Educação para todos e proposições para a educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3 |
Resumo: | O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade. |
id |
UFMG_6544a4fc6380fad3ac10b8c156f45761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Katia Lucia Moreira LemosIsabella Isaac Fernandes2019-08-11T07:22:17Z2019-08-11T07:22:17Z2011-04-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação física Estudo e ensinoEducação físicaEducação fisica CurriculosCurrículoDiretrizesParâmetros curriculares nacionaisCurrículo de bases comuns e educação físicaEducação para todos e proposições para a educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdfapplication/pdf114119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/1/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf54023c437f6461f0b89a84fb0ba1d4b6MD51TEXTmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain51047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/2/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txte06085c5ff2b23f5e606e4e34acc6023MD521843/BUBD-9EBLU32019-11-14 07:53:43.535oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
title |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
spellingShingle |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar Isabella Isaac Fernandes Currículo Diretrizes Parâmetros curriculares nacionais Currículo de bases comuns e educação física Educação física Estudo e ensino Educação física Educação fisica Curriculos |
title_short |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
title_full |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
title_fullStr |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
title_sort |
Educação para todos e proposições para a educação física escolar |
author |
Isabella Isaac Fernandes |
author_facet |
Isabella Isaac Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Katia Lucia Moreira Lemos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabella Isaac Fernandes |
contributor_str_mv |
Katia Lucia Moreira Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Diretrizes Parâmetros curriculares nacionais Currículo de bases comuns e educação física |
topic |
Currículo Diretrizes Parâmetros curriculares nacionais Currículo de bases comuns e educação física Educação física Estudo e ensino Educação física Educação fisica Curriculos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física Estudo e ensino Educação física Educação fisica Curriculos |
description |
O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T07:22:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T07:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/1/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/2/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54023c437f6461f0b89a84fb0ba1d4b6 e06085c5ff2b23f5e606e4e34acc6023 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589311646400512 |