Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Caroline Maciel Amorim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGC
Resumo: As transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo, têm exigido no mercado de trabalho profissionais ativos e dotados de habilidades que possibilite sua atuação nas mais diversas situações surgidas no dia-a-dia. Com isso, a formação técnica tornaseum desafio, sendo ele na área da saúde ainda maior, por ser uma profissão permeada de técnicas cientificas e que muitas vezes a criatividade não é vista como fator que contribui positivamente. Uma forma encontrada pela área da saúde para uma formação que atenda asexigências econômicas e educacionais é o desenvolvimento do currículo por competência, que ganhou maior espaço com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o objetivo de atender a demanda de readequação da formação de profissionais da saúde, onde a prática profissional é o ponto de partida para o aprendizado. Para trabalhar o currículo por competência não existe uma metodologia definida e padronizada, porém, a adoção das Metodologias Ativas para o desenvolvimento de competências são identificadas como as maisadequadas. Nela, o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores / facilitadores. Nessa lógica, temos como uma das propostas de metodologia ativa a aprendizagem por projetos. Este trabalho tem como objetivo elaborar com a equipe um plano de aperfeiçoamento para o uso da Metodologia de Aprendizagem por Projetos no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Espera-se diminuir a distância entre a teoria da utilização dessametodologia e sua execução, para que os espaços de ensinos aprendizagem tornem-se palco para os mais variados projetos e possibilitem a melhoria da assistência nos serviços de saúde.
id UFMG_6831e33517b77e0421872338b1310723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSPGC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carla Lucia Goulart Constant AlcoforadoAlda Martins GoncalvesAmanda Caroline Maciel Amorim2019-08-13T10:16:37Z2019-08-13T10:16:37Z2013-10-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGCAs transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo, têm exigido no mercado de trabalho profissionais ativos e dotados de habilidades que possibilite sua atuação nas mais diversas situações surgidas no dia-a-dia. Com isso, a formação técnica tornaseum desafio, sendo ele na área da saúde ainda maior, por ser uma profissão permeada de técnicas cientificas e que muitas vezes a criatividade não é vista como fator que contribui positivamente. Uma forma encontrada pela área da saúde para uma formação que atenda asexigências econômicas e educacionais é o desenvolvimento do currículo por competência, que ganhou maior espaço com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o objetivo de atender a demanda de readequação da formação de profissionais da saúde, onde a prática profissional é o ponto de partida para o aprendizado. Para trabalhar o currículo por competência não existe uma metodologia definida e padronizada, porém, a adoção das Metodologias Ativas para o desenvolvimento de competências são identificadas como as maisadequadas. Nela, o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores / facilitadores. Nessa lógica, temos como uma das propostas de metodologia ativa a aprendizagem por projetos. Este trabalho tem como objetivo elaborar com a equipe um plano de aperfeiçoamento para o uso da Metodologia de Aprendizagem por Projetos no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Espera-se diminuir a distância entre a teoria da utilização dessametodologia e sua execução, para que os espaços de ensinos aprendizagem tornem-se palco para os mais variados projetos e possibilitem a melhoria da assistência nos serviços de saúde.The social, political and economic transformation that has taken place in the world, have required in the labour market and active professionals endowed with abilities that enable her acting in the most diverse situations encountered on a day-to-day basis. With the technicaltraining becomes a challenge, though he is in the area of health, for being a profession permeated with scientific techniques and which often creativity is not seen as a factor that contributes positively.A way found by the health area for a training that meets the educational and economic requirements is the development of the curriculum for competence, whichgained wider space with the National Policy of permanent education in health with the goal ofmeet the demand of readjustment training of health professionals, where the professional practice is the starting point for learning. To work the curriculum by competence does not exist a defined and standardized methodology, however, the adoption of Active Methodologies for the development of competencies are identified as the most appropriate. In it, the student becomes the protagonist of your process of learning and teachers take on the role of mediators / facilitators.In this logic, have as one of the active learning methodologyproposals for projects. This work aims to draw up a plan for team training for the use of the methodology of learning projects in the nursing technical course of health technical school Maria Moreira da Rocha.It is expected to decrease the distance between the theory of using this methodology and its implementation, so that the teaching learning spaces become a stage for the most varied projects and facilitate the improvement of health services assistance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemSistema Único de SaúdeFormação ProfissionalEnfermagemAprendizagem por projetosMetodologias AtivasEducação Permanente em SaúdeAprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rochainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdfapplication/pdf322625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/1/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf35e02080d6422fb0174b6925962ce907MD51TEXTtcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txttcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txtExtracted texttext/plain37076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/2/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txt9e16ff38ec9dfd1244b16e4f91c40346MD521843/BUBD-9KSPGC2019-11-14 22:30:24.954oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSPGCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:30:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
title Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
spellingShingle Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
Amanda Caroline Maciel Amorim
Sistema Único de Saúde
Formação Profissional
Enfermagem
Aprendizagem por projetos
Metodologias Ativas
Educação Permanente em Saúde
Educação em Enfermagem
title_short Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
title_full Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
title_fullStr Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
title_full_unstemmed Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
title_sort Aprendizagem por projetos: estratégia de educação permanente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
author Amanda Caroline Maciel Amorim
author_facet Amanda Caroline Maciel Amorim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alda Martins Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Caroline Maciel Amorim
contributor_str_mv Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
Alda Martins Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Formação Profissional
Enfermagem
Aprendizagem por projetos
Metodologias Ativas
Educação Permanente em Saúde
topic Sistema Único de Saúde
Formação Profissional
Enfermagem
Aprendizagem por projetos
Metodologias Ativas
Educação Permanente em Saúde
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description As transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo, têm exigido no mercado de trabalho profissionais ativos e dotados de habilidades que possibilite sua atuação nas mais diversas situações surgidas no dia-a-dia. Com isso, a formação técnica tornaseum desafio, sendo ele na área da saúde ainda maior, por ser uma profissão permeada de técnicas cientificas e que muitas vezes a criatividade não é vista como fator que contribui positivamente. Uma forma encontrada pela área da saúde para uma formação que atenda asexigências econômicas e educacionais é o desenvolvimento do currículo por competência, que ganhou maior espaço com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde com o objetivo de atender a demanda de readequação da formação de profissionais da saúde, onde a prática profissional é o ponto de partida para o aprendizado. Para trabalhar o currículo por competência não existe uma metodologia definida e padronizada, porém, a adoção das Metodologias Ativas para o desenvolvimento de competências são identificadas como as maisadequadas. Nela, o aluno passa a ser protagonista de seu processo de aprendizagem e os professores assumem o papel de mediadores / facilitadores. Nessa lógica, temos como uma das propostas de metodologia ativa a aprendizagem por projetos. Este trabalho tem como objetivo elaborar com a equipe um plano de aperfeiçoamento para o uso da Metodologia de Aprendizagem por Projetos no Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Espera-se diminuir a distância entre a teoria da utilização dessametodologia e sua execução, para que os espaços de ensinos aprendizagem tornem-se palco para os mais variados projetos e possibilitem a melhoria da assistência nos serviços de saúde.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:16:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:16:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGC
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSPGC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/1/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSPGC/2/tcc_amanda_amorim_etsus_acre.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e02080d6422fb0174b6925962ce907
9e16ff38ec9dfd1244b16e4f91c40346
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589330596265984