Análise econômica regional de projetos de infraestrutura rodoviária no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8PBJBJ |
Resumo: | A literatura especializada aponta o setor de infraestrutura de transporte como a força motriz para o desenvolvimento e para o crescimento econômico. Diante disso, este trabalho procurou aprimorar a metodologia dedicada à avaliação de investimentos em transporte rodoviário. No primeiro momento, foi realizada a análise de duas obras de pavimentação, uma no Estado de Minas Gerais e outra no Piauí, por meio da utilização da metodologia praticada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que consiste no cálculo dos benefícios diretos de acordo com modelo de transporte Highway Development and Management (HDM). Os primeiros resultados apontaram para a viabilidade econômica do empreendimento mineiro e inviabilidade do projeto no Piauí. Posteriormente, foram realizadas análises do impacto das obras por meio no modelo de equilíbrio geral Integrated Multi-regional Applied General Equilibrium Model-Brazil (IMAGEM-B), com alguns dados obtidos nas análises no HDM, e foram mensurados os benefícios indiretos de cada projeto. A partir da abordagem unificada foi possível avaliar, de maneira mais substancial, o impacto socioeconômico de investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário nas duas regiões. Ao unificar os resultados dos modelos, estimou-se que a obra rodoviária piauiense traria maiores benefícios à economia local. |
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Edson Paulo DominguesBernardo Palhares Campolina DinizEduardo Simões de AlmeidaDanielle Pinto Costa Vieira2019-08-14T01:43:47Z2019-08-14T01:43:47Z2011-08-25http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8PBJBJA literatura especializada aponta o setor de infraestrutura de transporte como a força motriz para o desenvolvimento e para o crescimento econômico. Diante disso, este trabalho procurou aprimorar a metodologia dedicada à avaliação de investimentos em transporte rodoviário. No primeiro momento, foi realizada a análise de duas obras de pavimentação, uma no Estado de Minas Gerais e outra no Piauí, por meio da utilização da metodologia praticada no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que consiste no cálculo dos benefícios diretos de acordo com modelo de transporte Highway Development and Management (HDM). Os primeiros resultados apontaram para a viabilidade econômica do empreendimento mineiro e inviabilidade do projeto no Piauí. Posteriormente, foram realizadas análises do impacto das obras por meio no modelo de equilíbrio geral Integrated Multi-regional Applied General Equilibrium Model-Brazil (IMAGEM-B), com alguns dados obtidos nas análises no HDM, e foram mensurados os benefícios indiretos de cada projeto. A partir da abordagem unificada foi possível avaliar, de maneira mais substancial, o impacto socioeconômico de investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário nas duas regiões. Ao unificar os resultados dos modelos, estimou-se que a obra rodoviária piauiense traria maiores benefícios à economia local.The specialized literature points towards the transportation infrastructure sector as being the driving force of the development and growth of the economy. With this is mind, this dissertation attempts to improve the methodology used to evaluate investments in roads. At first, two road investment projects, one in the state of Minas Gerais and another in the state of Piauí, were analyzed using the methodology adopted by Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) which is composed of the calculations of the direct benefits according to the Highway Development and Management model (HDM). The first results pointed towards the economic viability of the project in Minas Gerais and non-viability of the one in Piauí. Later, analysis of the impact of road construction were carried out using the Integrated Multi-regional Applied General Equilibrium Model-Brazil (IMAGEM-B), with the data obtain from the HDM analysis, and the indirect benefits of the each project was measured. Using the integrated approach it was possible to evaluate, in a more substantial manner, the social-economical impact of the investments in transportation infrastructure of both regions. By combining the results of the models, it was estimated that the road construction in Piauí would bring greater benefits to the local economy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomiaEconomia regionalModelo HDMInfraestrutura de transporteModelo de equilíbrio geral computávelAnálise econômica regional de projetos de infraestrutura rodoviária no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdanielle_pinto_costa_vieira_28_08_2011.pdfapplication/pdf2126845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8PBJBJ/1/danielle_pinto_costa_vieira_28_08_2011.pdfcee917dea936dcbf6069c63066440f5aMD51TEXTdanielle_pinto_costa_vieira_28_08_2011.pdf.txtdanielle_pinto_costa_vieira_28_08_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-8PBJBJ/2/danielle_pinto_costa_vieira_28_08_2011.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/AMSA-8PBJBJ2019-11-14 06:58:41.852oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-8PBJBJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:58:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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