O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Luisa Viana Pacheco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4
Resumo: O tema central deste trabalho consiste na discussão sobre o papel de materiais concretos ficha com valores e ábaco de papel como possíveis mediadores da compreensão de regras do Sistema de numeração Decimal. Um plano de ação foi realizado a partir de revisão da literatura relacionada ao uso de material concreto utilizado na compreensão do Sistema de Numeração Decimal, quando esses materiais são usados no contexto de jogos. O plano de ação foi desenvolvido na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, com 27 crianças na faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 14 meninos e 13 meninas. O ábaco de papel e fichas com valores atribuídos de acordo com a cor e a base foram utilizados pelas crianças para desenvolver o jogo Troca-troca. Para explorar as potencialidades do jogo adotei a metodologia de resolução de problemas. Durante o jogo as crianças refletiram sobre as jogadas, explicaram o que estavam pensando e reorganizaram suas idéias em várias situações-problema propostas pela professora. Como resultado da investigação, pode-se afirmar que o simples fato de manusear materiais concretos não é suficiente para promover uma aprendizagem mais significativa. É preciso ir além, explorar, questionar, perguntar, desfazer, refazer os problemas propostos. Inicialmente, para a maioria das crianças, o jogo troca-troca era direcionado apenas pela cor das fichas. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco.
id UFMG_684d90292cbf9bc90c7f0635daf8390b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMHD4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimalJogosÁbaco de PapelSistema de Numeração DecimalEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoNumeraçãoO tema central deste trabalho consiste na discussão sobre o papel de materiais concretos ficha com valores e ábaco de papel como possíveis mediadores da compreensão de regras do Sistema de numeração Decimal. Um plano de ação foi realizado a partir de revisão da literatura relacionada ao uso de material concreto utilizado na compreensão do Sistema de Numeração Decimal, quando esses materiais são usados no contexto de jogos. O plano de ação foi desenvolvido na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, com 27 crianças na faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 14 meninos e 13 meninas. O ábaco de papel e fichas com valores atribuídos de acordo com a cor e a base foram utilizados pelas crianças para desenvolver o jogo Troca-troca. Para explorar as potencialidades do jogo adotei a metodologia de resolução de problemas. Durante o jogo as crianças refletiram sobre as jogadas, explicaram o que estavam pensando e reorganizaram suas idéias em várias situações-problema propostas pela professora. Como resultado da investigação, pode-se afirmar que o simples fato de manusear materiais concretos não é suficiente para promover uma aprendizagem mais significativa. É preciso ir além, explorar, questionar, perguntar, desfazer, refazer os problemas propostos. Inicialmente, para a maioria das crianças, o jogo troca-troca era direcionado apenas pela cor das fichas. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVanessa Sena TomazAna Luisa Viana Pacheco2019-08-11T14:03:16Z2019-08-11T14:03:16Z2012-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:25:30Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QMHD4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:25:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
title O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
spellingShingle O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
Ana Luisa Viana Pacheco
Jogos
Ábaco de Papel
Sistema de Numeração Decimal
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Numeração
title_short O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
title_full O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
title_fullStr O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
title_full_unstemmed O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
title_sort O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal
author Ana Luisa Viana Pacheco
author_facet Ana Luisa Viana Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vanessa Sena Tomaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Luisa Viana Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ábaco de Papel
Sistema de Numeração Decimal
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Numeração
topic Jogos
Ábaco de Papel
Sistema de Numeração Decimal
Educação
Matematica  Estudo e ensino
Numeração
description O tema central deste trabalho consiste na discussão sobre o papel de materiais concretos ficha com valores e ábaco de papel como possíveis mediadores da compreensão de regras do Sistema de numeração Decimal. Um plano de ação foi realizado a partir de revisão da literatura relacionada ao uso de material concreto utilizado na compreensão do Sistema de Numeração Decimal, quando esses materiais são usados no contexto de jogos. O plano de ação foi desenvolvido na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, com 27 crianças na faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 14 meninos e 13 meninas. O ábaco de papel e fichas com valores atribuídos de acordo com a cor e a base foram utilizados pelas crianças para desenvolver o jogo Troca-troca. Para explorar as potencialidades do jogo adotei a metodologia de resolução de problemas. Durante o jogo as crianças refletiram sobre as jogadas, explicaram o que estavam pensando e reorganizaram suas idéias em várias situações-problema propostas pela professora. Como resultado da investigação, pode-se afirmar que o simples fato de manusear materiais concretos não é suficiente para promover uma aprendizagem mais significativa. É preciso ir além, explorar, questionar, perguntar, desfazer, refazer os problemas propostos. Inicialmente, para a maioria das crianças, o jogo troca-troca era direcionado apenas pela cor das fichas. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-14
2019-08-11T14:03:16Z
2019-08-11T14:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248269880328192