As personagens do jornalismo de celebridades: Hart e Bob como representações do jornalismo na animação Os padrinhos mágicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFGF4 |
Resumo: | No presente estudo, objetiva-se analisar como são construídos discursos sobre o jornalismo de celebridades no desenho animado estadunidense exibido no Brasil Os Padrinhos Mágicos de forma a compreender como a profissão é representada. Considera-se esse jornalismo como uma vertente especializada do Campo em que a realidade social é compreendida por meio dos acontecimentos que se relacionam com as celebridades. Percebe-se a construção histórica de uma cultura profissional em que se engendram linguagens, ações, perspectivas e modos de ser que implicam a identificação do jornalismo de celebridades como discurso. Essa conjuntura aproxima a prática das produções midiáticas do infotenimento e afasta-a dos setores nobres do jornalismo, política e economia. O jornalismo de celebridades é questionado acerca de sua importância social e sobre a sua condição de prática jornalística. Estudos sobre o infotenimento permitem desenvolver como se constrói historicamente essa diferenciação entre especializações jornalísticas ao pensar-se o conceito de esfera pública. Os episódios Louras se divertem mais e Anti Poof de Os Padrinhos Mágicos constituem o corpus do trabalho. Adota-se a perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso francesa. A representação da especialidade é analisada por meio das personagens jornalistas de celebridades Hart e Bob Glimmer baseando-se nos conceitos de imaginário sociodiscursivo (CHARAUDEAU, 2007) e ethos (MAINGUENEAU, 2012). Hart e Bob satirizam o ethos do jornalismo de celebridades, mas ironizam também o ethos do Campo. O jornalismo de celebridades constrói-se historicamente sendo constituído por dinâmicas políticas, econômicas, sociais e ideológicas, mas também as compondo. |
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