Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_6544a4fc6380fad3ac10b8c156f45761
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Katia Lucia Moreira LemosIsabella Isaac Fernandes2019-08-11T07:22:17Z2019-08-11T07:22:17Z2011-04-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação física Estudo e ensinoEducação físicaEducação fisica CurriculosCurrículoDiretrizesParâmetros curriculares nacionaisCurrículo de bases comuns e educação físicaEducação para todos e proposições para a educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdfapplication/pdf114119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/1/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf54023c437f6461f0b89a84fb0ba1d4b6MD51TEXTmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain51047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/2/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txte06085c5ff2b23f5e606e4e34acc6023MD521843/BUBD-9EBLU32019-11-14 07:53:43.535oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547474276581376