Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloisa Marina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38877
https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
Resumo: Minha proposta com essa comunicação é a de contribuir ao debate que gravita em torno de questões ligadas aos modos de produção e gestão teatral, refletindo acerca das consequências criativas, estéticas e políticas que decorrem do envolvimento de atrizes e atores com a esfera da produção. Para tanto, primeiramente, delimito o objeto de estudo desta pesquisa partindo das provocações filosóficas de Deleuze e Guattari acerca da ideia de uma literatura menor. Tomo ainda, como base conceitual, as reflexões propostas por Walter Benjamin acerca do autor como produtor. A investigação empírica, por sua vez, se deu a partir da realização de entrevistas com artistas teatrais (do Brasil, México, Chile e Argentina) que possuem dez anos ou mais de trajetória no campo e cujos trabalhos não são desenvolvidos a partir de parâmetros industriais de produção. Levo em consideração, também, minha própria prática como atriz-produtora. A comunicação defende que a participação da atriz e do ator com a esfera da produção e gestão define os contornos estéticos, éticos e políticos de um fazer teatral que chamo de menor. Ao enfatizar o ponto de vista da atriz no projeto de produção, considero estar reposicionando tal processo como atividade mecanicista, para uma compreensão desta como meio de criação cujo eixo volta a ser a atriz.
id UFMG_66672b6272cd9defbe1660a9b6322a88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38877
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-12-17T13:01:24Z2021-12-17T13:01:24Z201871212525-65721http://hdl.handle.net/1843/38877https://orcid.org/0000-0002-3277-1593Minha proposta com essa comunicação é a de contribuir ao debate que gravita em torno de questões ligadas aos modos de produção e gestão teatral, refletindo acerca das consequências criativas, estéticas e políticas que decorrem do envolvimento de atrizes e atores com a esfera da produção. Para tanto, primeiramente, delimito o objeto de estudo desta pesquisa partindo das provocações filosóficas de Deleuze e Guattari acerca da ideia de uma literatura menor. Tomo ainda, como base conceitual, as reflexões propostas por Walter Benjamin acerca do autor como produtor. A investigação empírica, por sua vez, se deu a partir da realização de entrevistas com artistas teatrais (do Brasil, México, Chile e Argentina) que possuem dez anos ou mais de trajetória no campo e cujos trabalhos não são desenvolvidos a partir de parâmetros industriais de produção. Levo em consideração, também, minha própria prática como atriz-produtora. A comunicação defende que a participação da atriz e do ator com a esfera da produção e gestão define os contornos estéticos, éticos e políticos de um fazer teatral que chamo de menor. Ao enfatizar o ponto de vista da atriz no projeto de produção, considero estar reposicionando tal processo como atividade mecanicista, para uma compreensão desta como meio de criação cujo eixo volta a ser a atriz.My proposal with this communication is to contribute with the debate which gravitates towards topics related to Theater Production and management, taking into account the creative, aesthetic and political consequences of having actors and actresses involved in the production process. First and foremost I have defined this research's object of study based on the philosophical provocations made by Deleuze and Guattari concerning the idea of a minor literature. As a conceptual base, I have also considered Walter Benjamin's reflections regarding the author as a producer. On the other hand, interviews with theatrical artists (from Brazil, Mexico, Chile, and Argentina) who have been working in this area for at least ten years and whose works are not created inside industrial parameters, were the basis for the empirical research. I also take into consideration my own experience as an actress-producer. This communication defends that the actress' and actor's participation in the production and management processes affects the aesthetic, ethical and political choices of the theatrical creation which I call minor. By emphasizing the actresses' point of view during the production project I believe to be rethinking it as a plainly mechanical process and begin to understand it as a creative process in which the actress becomes, once again, the center line.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIASimpósio Reflexões Cênicas ContemporâneasArtistas e teatroTeatro - Produção e direçãoTeatroTeatro menorAtriz-produtoraProdução teatralAtriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/580Heloisa Marina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38877/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAtriz-produtora.pdfAtriz-produtora.pdfapplication/pdf170172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38877/2/Atriz-produtora.pdf5e19ed560ba4785059b3eb884e5cc033MD521843/388772021-12-17 10:01:24.48oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-12-17T13:01:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
title Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
spellingShingle Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
Heloisa Marina da Silva
Teatro menor
Atriz-produtora
Produção teatral
Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
title_short Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
title_full Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
title_fullStr Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
title_full_unstemmed Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
title_sort Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor
author Heloisa Marina da Silva
author_facet Heloisa Marina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heloisa Marina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro menor
Atriz-produtora
Produção teatral
topic Teatro menor
Atriz-produtora
Produção teatral
Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
description Minha proposta com essa comunicação é a de contribuir ao debate que gravita em torno de questões ligadas aos modos de produção e gestão teatral, refletindo acerca das consequências criativas, estéticas e políticas que decorrem do envolvimento de atrizes e atores com a esfera da produção. Para tanto, primeiramente, delimito o objeto de estudo desta pesquisa partindo das provocações filosóficas de Deleuze e Guattari acerca da ideia de uma literatura menor. Tomo ainda, como base conceitual, as reflexões propostas por Walter Benjamin acerca do autor como produtor. A investigação empírica, por sua vez, se deu a partir da realização de entrevistas com artistas teatrais (do Brasil, México, Chile e Argentina) que possuem dez anos ou mais de trajetória no campo e cujos trabalhos não são desenvolvidos a partir de parâmetros industriais de produção. Levo em consideração, também, minha própria prática como atriz-produtora. A comunicação defende que a participação da atriz e do ator com a esfera da produção e gestão define os contornos estéticos, éticos e políticos de um fazer teatral que chamo de menor. Ao enfatizar o ponto de vista da atriz no projeto de produção, considero estar reposicionando tal processo como atividade mecanicista, para uma compreensão desta como meio de criação cujo eixo volta a ser a atriz.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T13:01:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-17T13:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38877
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6572
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv 1
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
identifier_str_mv 2525-6572
1
url http://hdl.handle.net/1843/38877
https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38877/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38877/2/Atriz-produtora.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
5e19ed560ba4785059b3eb884e5cc033
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589329139793920