeto Imersão Docente vem sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e sua concepção inicial parte de uma ideia de residência pedagógica cujo objetivo é propiciar a formação de futuros professores (estudantes das distintas licenciaturas da UFMG) por meio de sua imersão no contexto de uma escola de ensino fundamental da universidade, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da mesma e que são orientadas por professores atuantes na instituição. Os sujeitos em imersão docente cujas experiências de formação são reconstruídas narrativamente pela pesquisa são um licenciando e uma licencianda participantes desse projeto, bem como uma professora do CP que o investiga, daí as dimensões biográfica e autobiográfica da pesquisa, respectivamente. Em sua abordagem autobiográfica, a tese narra uma história-dehistórias que entrelaça vida pessoal, profissional e acadêmica, explorando núcleos de sentidos como o naufrágio, o baile e a narrativa da pesquisa. Em sua abordagem biográfica, a tese narra duas histórias-de-histórias que entrelaçam vivências do Projeto Imersão Docente a outros tempos e espaços de formação do licenciando e da licencianda, explorando núcleos de sentidos como as relações de intimidade com os educandos, a construção de trilhas da docência e o abraço à Faculdade de Educação. A produção dos relatos de experiência de formação se realiza por meio de um tipo de análise narrativa que conjuga a indagação e a reflexão pedagógicas dos mundos escolar e acadêmico ao trabalho hermenêutico de indagação e interpretação dos núcleos de sentidos da experiência, tomando por referência as vivências da pesquisadora em processos de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. A tese também ensaia uma forma de análise narrativa que visa contribuir para que sejam nomeadas, potencializadas e colocadas em debate público possíveis dimensões formativas do Projeto Imersão DocenteLa tesis resulta de una investigación narrativa de enfoque autobiográfico y biográfico en educación que objetiva investigar narrativamente cómo se forman los sujetos participantes en el Proyecto Inmersión Docente del Centro Pedagógico (CP) de la Escuela de Educación Básica y Profesional de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). Para eso, la estrategia fue ndagar, reconstruir e interpretar sus experiencias de formación en ese proyecto. El Proyecto Inmersión Docente se desarrolla desde el año 2011 y su concepción inicial parte de una idea de residencia pedagógica cuyo objetivo es propiciar la formación de futuros profesores (estudiantes de los distintos cursos de grado que forman profesores en la UFMG) a través de su inmersión en el contexto de esa escuela de enseñanza primaria de la universidad, con el ejercicio de actividades integradas a su cotidiano y que son orientadas por profesores que actúan en la institución. Los sujetos en inmersión docente cuyas experiencias de formación son reconstruidas narrativamente en la investigación son un estudiante y una estudiante de grado que participaron en ese proyecto y una profesora del CP que hace la investigación, de ahí las dimensiones biográfica y autobiográfica de la investigación, respectivamente. En su abordaje autobiográfico, la tesis narra una historia-de-historias que entrelaza vida personal, profesional y académica, explorando núcleos de sentidos como el naufragio, el baile y la narrativa de la investigación. En su abordaje biográfico, la tesis narra dos historias-de-historias que entrelaza vivencias del Proyecto Inmersión Docente a otros tiempos y espacios de formación de la estudiante y del estudiante, explorando núcleos de sentidos como las relaciones de intimidad con los alumnos, la construcción de sendas de la docencia e el abrazo a la Facultad de Educación. La producción de los relatos de experiencia de formación se da mediante un tipo de análisis narrativo que conjuga indagación y reflexión pedagógicas de los mundos escolar y académico al trabajo hermenéutico de interpretación de los núcleos de sentidos de la experiencia, teniendo en cuenta las vivencias de la investigadora en procesos de Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas. La tesis también ensaya una forma de análisis narrativo que visa contribuir para que sean nombradas, potencializadas y colocadas en debate público posibles dimensiones formativas del Proyecto Inmersión DocenteUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBiografia em educaçãoProfessores FormaçãoAnálise narrativa do discursoEducaçãoAmbiente de sala de aulaAmbiente escolarResidência pedagógicaAutobiografia em educaçãoPrática de ensinoResidência PedagógicaProjeto Imersão DocenteDocumentação Narrativa de Experiências PedagógicasExperiência de FormaçãoFormação DocenteO naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfaria_2018_tese_finalcompleta.pdfapplication/pdf5677409https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8PTQ/1/faria_2018_tese_finalcompleta.pdf6ccca44ca5ae2048f25fa4d6bd5f8de9MD51TEXTfaria_2018_tese_finalcompleta.pdf.txtfaria_2018_tese_finalcompleta.pdf.txtExtracted texttext/plain1132313https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8PTQ/2/faria_2018_tese_finalcompleta.pdf.txt9e3e8502b276c23f5bb5d4c3d162a395MD521843/BUOS-BA8PTQ2019-11-14 06:40:49.859oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA8PTQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:40:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
title O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
spellingShingle O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
Juliana Batista Faria
Residência Pedagógica
Projeto Imersão Docente
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas
Experiência de Formação
Formação Docente
Biografia em educação
Professores Formação
Análise narrativa do discurso
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Residência pedagógica
Autobiografia em educação
Prática de ensino
title_short O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
title_full O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
title_fullStr O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
title_full_unstemmed O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
title_sort O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
author Juliana Batista Faria
author_facet Juliana Batista Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Daniel Hugo Suárez
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniel Hugo Suárez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magali Aparecida Silvestre
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Inês Ferreira de Souza Bragança
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rosane Cassia Santos e Campos
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Batista Faria
contributor_str_mv Julio Emilio Diniz Pereira
Daniel Hugo Suárez
Daniel Hugo Suárez
Magali Aparecida Silvestre
Inês Ferreira de Souza Bragança
Rosane Cassia Santos e Campos
Ines Assuncao de Castro Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Projeto Imersão Docente
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas
Experiência de Formação
Formação Docente
topic Residência Pedagógica
Projeto Imersão Docente
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas
Experiência de Formação
Formação Docente
Biografia em educação
Professores Formação
Análise narrativa do discurso
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Residência pedagógica
Autobiografia em educação
Prática de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Biografia em educação
Professores Formação
Análise narrativa do discurso
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Residência pedagógica
Autobiografia em educação
Prática de ensino
description Esta tese é fruto de uma pesquisa narrativa de abordagem autobiográfica e biográfica em educação que objetiva investigar narrativamente como se formam os sujeitos participantes do Projeto Imersão Docente do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, dediquei-me a indagar, reconstruir e interpretar suas experiências de formação nesse projeto. O Projeto Imersão Docente vem sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e sua concepção inicial parte de uma ideia de residência pedagógica cujo objetivo é propiciar a formação de futuros professores (estudantes das distintas licenciaturas da UFMG) por meio de sua imersão no contexto de uma escola de ensino fundamental da universidade, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da mesma e que são orientadas por professores atuantes na instituição. Os sujeitos em imersão docente cujas experiências de formação são reconstruídas narrativamente pela pesquisa são um licenciando e uma licencianda participantes desse projeto, bem como uma professora do CP que o investiga, daí as dimensões biográfica e autobiográfica da pesquisa, respectivamente. Em sua abordagem autobiográfica, a tese narra uma história-dehistórias que entrelaça vida pessoal, profissional e acadêmica, explorando núcleos de sentidos como o naufrágio, o baile e a narrativa da pesquisa. Em sua abordagem biográfica, a tese narra duas histórias-de-histórias que entrelaçam vivências do Projeto Imersão Docente a outros tempos e espaços de formação do licenciando e da licencianda, explorando núcleos de sentidos como as relações de intimidade com os educandos, a construção de trilhas da docência e o abraço à Faculdade de Educação. A produção dos relatos de experiência de formação se realiza por meio de um tipo de análise narrativa que conjuga a indagação e a reflexão pedagógicas dos mundos escolar e acadêmico ao trabalho hermenêutico de indagação e interpretação dos núcleos de sentidos da experiência, tomando por referência as vivências da pesquisadora em processos de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. A tese também ensaia uma forma de análise narrativa que visa contribuir para que sejam nomeadas, potencializadas e colocadas em debate público possíveis dimensões formativas do Projeto Imersão Docente
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T06:25:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T06:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8PTQ/1/faria_2018_tese_finalcompleta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA8PTQ/2/faria_2018_tese_finalcompleta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccca44ca5ae2048f25fa4d6bd5f8de9
9e3e8502b276c23f5bb5d4c3d162a395
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589367721099264