Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Magna Bonifáciode Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Célia Maria Fernandes Nunes, Nilzilene Imaculada Lucindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47048
Resumo: O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
id UFMG_c1448f7fc7089181028f3c2ce82b6ce7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47048
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicialCurso de PedagogiaFormação de PedagogosProfessores - FormaçãoPedagogosO estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2022-11-08T20:42:52Z2022-11-08T20:42:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.26843/ae19828632v11n22018p241a591982-8632http://hdl.handle.net/1843/47048porRevista @mbienteeducaçãoRegina Magna Bonifáciode AraújoCélia Maria Fernandes NunesNilzilene Imaculada Lucindoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-11-08T20:42:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-11-08T20:42:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
title Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
spellingShingle Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
Regina Magna Bonifáciode Araújo
Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Professores - Formação
Pedagogos
title_short Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
title_full Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
title_fullStr Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
title_full_unstemmed Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
title_sort Um estudo com egressos do curso de pedagogia: avaliando a formação inicial
author Regina Magna Bonifáciode Araújo
author_facet Regina Magna Bonifáciode Araújo
Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
author_role author
author2 Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina Magna Bonifáciode Araújo
Célia Maria Fernandes Nunes
Nilzilene Imaculada Lucindo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Professores - Formação
Pedagogos
topic Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Professores - Formação
Pedagogos
description O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-11-08T20:42:52Z
2022-11-08T20:42:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.26843/ae19828632v11n22018p241a59
1982-8632
http://hdl.handle.net/1843/47048
identifier_str_mv 10.26843/ae19828632v11n22018p241a59
1982-8632
url http://hdl.handle.net/1843/47048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829831039418368