Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kelly Aparecida Cassiano Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z
Resumo: A importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula.
id UFMG_68dae802d2082e46cd7b46f43b604bb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTG4Z
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dacle Vilma CarvalhoLindalva Carvalho ArmondKelly Aparecida Cassiano Coelho2019-08-14T02:11:17Z2019-08-14T02:11:17Z2012-05-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4ZA importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula.The importance of effective interaction between teacher and student each day is being studied further, because education comes from the relationship between teacher and student. The harmonious relationship between teacher-student relationship is very important because it enables learning, and ends up producing positive results. However there are factors that can influence the effective interaction between student teacher, favoring or hindering the learning process. Given this context this study was developed with the aim of identifying factors that influence the effective interaction between teachers and students in the classroom. It is an integrative literature review conducted with a sample of 11 articles published in Portuguese and in the period 2002 to 2010, identified in the databases SciELO and LILACS. Through the references made by several authors concluded that the effective interaction is essential to the relationship between educators and students, creating conditions conducive to the learning process. We identified 11 factors that favor the student teacher ratio in the classroom and 13 that hinder that relationship. The identification of these factors may support the thinking of teachers who wish to develop an ability to interact effectively with their students in the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalRelaçãoSala de aulaEnfermagemInteraçãoProfessor alunoFatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__kelly_pdf.pdfapplication/pdf163325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/1/tcc__kelly_pdf.pdf4afb8b8578c0febbb04d22e40a4f9c4bMD51TEXTtcc__kelly_pdf.pdf.txttcc__kelly_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain49005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/2/tcc__kelly_pdf.pdf.txtcaba499cd33c4caff28c8865f52bf64fMD521843/BUBD-9DTG4Z2019-11-14 06:05:49.809oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTG4ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:05:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
title Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
spellingShingle Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
Kelly Aparecida Cassiano Coelho
Relação
Sala de aula
Enfermagem
Interação
Professor aluno
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
title_full Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
title_fullStr Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
title_full_unstemmed Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
title_sort Fatores que interferem na interação efetiva entre professor e aluno na sala de aula
author Kelly Aparecida Cassiano Coelho
author_facet Kelly Aparecida Cassiano Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dacle Vilma Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lindalva Carvalho Armond
dc.contributor.author.fl_str_mv Kelly Aparecida Cassiano Coelho
contributor_str_mv Dacle Vilma Carvalho
Lindalva Carvalho Armond
dc.subject.por.fl_str_mv Relação
Sala de aula
Enfermagem
Interação
Professor aluno
topic Relação
Sala de aula
Enfermagem
Interação
Professor aluno
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A importância da interação efetiva entre professor e aluno está a cada dia sendo mais estudada, pois a educação provém da relação entre professor e aluno. A relação harmoniosa entre professor-aluno é muito importante, pois possibilita a aprendizagem, e acaba produzindo resultados positivos. Entretanto existem fatores que podem influenciar na interação efetiva entre professor aluno, favorecendo ou prejudicando no processo ensino aprendizagem. Diante deste contexto Foi desenvolvido este estudo com o objetivo de identificar fatores que influenciam na interação efetiva entre professores e alunos em sala de aula. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida com uma amostra de 11 artigos publicados em português e no período de 2002 a 2010, identificados nas bases de dados SCIELO e LILACS. Através das referencias apresentadas pelos diversos autores conclui-se que a interação efetiva é essencial ao relacionamento entre educadores e educandos, criando-se condições favoráveis ao processo ensino aprendizagem. Foram identificados 11 fatores que favorecem a relação professor aluno em sala de aula e 13 que dificultam esta relação. As identificações desses fatores poderão subsidiar a reflexão de professores que almejam desenvolver habilidade para uma interação efetiva com seus alunos em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T02:11:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T02:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTG4Z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/1/tcc__kelly_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTG4Z/2/tcc__kelly_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afb8b8578c0febbb04d22e40a4f9c4b
caba499cd33c4caff28c8865f52bf64f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589465761906688