Efeitos regionais de investimentos em infra-estrutura de transporte rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weslem Rodrigues Faria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7PFLMK
Resumo: A discussão acerca dos impactos dos investimentos em infra-estrutura sobre questões relacionadas a planejamento, crescimento e desenvolvimento regional tem tido considerável aumento no Brasil recentemente. Neste sentido, este trabalho avalia os efeitos econômicos regionais de dois projetos de investimento rodoviário específicos do PAC: o da BR-101 e o da BR-163. O primeiro prevê duplicação da rodovia no Nordeste no trecho entre Feira de Santana (BA) e Natal (RN), já o segundo projeto, a pavimentação da rodovia entre as cidades de Guarantã do Norte (MT) e Santarém (PA). Para tal, utilizou-se um modelo equilíbrio geral computável (EGC) inter-regional integrado a um modelo de transporte. A variação dos custos de transporte na rede, gerada pelo modelo de transporte, forneceu o insumo fundamental na realização desta análise. Os resultados foram construídos de acordo com dois fechamentos do modelo EGC: um relacionado à fase de construção (curto prazo) e outro, a fase de operação (longo prazo). A metodologia empregada permitiu a projeção dos impactos dos investimentos sobre as economias dos estados diretamente afetados pelos projetos, bem como efeitos de vazamento e spillover para as demais unidades da federação. Outra medida foi utilizada de forma alternativa para avaliação da eficiência dos projetos, a de produtividade marginal dos investimentos (PMI). Este índice apontou um coeficiente mais elevado na fase de construção dos investimentos, em ambos os projetos, com valor um pouco maior no projeto da BR-101.
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