Educação para todos e proposições para a educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabella Isaac Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
Resumo: O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.
id UFMG_6544a4fc6380fad3ac10b8c156f45761
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Katia Lucia Moreira LemosIsabella Isaac Fernandes2019-08-11T07:22:17Z2019-08-11T07:22:17Z2011-04-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação física Estudo e ensinoEducação físicaEducação fisica CurriculosCurrículoDiretrizesParâmetros curriculares nacionaisCurrículo de bases comuns e educação físicaEducação para todos e proposições para a educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdfapplication/pdf114119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/1/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf54023c437f6461f0b89a84fb0ba1d4b6MD51TEXTmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtmonografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain51047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/2/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txte06085c5ff2b23f5e606e4e34acc6023MD521843/BUBD-9EBLU32019-11-14 07:53:43.535oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EBLU3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para todos e proposições para a educação física escolar
title Educação para todos e proposições para a educação física escolar
spellingShingle Educação para todos e proposições para a educação física escolar
Isabella Isaac Fernandes
Currículo
Diretrizes
Parâmetros curriculares nacionais
Currículo de bases comuns e educação física
Educação física Estudo e ensino
Educação física
Educação fisica Curriculos
title_short Educação para todos e proposições para a educação física escolar
title_full Educação para todos e proposições para a educação física escolar
title_fullStr Educação para todos e proposições para a educação física escolar
title_full_unstemmed Educação para todos e proposições para a educação física escolar
title_sort Educação para todos e proposições para a educação física escolar
author Isabella Isaac Fernandes
author_facet Isabella Isaac Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Katia Lucia Moreira Lemos
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabella Isaac Fernandes
contributor_str_mv Katia Lucia Moreira Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Diretrizes
Parâmetros curriculares nacionais
Currículo de bases comuns e educação física
topic Currículo
Diretrizes
Parâmetros curriculares nacionais
Currículo de bases comuns e educação física
Educação física Estudo e ensino
Educação física
Educação fisica Curriculos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação física Estudo e ensino
Educação física
Educação fisica Curriculos
description O contexto educacional mundial há muito tempo extrapolou as fronteiras territoriais entre os países que constituem o nosso planeta, no que se refere à globalização dos saberes e conseqüentemente das políticas que orientam a organização curricular nas instituições educativas. Este presente estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre os normativos, Parâmetros Curriculares Nacionais e Conteúdos Básicos Comuns, levando em consideração o decorrer do desenvolvimento da educação para todos, valendo-se das conceituações de currículo, currículos comuns e diretrizes da educação nacional. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre o Currículo e as Diretrizes. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade e especialmente como a Educação Física cumpre papel fundamental na construção da sociedade na atualidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T07:22:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T07:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EBLU3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/1/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EBLU3/2/monografia_isabella_isaac_fernandes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 54023c437f6461f0b89a84fb0ba1d4b6
e06085c5ff2b23f5e606e4e34acc6023
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589311646400512