Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nilzilene Imaculada Lucindo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Célia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47047
Resumo: O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.
id UFMG_6700ef27df2c2dff3010cf315e62b4b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47047
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressosCurso de PedagogiaAvaliaçãoProfessores - FormaçãoPedagogosO trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2022-11-08T20:30:55Z2022-11-08T20:30:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.18554/rt.v0i0.25462175-1609http://hdl.handle.net/1843/47047porRevista TriânguloNilzilene Imaculada LucindoCélia Maria Fernandes NunesRegina Magna Bonifácio Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-11-08T20:30:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47047Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-11-08T20:30:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
title Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
spellingShingle Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
Nilzilene Imaculada Lucindo
Curso de Pedagogia
Avaliação
Professores - Formação
Pedagogos
title_short Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
title_full Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
title_fullStr Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
title_full_unstemmed Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
title_sort Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
author Nilzilene Imaculada Lucindo
author_facet Nilzilene Imaculada Lucindo
Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio Araújo
author_role author
author2 Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nilzilene Imaculada Lucindo
Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Avaliação
Professores - Formação
Pedagogos
topic Curso de Pedagogia
Avaliação
Professores - Formação
Pedagogos
description O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-11-08T20:30:55Z
2022-11-08T20:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.18554/rt.v0i0.2546
2175-1609
http://hdl.handle.net/1843/47047
identifier_str_mv 10.18554/rt.v0i0.2546
2175-1609
url http://hdl.handle.net/1843/47047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Triângulo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829654464462848