Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47047 |
Resumo: | O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo. |
id |
UFMG_6700ef27df2c2dff3010cf315e62b4b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47047 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressosCurso de PedagogiaAvaliaçãoProfessores - FormaçãoPedagogosO trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2022-11-08T20:30:55Z2022-11-08T20:30:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.18554/rt.v0i0.25462175-1609http://hdl.handle.net/1843/47047porRevista TriânguloNilzilene Imaculada LucindoCélia Maria Fernandes NunesRegina Magna Bonifácio Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-11-08T20:30:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47047Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-11-08T20:30:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
title |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
spellingShingle |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos Nilzilene Imaculada Lucindo Curso de Pedagogia Avaliação Professores - Formação Pedagogos |
title_short |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
title_full |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
title_fullStr |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
title_full_unstemmed |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
title_sort |
Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos |
author |
Nilzilene Imaculada Lucindo |
author_facet |
Nilzilene Imaculada Lucindo Célia Maria Fernandes Nunes Regina Magna Bonifácio Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Célia Maria Fernandes Nunes Regina Magna Bonifácio Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nilzilene Imaculada Lucindo Célia Maria Fernandes Nunes Regina Magna Bonifácio Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Avaliação Professores - Formação Pedagogos |
topic |
Curso de Pedagogia Avaliação Professores - Formação Pedagogos |
description |
O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-11-08T20:30:55Z 2022-11-08T20:30:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.18554/rt.v0i0.2546 2175-1609 http://hdl.handle.net/1843/47047 |
identifier_str_mv |
10.18554/rt.v0i0.2546 2175-1609 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Triângulo |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829654464462848 |