Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilene Aparecida Batista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47571
Resumo: A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero.
id UFMG_687ad0a44f73f153883dde102f2d2949
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47571
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Carvalho de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605Kelly Cristina FernandesNoeli Turle da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2565956905621498Marilene Aparecida Batista2022-11-30T12:37:21Z2022-11-30T12:37:21Z2020-02-11http://hdl.handle.net/1843/47571A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero.Esta disertación de Maestría es el resultado de una experiencia con técnicas del Teatro del Oprimido (TO) realizada con el “Grupo de Teatro de las Oprimidas Mujeres en el Espejo (GTO­ME)”. Las integrantes de este grupo forman parte de la Organización No Gubernamental (ONG) Casa Sr. Tito, en Lagoa Santa (MG). Desarrollamos, en esta investigación, un ejercicio analítico, interpretativo y reflexivo sobre la experiencia obtenida a através de juegos teatrales y de la técnica Teatro­Imagen. Aprovechando las contribuciones del método teatral en procesos de identificación y superación de situaciones de opresión de gênero; y la realización de transformaciones sociales, estudiamos el método TO en los procesos de creación, enseñanza y aprendizaje con mujeres en situaciones de opresión. La metodologia de pesquisa, de naturaleza cualitativa, tuvo como método la Investigación Acción y consistió en realizar reuniones presenciales con el GTO­ME durante los años 2017 y 2018. Registramos las huellas de esos encuentros a través de anotaciones en el Diario de viaje, grabaciones audiovisuales, informes de las participantes, planos del curso y de las clases. Estas prácticas con el GTO­ME condujeron las discusiones sobre género, “levante”, montaje, memoria, “escrevivência” y habitus. En el trayecto de esta investigación, nuestros recuerdos, con sus conflictos latentes, salieron a la superficie, de manera sorprendente. A través del análisis de estos elementos, pudimos repensar nuestras realidades y proyectar transformaciones. También salieron a la luz las relaciones entramadas con los entornos privados y públicos, como: nuestras casas, el espacio legislativo del Ayuntamiento de Lagoa Santa y el espacio público del barrio en el que se encuentra la ONG. Este enfoque, en el que el sujeto y sus experiencias son el centro de las acciones, contribuyó a la reelaboración de los temas discutidos. Asimismo, provocó posibles desplazamientos de la mirada y la desnaturalización de las opresiones de gênero. Siguiendo la propuesta del TO, este estudio contribuye al enfoque, identificación y superación de opresiones, así como a la formación estética, política y social de las mujeres que vivenciaron la experiencia del GTO­ME.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESGrupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME)Teatro do oprimidoTeatro feministaTeatro e sociedadeRepresentação teatralTeatro do oprimidoGêneroMemóriaLevanteMulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Titoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertação_final_11_11_22_PDFA.pdfdissertação_final_11_11_22_PDFA.pdfapplication/pdf1354643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final_11_11_22_PDFA.pdf5af931bd0753d9136a604e728de75188MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/475712022-11-30 09:37:21.783oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-30T12:37:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
title Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
spellingShingle Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
Marilene Aparecida Batista
Teatro do oprimido
Gênero
Memória
Levante
Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME)
Teatro do oprimido
Teatro feminista
Teatro e sociedade
Representação teatral
title_short Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
title_full Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
title_fullStr Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
title_full_unstemmed Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
title_sort Mulheres no espelho: imagens da memória no Teatro das Oprimidas da Casa Sr. Tito
author Marilene Aparecida Batista
author_facet Marilene Aparecida Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9728770669406605
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kelly Cristina Fernandes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Noeli Turle da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2565956905621498
dc.contributor.author.fl_str_mv Marilene Aparecida Batista
contributor_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
Kelly Cristina Fernandes
Noeli Turle da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro do oprimido
Gênero
Memória
Levante
topic Teatro do oprimido
Gênero
Memória
Levante
Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME)
Teatro do oprimido
Teatro feminista
Teatro e sociedade
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME)
Teatro do oprimido
Teatro feminista
Teatro e sociedade
Representação teatral
description A dissertação resulta de uma experiência com técnicas do Teatro do Oprimido (TO) realizada com o Grupo de Teatro das Oprimidas Mulheres no Espelho (GTO-ME). Estas mulheres integram a Organização Não Governamental (ONG) Casa Sr. Tito, em Lagoa Santa - MG. Desenvolveu-se um exercício analítico, interpretativo e reflexivo sobre a experiência, que se construiu a partir de jogos teatrais e da técnica do Teatro-Imagem (TI). Esta pesquisa tem por objetivo investigar o método do TO em processos de criação, ensino e aprendizagem com mulheres em situação de opressão, tendo como foco as possibilidades de o método teatral contribuir em processos de identificação e superação de opressões de gênero, bem como da realização de transformações sociais. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método a Pesquisa-ação, que contou com encontros presenciais do GTO-ME durante os anos de 2017 e 2018. O registro dos rastros do processo se deu através de Diário de Itinerância, registro audiovisual, relatos das participantes e planos de curso e de aula. As práticas com o GTO-ME conduziram a discussões sobre gênero, levante, montagem, memória, escrevivência e habitus. Neste percurso, tornou-se marcante, à medida que caminhávamos, como nossas memórias romperam a superfície e, através delas, pudemos repensar nossas realidades e projetar transformações. Também vieram à tona as relações que tecíamos com o espaço privado de nossas casas, com o espaço legislativo da Câmara Municipal de Lagoa Santa e com o espaço público do bairro no qual está localizada a ONG. Esse estudo vem ao encontro da proposta do TO de contribuir para a abordagem, identificação e superação de opressões, bem como para a formação estética, política e social das mulheres que vivenciariam a experiência do GTO-ME. Ao terem acesso a uma abordagem em que o sujeito e suas experiências são o centro das ações, contribuiu-se para a reelaboração das questões discutidas, provocando possíveis deslocamentos do olhar e desnaturalização das opressões de gênero.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T12:37:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T12:37:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47571
url http://hdl.handle.net/1843/47571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_final_11_11_22_PDFA.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47571/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5af931bd0753d9136a604e728de75188
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971144409612288