Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGC |
Resumo: | As transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo, têm exigido no mercado de trabalho profissionais ativos e dotados de habilidades que possibilite sua atuação nas mais diversas situações surgidas no dia-a-dia. Com isso, a formação técnica tornaseum desafio, sendo ele na área da saúde ainda maior, por ser uma profissão permeada de técnicas cientificas e que muitas vezes a criatividade não é vista como fator que contribui positivamente. Uma forma encontrada pela área da saúde para uma formação que atenda asexigências econômicas e educacionais é o desenvolvimento do currículo por competência, que ganhou maior espaço com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o objetivo de atender a demanda de readequação da formação de profissionais da saúde, onde a prática profissional é o ponto de partida para o aprendizado. Para trabalhar o currículo por competência não existe uma metodologia definida e padronizada, porém, a adoção das Metodologias Ativas para o desenvolvimento de competências são identificadas como as maisadequadas. Nela, o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores / facilitadores. Nessa lógica, temos como uma das propostas de metodologia ativa a aprendizagem por projetos. Este trabalho tem como objetivo elaborar com a equipe um plano de aperfeiçoamento para o uso da Metodologia de Aprendizagem por Projetos no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Espera-se diminuir a distância entre a teoria da utilização dessametodologia e sua execução, para que os espaços de ensinos aprendizagem tornem-se palco para os mais variados projetos e possibilitem a melhoria da assistência nos serviços de saúde. |
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Carla Lucia Goulart Constant AlcoforadoAlda Martins GoncalvesAmanda Caroline Maciel Amorim2019-08-13T10:16:37Z2019-08-13T10:16:37Z2013-10-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGCAs transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo, têm exigido no mercado de trabalho profissionais ativos e dotados de habilidades que possibilite sua atuação nas mais diversas situações surgidas no dia-a-dia. Com isso, a formação técnica tornaseum desafio, sendo ele na área da saúde ainda maior, por ser uma profissão permeada de técnicas cientificas e que muitas vezes a criatividade não é vista como fator que contribui positivamente. Uma forma encontrada pela área da saúde para uma formação que atenda asexigências econômicas e educacionais é o desenvolvimento do currículo por competência, que ganhou maior espaço com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o objetivo de atender a demanda de readequação da formação de profissionais da saúde, onde a prática profissional é o ponto de partida para o aprendizado. Para trabalhar o currículo por competência não existe uma metodologia definida e padronizada, porém, a adoção das Metodologias Ativas para o desenvolvimento de competências são identificadas como as maisadequadas. Nela, o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores / facilitadores. Nessa lógica, temos como uma das propostas de metodologia ativa a aprendizagem por projetos. Este trabalho tem como objetivo elaborar com a equipe um plano de aperfeiçoamento para o uso da Metodologia de Aprendizagem por Projetos no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Espera-se diminuir a distância entre a teoria da utilização dessametodologia e sua execução, para que os espaços de ensinos aprendizagem tornem-se palco para os mais variados projetos e possibilitem a melhoria da assistência nos serviços de saúde.The social, political and economic transformation that has taken place in the world, have required in the labour market and active professionals endowed with abilities that enable her acting in the most diverse situations encountered on a day-to-day basis. With the technicaltraining becomes a challenge, though he is in the area of health, for being a profession permeated with scientific techniques and which often creativity is not seen as a factor that contributes positively.A way found by the health area for a training that meets the educational and economic requirements is the development of the curriculum for competence, whichgained wider space with the National Policy of permanent education in health with the goal ofmeet the demand of readjustment training of health professionals, where the professional practice is the starting point for learning. To work the curriculum by competence does not exist a defined and standardized methodology, however, the adoption of Active Methodologies for the development of competencies are identified as the most appropriate. In it, the student becomes the protagonist of your process of learning and teachers take on the role of mediators / facilitators.In this logic, have as one of the active learning methodologyproposals for projects. This work aims to draw up a plan for team training for the use of the methodology of learning projects in the nursing technical course of health technical school Maria Moreira da Rocha.It is expected to decrease the distance between the theory of using this methodology and its implementation, so that the teaching learning spaces become a stage for the most varied projects and facilitate the improvement of health services assistance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemSistema Único de SaúdeFormação ProfissionalEnfermagemAprendizagem por projetosMetodologias AtivasEducação Permanente em SaúdeAprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rochainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdfapplication/pdf322625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/1/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf35e02080d6422fb0174b6925962ce907MD51TEXTtcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txttcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txtExtracted texttext/plain37076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/2/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txt9e16ff38ec9dfd1244b16e4f91c40346MD521843/BUBD-9KSPGC2019-11-14 22:30:24.954oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSPGCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:30:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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