Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQG4 |
Resumo: | O Presente trabalho foi realizado tendo como base de referências ações realizadas no C.M.E.I Dona Messias no município de São Sebastião do Paraíso/MG, visto que ao realizar os estudos para a análise do Projeto Político Pedagógico pude notar que o maior problema se encontrava nas tomadas de decisão e fortalecimento da autonomia da instituição. Assim na busca de conseguir implantar e fortalecer agestão democrática e autônoma iniciei este trabalho. Para que a direção tenha como colaboradores todos os segmentos daquela comunidade, sobretudo, para que as tomadas de decisões sejam realizadas de forma coletiva podendo assim ter o Projeto Político Pedagógico que contemple as necessidades dos alunos e suas especificidades. Por fim tomar decisões com apoio de todos os segmentos fortalecendo sua autonomia sob o prisma da Gestão Democrática. |
id |
UFMG_65a648734dba19be420567bdb349fb14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQG4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Auxiliadora Barros de SouzaVanessa Ferraz Almeida NevesFrancisca Helena Eustáquio2019-08-14T11:50:32Z2019-08-14T11:50:32Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQG4O Presente trabalho foi realizado tendo como base de referências ações realizadas no C.M.E.I Dona Messias no município de São Sebastião do Paraíso/MG, visto que ao realizar os estudos para a análise do Projeto Político Pedagógico pude notar que o maior problema se encontrava nas tomadas de decisão e fortalecimento da autonomia da instituição. Assim na busca de conseguir implantar e fortalecer agestão democrática e autônoma iniciei este trabalho. Para que a direção tenha como colaboradores todos os segmentos daquela comunidade, sobretudo, para que as tomadas de decisões sejam realizadas de forma coletiva podendo assim ter o Projeto Político Pedagógico que contemple as necessidades dos alunos e suas especificidades. Por fim tomar decisões com apoio de todos os segmentos fortalecendo sua autonomia sob o prisma da Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAutonomia escolarEscolas Organizacao e administracaoComunidadeDemocraciaAutonomiaDecisãoPoder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_francisca_helena_eustaquio.pdfapplication/pdf349602https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQG4/1/tcc_francisca_helena_eustaquio.pdf6b3b6b188513b1f4bd0351dda2f6552fMD51TEXTtcc_francisca_helena_eustaquio.pdf.txttcc_francisca_helena_eustaquio.pdf.txtExtracted texttext/plain84036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQG4/2/tcc_francisca_helena_eustaquio.pdf.txt156086b800f73d432992ff0c254f8d28MD521843/BUBD-9LMQG42019-11-14 13:59:20.392oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQG4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:59:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
title |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
spellingShingle |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia Francisca Helena Eustáquio Comunidade Democracia Autonomia Decisão Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
title_full |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
title_fullStr |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
title_full_unstemmed |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
title_sort |
Poder de decisão no C.M.E.I Dona Messias: diante da sonhada autonomia |
author |
Francisca Helena Eustáquio |
author_facet |
Francisca Helena Eustáquio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Auxiliadora Barros de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vanessa Ferraz Almeida Neves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisca Helena Eustáquio |
contributor_str_mv |
Regina Auxiliadora Barros de Souza Vanessa Ferraz Almeida Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade Democracia Autonomia Decisão |
topic |
Comunidade Democracia Autonomia Decisão Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Autonomia escolar Escolas Organizacao e administracao |
description |
O Presente trabalho foi realizado tendo como base de referências ações realizadas no C.M.E.I Dona Messias no município de São Sebastião do Paraíso/MG, visto que ao realizar os estudos para a análise do Projeto Político Pedagógico pude notar que o maior problema se encontrava nas tomadas de decisão e fortalecimento da autonomia da instituição. Assim na busca de conseguir implantar e fortalecer agestão democrática e autônoma iniciei este trabalho. Para que a direção tenha como colaboradores todos os segmentos daquela comunidade, sobretudo, para que as tomadas de decisões sejam realizadas de forma coletiva podendo assim ter o Projeto Político Pedagógico que contemple as necessidades dos alunos e suas especificidades. Por fim tomar decisões com apoio de todos os segmentos fortalecendo sua autonomia sob o prisma da Gestão Democrática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:50:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:50:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQG4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQG4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQG4/1/tcc_francisca_helena_eustaquio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQG4/2/tcc_francisca_helena_eustaquio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b3b6b188513b1f4bd0351dda2f6552f 156086b800f73d432992ff0c254f8d28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676897646542848 |