Algoritmo para o problema de roteamento dinâmico de veículos com janelas de tempo e tempos de viagem variáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Henrique de Freitas Viana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RVMR-794N3K
Resumo: É notório que o custo final das mercadorias no comércio varejista decorre, em grande parte, dos gastos com o transporte de bens.Neste contexto, surge o problema de roteamento de veículos que visa a otimizar as rotas de uma frota que tem a incumbência de prestar serviços de coleta ou de entrega em pontos de demanda.Diante da necessidade do atendimento de requisições efetuadas no decorrer do período de operação da frota, surge o problema de roteamento dinâmico de veículos. Este trabalho traz uma abordagem capaz de fornecer soluções de boa qualidade para o problema de roteamento dinâmico de veículos com janelas de tempo e tempos de viagem variáveis. Foi proposto um arcabouço, baseado em uma heurística de geração de colunas que utiliza um algoritmo evolucionário dinâmico com o intuito de gerar um conjunto de soluções para o referido problema. Associado a este algoritmo, foi utilizada uma formulação matemática do problema de partição de conjuntos que visa a obter a melhor combinação de rotas que atendem às restrições do problema, tendo como base as rotas pertencentes às soluções encontradas pelo algoritmo evolucionário. Foram apresentadas três políticas de roteamento dinâmico para determinar o momento no qual as novas requisições efetuadas são repassadas ao algoritmo evolucionário dinâmico. A política Online repassa as requisições logo que são geradas. A política Por Demanda aramazena as novas requisições em uma fila e as repassa ao algoritmo dinâmico somente quando a fila atinge o seu limite de capacidade. Já a política Periódica, por sua vez, espera um período de tempo fixo entre os repasses de novas requisições ao algoritmo evolucionário dinâmico.O arcabouço foi testado através de uma adaptação das instâncias clássicas de problemas de roteamento de veículos propostas por Solomon(1987). Foram realizados testes das três políticas de roteamento dinâmico apresentadas e os resultados foram analisados através de estatísticas.
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