Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana das Gracas Oliveira Gama
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ2S
Resumo: O presente trabalho possui como tema a aquisição da linguagem escrita na educação infantil. A fim de responder minhas inquietações pessoais sobre o tema, busquei compreender a seguinte questão: Quais são as percepções das professoras de Educação Infantil sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e quais são as mediações realizadas por elas? Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as práticas que contribuem para o processo de aquisição da escrita e as percepções que permeiam o trabalho em turmas de cinco anos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma revisão dos(as) autores(as) que abordam a temática da aquisição da linguagem escrita na educação infantil, com ênfase na relação da criança com a escrita e, neste sentido identificou-se a indissociabilidade entre os conceitos de alfabetização e letramento e o direito da criança a esse bem cultural. Antes, porém, se fez necessário refletir sobre os aspectos históricos dos conceitos de crianças e infância. A abordagem metodológica com base na pesquisa qualitativa propiciou a autora compreender as práticas de leitura e escrita, e as concepções das professoras. Propondo um momento de reflexão coletiva no interior da instituição pesquisada, na busca de novas oportunidades que possam contribuir para que a criança amplie e construa novos conhecimentos sobre a escrita, configurando dessa forma, a intervenção proposta para esse trabalho.
id UFMG_68751d78187ece7f5a303d5dfdebfdf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSJ2S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandro Vinicius Sales dos SantosClenice GriffoAdriana das Gracas Oliveira Gama2019-08-13T19:17:23Z2019-08-13T19:17:23Z2003-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ2SO presente trabalho possui como tema a aquisição da linguagem escrita na educação infantil. A fim de responder minhas inquietações pessoais sobre o tema, busquei compreender a seguinte questão: Quais são as percepções das professoras de Educação Infantil sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e quais são as mediações realizadas por elas? Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as práticas que contribuem para o processo de aquisição da escrita e as percepções que permeiam o trabalho em turmas de cinco anos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma revisão dos(as) autores(as) que abordam a temática da aquisição da linguagem escrita na educação infantil, com ênfase na relação da criança com a escrita e, neste sentido identificou-se a indissociabilidade entre os conceitos de alfabetização e letramento e o direito da criança a esse bem cultural. Antes, porém, se fez necessário refletir sobre os aspectos históricos dos conceitos de crianças e infância. A abordagem metodológica com base na pesquisa qualitativa propiciou a autora compreender as práticas de leitura e escrita, e as concepções das professoras. Propondo um momento de reflexão coletiva no interior da instituição pesquisada, na busca de novas oportunidades que possam contribuir para que a criança amplie e construa novos conhecimentos sobre a escrita, configurando dessa forma, a intervenção proposta para esse trabalho.The present work has as its theme the acquisition of written language in early childhood education. In order to answer my personal doubts about the topic, I tried to understand the following question: What are the perceptions of the Early Childhood Educations teachers on the acquisition of written language and what are the mediations conducted by them? In this sense, the research aimed to understand the practices that contribute to the acquisition of writing and perceptions that permeate the work in groups of five years old in a Municipal Unit of Child Education of Belo Horizonte. For this, a review of authors that address the issue of acquisition of writing in early childhood education, with emphasis on the child's relationship with written language, and accordingly identified the inseparability between the concepts of literacy and spelling and the child's right to our cultural heritage. First, however, it was necessary to reflect on the history of the concepts of children and childhood issues. A methodological approach based on qualitative research enabled the author to understand the practices of reading and writing, and the conceptions of the teachers, proposing a moment of collective thinking within the research institution, seeking new opportunities that can help the child expand and build new knowledge about writing, thereby configuring the proposed intervention for this work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarLetramentoAlfabetizaçãoEscritaEducação InfantilLinguagem escritaIInfânciaPráticas de leitura e escritaInfância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia.pdfapplication/pdf1282351https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ2S/1/monografia.pdf12f74b6bcb8b95d1488b7a98c54f8c8aMD51TEXTmonografia.pdf.txtmonografia.pdf.txtExtracted texttext/plain83784https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ2S/2/monografia.pdf.txt83d5853fd0ca30e12d77536cced736c9MD521843/BUBD-9FSJ2S2019-11-14 13:59:15.393oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSJ2SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:59:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
title Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
spellingShingle Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
Adriana das Gracas Oliveira Gama
Educação Infantil
Linguagem escrita
IInfância
Práticas de leitura e escrita
Educação pre-escolar
Letramento
Alfabetização
Escrita
title_short Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
title_full Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
title_fullStr Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
title_sort Infância e linguagem escrita: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de 5 anos de uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte
author Adriana das Gracas Oliveira Gama
author_facet Adriana das Gracas Oliveira Gama
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandro Vinicius Sales dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Clenice Griffo
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana das Gracas Oliveira Gama
contributor_str_mv Sandro Vinicius Sales dos Santos
Clenice Griffo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Linguagem escrita
IInfância
Práticas de leitura e escrita
topic Educação Infantil
Linguagem escrita
IInfância
Práticas de leitura e escrita
Educação pre-escolar
Letramento
Alfabetização
Escrita
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação pre-escolar
Letramento
Alfabetização
Escrita
description O presente trabalho possui como tema a aquisição da linguagem escrita na educação infantil. A fim de responder minhas inquietações pessoais sobre o tema, busquei compreender a seguinte questão: Quais são as percepções das professoras de Educação Infantil sobre o processo de aquisição da linguagem escrita e quais são as mediações realizadas por elas? Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as práticas que contribuem para o processo de aquisição da escrita e as percepções que permeiam o trabalho em turmas de cinco anos em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma revisão dos(as) autores(as) que abordam a temática da aquisição da linguagem escrita na educação infantil, com ênfase na relação da criança com a escrita e, neste sentido identificou-se a indissociabilidade entre os conceitos de alfabetização e letramento e o direito da criança a esse bem cultural. Antes, porém, se fez necessário refletir sobre os aspectos históricos dos conceitos de crianças e infância. A abordagem metodológica com base na pesquisa qualitativa propiciou a autora compreender as práticas de leitura e escrita, e as concepções das professoras. Propondo um momento de reflexão coletiva no interior da instituição pesquisada, na busca de novas oportunidades que possam contribuir para que a criança amplie e construa novos conhecimentos sobre a escrita, configurando dessa forma, a intervenção proposta para esse trabalho.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T19:17:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T19:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ2S
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJ2S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ2S/1/monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJ2S/2/monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12f74b6bcb8b95d1488b7a98c54f8c8a
83d5853fd0ca30e12d77536cced736c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676947478020096