Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47571 |
Resumo: | A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero. |
id |
UFMG_687ad0a44f73f153883dde102f2d2949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47571 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Carvalho de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605Kelly Cristina FernandesNoeli Turle da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2565956905621498Marilene Aparecida Batista2022-11-30T12:37:21Z2022-11-30T12:37:21Z2020-02-11http://hdl.handle.net/1843/47571A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero.Esta disertación de Maestría es el resultado de una experiencia con técnicas del Teatro del Oprimido (TO) realizada con el “Grupo de Teatro de las Oprimidas Mujeres en el Espejo (GTOME)”. Las integrantes de este grupo forman parte de la Organización No Gubernamental (ONG) Casa Sr. Tito, en Lagoa Santa (MG). Desarrollamos, en esta investigación, un ejercicio analítico, interpretativo y reflexivo sobre la experiencia obtenida a através de juegos teatrales y de la técnica TeatroImagen. Aprovechando las contribuciones del método teatral en procesos de identificación y superación de situaciones de opresión de gênero; y la realización de transformaciones sociales, estudiamos el método TO en los procesos de creación, enseñanza y aprendizaje con mujeres en situaciones de opresión. La metodologia de pesquisa, de naturaleza cualitativa, tuvo como método la Investigación Acción y consistió en realizar reuniones presenciales con el GTOME durante los años 2017 y 2018. Registramos las huellas de esos encuentros a través de anotaciones en el Diario de viaje, grabaciones audiovisuales, informes de las participantes, planos del curso y de las clases. Estas prácticas con el GTOME condujeron las discusiones sobre género, “levante”, montaje, memoria, “escrevivência” y habitus. En el trayecto de esta investigación, nuestros recuerdos, con sus conflictos latentes, salieron a la superficie, de manera sorprendente. A través del análisis de estos elementos, pudimos repensar nuestras realidades y proyectar transformaciones. También salieron a la luz las relaciones entramadas con los entornos privados y públicos, como: nuestras casas, el espacio legislativo del Ayuntamiento de Lagoa Santa y el espacio público del barrio en el que se encuentra la ONG. Este enfoque, en el que el sujeto y sus experiencias son el centro de las acciones, contribuyó a la reelaboración de los temas discutidos. Asimismo, provocó posibles desplazamientos de la mirada y la desnaturalización de las opresiones de gênero. Siguiendo la propuesta del TO, este estudio contribuye al enfoque, identificación y superación de opresiones, así como a la formación estética, política y social de las mujeres que vivenciaron la experiencia del GTOME.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESGrupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME)Teatro do oprimidoTeatro feministaTeatro e sociedadeRepresentação teatralTeatro do oprimidoGêneroMemóriaLevanteMulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Titoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertação_final_11_11_22_PDFA.pdfdissertação_final_11_11_22_PDFA.pdfapplication/pdf1354643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final_11_11_22_PDFA.pdf5af931bd0753d9136a604e728de75188MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/475712022-11-30 09:37:21.783oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-30T12:37:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
title |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
spellingShingle |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito Marilene Aparecida Batista Teatro do oprimido Gênero Memória Levante Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME) Teatro do oprimido Teatro feminista Teatro e sociedade Representação teatral |
title_short |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
title_full |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
title_fullStr |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
title_full_unstemmed |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
title_sort |
Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito |
author |
Marilene Aparecida Batista |
author_facet |
Marilene Aparecida Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Carvalho de Figueiredo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9728770669406605 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kelly Cristina Fernandes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Noeli Turle da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2565956905621498 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marilene Aparecida Batista |
contributor_str_mv |
Ricardo Carvalho de Figueiredo Kelly Cristina Fernandes Noeli Turle da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro do oprimido Gênero Memória Levante |
topic |
Teatro do oprimido Gênero Memória Levante Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME) Teatro do oprimido Teatro feminista Teatro e sociedade Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME) Teatro do oprimido Teatro feminista Teatro e sociedade Representação teatral |
description |
A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T12:37:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-30T12:37:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47571 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final_11_11_22_PDFA.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5af931bd0753d9136a604e728de75188 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971144409612288 |