DOS BASTIDORES ÀS INTENÇÕES DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FRAGILIDADES E CONSEQUÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Valdilene Zanette
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: GOMES, Marineide de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14386
Resumo: O artigo problematiza Projetos de Lei do Senado Federal (PLS) sobre Residência Pedagógica que antecederam o Programa Residência Pedagógica (Portaria Capes nº 38/2018) para os cursos de Licenciatura no Brasil e objetiva explicitar potencialidades e fragilidades dessas iniciativas legais. Observa-se como potencialidades o estreitamento da unidade teoria e prática pela imersão do estudante em escolas públicas e a parceria entre escola básica e instituições formadoras de professores. Como fragilidades, a demora para aprovação dos PLS e a não integração de políticas públicas (e entre os poderes) dificultam a superação de entraves ainda existentes na formação de professores no país.
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