Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z |
Resumo: | A importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula. |
id |
UFMG_68dae802d2082e46cd7b46f43b604bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTG4Z |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Dacle Vilma CarvalhoLindalva Carvalho ArmondKelly Aparecida Cassiano Coelho2019-08-14T02:11:17Z2019-08-14T02:11:17Z2012-05-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4ZA importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula.The importance of effective interaction between teacher and student each day is being studied further, because education comes from the relationship between teacher and student. The harmonious relationship between teacher-student relationship is very important because it enables learning, and ends up producing positive results. However there are factors that can influence the effective interaction between student teacher, favoring or hindering the learning process. Given this context this study was developed with the aim of identifying factors that influence the effective interaction between teachers and students in the classroom. It is an integrative literature review conducted with a sample of 11 articles published in Portuguese and in the period 2002 to 2010, identified in the databases SciELO and LILACS. Through the references made by several authors concluded that the effective interaction is essential to the relationship between educators and students, creating conditions conducive to the learning process. We identified 11 factors that favor the student teacher ratio in the classroom and 13 that hinder that relationship. The identification of these factors may support the thinking of teachers who wish to develop an ability to interact effectively with their students in the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalRelaçãoSala de aulaEnfermagemInteraçãoProfessor alunoFatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__kelly_pdf.pdfapplication/pdf163325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/1/tcc__kelly_pdf.pdf4afb8b8578c0febbb04d22e40a4f9c4bMD51TEXTtcc__kelly_pdf.pdf.txttcc__kelly_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain49005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/2/tcc__kelly_pdf.pdf.txtcaba499cd33c4caff28c8865f52bf64fMD521843/BUBD-9DTG4Z2019-11-14 06:05:49.809oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTG4ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:05:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
title |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
spellingShingle |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula Kelly Aparecida Cassiano Coelho Relação Sala de aula Enfermagem Interação Professor aluno Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
title_full |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
title_fullStr |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
title_sort |
Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula |
author |
Kelly Aparecida Cassiano Coelho |
author_facet |
Kelly Aparecida Cassiano Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dacle Vilma Carvalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lindalva Carvalho Armond |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kelly Aparecida Cassiano Coelho |
contributor_str_mv |
Dacle Vilma Carvalho Lindalva Carvalho Armond |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Sala de aula Enfermagem Interação Professor aluno |
topic |
Relação Sala de aula Enfermagem Interação Professor aluno Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
A importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T02:11:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T02:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/1/tcc__kelly_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/2/tcc__kelly_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afb8b8578c0febbb04d22e40a4f9c4b caba499cd33c4caff28c8865f52bf64f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589465761906688 |