Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47048 |
Resumo: | O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho. |
id |
UFMG_c1448f7fc7089181028f3c2ce82b6ce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47048 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicialCurso de PedagogiaFormação de PedagogosProfessores - FormaçãoPedagogosO estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2022-11-08T20:42:52Z2022-11-08T20:42:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.26843/ae19828632v11n22018p241a591982-8632http://hdl.handle.net/1843/47048porRevista @mbienteeducaçãoRegina Magna Bonifáciode AraújoCélia Maria Fernandes NunesNilzilene Imaculada Lucindoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-11-08T20:42:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-11-08T20:42:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
title |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
spellingShingle |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial Regina Magna Bonifáciode Araújo Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Professores - Formação Pedagogos |
title_short |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_full |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_fullStr |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_full_unstemmed |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_sort |
Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial |
author |
Regina Magna Bonifáciode Araújo |
author_facet |
Regina Magna Bonifáciode Araújo Célia Maria Fernandes Nunes Nilzilene Imaculada Lucindo |
author_role |
author |
author2 |
Célia Maria Fernandes Nunes Nilzilene Imaculada Lucindo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina Magna Bonifáciode Araújo Célia Maria Fernandes Nunes Nilzilene Imaculada Lucindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Professores - Formação Pedagogos |
topic |
Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Professores - Formação Pedagogos |
description |
O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-11-08T20:42:52Z 2022-11-08T20:42:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.26843/ae19828632v11n22018p241a59 1982-8632 http://hdl.handle.net/1843/47048 |
identifier_str_mv |
10.26843/ae19828632v11n22018p241a59 1982-8632 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829831039418368 |