Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Hormindo Pereira de Souza JuniorRosemary Dore HeijmansJoão Bosco LaudaresTatiana Lage de Castro2019-08-10T19:58:05Z2019-08-10T19:58:05Z2013-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FVGFPO presente trabalho analisa o Programa Nacional de Inclusão de Jovens ProJovem Urbano, em específico, a formação de professores ofertada aos docentes do Programa. Instituído em 2005, na primeira gestão do Governo Lula, o ProJovem Urbano tem como finalidade a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária de jovens, com idades entre 18 e 29 anos. O Programa em questão oferta aos docentes uma formação inicial e continuada durante 18 meses, com o intuito de que os professores tenham um conhecimento mais profundo dos princípios e conceitos, entre outros aspectos norteadores do Programa. Tendo em vista que existem diversas abordagens teóricas em relação à formação de professores, este trabalho desenvolveu uma interlocução entre diferentes autores dessa área, considerando suas especificidades conceituais. Esse diálogo busca alcançar um eixo norteador do que possa vir a ser considerada uma formação de professores embasada em um campo conceitual crítico e consistente. Neste direcionamento, não existe uma fórmula certa para a formação de professores, mas é necessário discutir diversas abordagens para a formação desses profissionais. Essas abordagens são discutidas nesse trabalho utilizando-se estudos acadêmicos que abordam a formação do professor reflexivo; outros trabalhos que analisam a formação crítico-reflexiva; e por fim, estudos que abordam o desenvolvimento da autonomia, as dimensões dos conteúdos específicos, a dimensão das habilidades técnicas e a dimensão das relações situacionais; entre estes: Tanuri (2000); Nóvoa (1997); Ludke (2004); Tardif (2012); Imbernón (2011); Severino (2003), dentre outros. A metodologia de pesquisa empregada neste estudo está centrada na abordagem qualitativa, considerada a mais propícia para alcançar os objetivos propostos e capturar os diferentes significados vivenciados pelos docentes durante sua formação. Nesse sentido, o Estudo de Caso foi utilizado como estratégia de pesquisa, considerada pertinente em um contexto complexo e dinâmico, como o da formação de professores para o ProJovem Urbano. A triangulação de métodos foi utilizada, com o intuito de minimizar as limitações de cada instrumento de coleta de dados da pesquisa, a saber: entrevista semiestruturada, do tipo centralizada no problema, observação naturalista e pesquisa documental. A Análise de Conteúdo foi usada para a interpretação dos dados das entrevistas, que foram realizadas com os professores no Programa em questão do ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Assim, através das observações de campo e das entrevistas realizadas, os seguintes resultados foram obtidos: a grande maioria dos entrevistados percebe pouca relação entre a formação continuada ofertada pelo ProJovem Urbano e sua prática em sala de aula, sendo que as técnicas, as atividades e os métodos que utiliza, muitas vezes, advém de sua própria experiência docente e história de vida. Ainda, assim, trouxeram para a entrevista críticas ao modelo formativo adotado pela edição 2012 do ProJovem Urbano no Município de Belo Horizonte, por perceberem este como excessivamente teórico, desconectado de sua prática docente e de sua vivência escolar. Nessa direção, a formação ofertada pelo ProJovem Urbano em Belo Horizonte possui uma visão tradicional de formação de professores.This work analyzes the Brazilian National Youth Inclusion Program - ProJovem Urbano, in specific teacher training offered to the programs teachers. Established in 2005, in the first administration of the Lula Government, ProJovem Urbano aims at the completion of basic education, vocational training and community action of young people between the ages of 18 and 29 years. The program in question offers initial and continued training for teachers during 18 months, in order for teachers to have a deeper knowledge of principles and concepts, among other aspects guiding the program. Given that there are several theoretical approaches in relation to teacher education, this work developed a dialogue between different authors in this area, considering their conceptual specificities. This dialogue seeks arrive at a guiding principle of which may be considered a teacher education grounded in a critical and consistent conceptual field. In this direction, there is not a right formula for teacher education, but it is necessary to discuss the various approaches to their training. These approaches are discussed in this work using scholars studies that address the reflective teacher education; others works that analyze the critical-reflective education, and finally, studies that address the autonomy development, the specific contents dimensions, the technical skills dimension, and situational relations dimension, among them: Tanuri (2000); Nóvoa (1997), Ludke (2004); Tardif (2012); Imbernon (2011), Severino (2003), among others. The research methodology used in this study is focused on the qualitative approach, considered the most conducive to achieving the proposed objectives and capturing the different meanings experienced by teachers during their training. In this sense, the case study was used as a research strategy, considered relevant in a complex and dynamic context, such as the training of teachers for the ProJovem Urbano. The triangulation of methods was used in order to minimize the limitations of each data collecting instrument, namely: type problem-centered semi-structured interview, naturalistic observation and documentary research. The content analysis was used to interpret the data from the interviews, which were conducted with teachers in the program in question from elementary schools, professional training, and community action, in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. Thus, through field observations and interviews, the following results were obtained: the vast majority of respondents perceive little relationship between continuing education offered by ProJovem Urbano and their practice in the classroom, being the techniques, activities and methods they use, often stem from their own teaching experience and their life history. Even so, they brought criticism of the training model adopted by the 2012 edition of Urban ProJovem in the Municipality of Belo Horizonte to the interview, because they perceive this as too theoretical and disconnected from their teaching practice and their school experience. In this direction, the training offered by ProJovem Urbano in Belo Horizonte has a traditional view of teacher training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores  Formação Educação e Estado  Belo HorizonteFormação de professoresPolíticas públicasProJovem UrbanoPolíticas públicas para a educação: a formação de professores no Programa Nacional de Inclusão de Jovens: educação, qualificação e ação comunitária (ProJovem Urbano) do município de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_tatiana_lage_de_castro.pdfapplication/pdf2780278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FVGFP/1/disserta__o_tatiana_lage_de_castro.pdf5c0984f310643a0036e4fa8d402d8d1aMD51TEXTdisserta__o_tatiana_lage_de_castro.pdf.txtdisserta__o_tatiana_lage_de_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain280158https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FVGFP/2/disserta__o_tatiana_lage_de_castro.pdf.txt05f51c49c3736d792a625396c8a1327fMD521843/BUBD-9FVGFP2019-11-14 06:57:50.609oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FVGFPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:57:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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