Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Fuly Cateb
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Samuel Rosa Silveira Amaral, Samuel Cristovão Lopes Gonçalves, Isaias José Ramos de Oliveira, Raquel Oliveira Prates, Bruno Azevedo Chagas, Milena Soriano Marcolino, Zilma Silveira Nogueira Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-288
http://hdl.handle.net/1843/60587
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0002-7128-4974
https://orcid.org/0000-0002-8571-3135
https://orcid.org/0000-0003-4278-3771
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
Resumo: A pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os sistemas de saúde ao limite da capacidade de atendimento. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de um chatbot desenvolvido para triagem de pacientes, antes de teleconsulta, para identificar sintomas de COVID-19. Sintomas informados no diálogo foram comparados com os relatados aos médicos, em um serviço de urgência. Em 96 pacientes, dispneia foi o sintoma mais frequente (16,6%) e o único que mostrou concordância moderada com a história registrada em prontuário eletrônico (Kappa=0,605). Concluindo, a tecnologia mostrou-se útil para detectar um dos sintomas graves da COVID-19, mas não foi possível evidenciar sua eficácia em relação aos sintomas menores.
id UFMG_69792f02ee60dd5da7a3ed657ec99151
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60587
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-11-07T20:39:28Z2023-11-07T20:39:28Z2022821280212810https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-2882525-8761http://hdl.handle.net/1843/60587https://orcid.org/0000-0001-9232-4309https://orcid.org/0000-0002-7128-4974https://orcid.org/0000-0002-8571-3135https://orcid.org/0000-0003-4278-3771https://orcid.org/0000-0001-6374-9295A pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os sistemas de saúde ao limite da capacidade de atendimento. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de um chatbot desenvolvido para triagem de pacientes, antes de teleconsulta, para identificar sintomas de COVID-19. Sintomas informados no diálogo foram comparados com os relatados aos médicos, em um serviço de urgência. Em 96 pacientes, dispneia foi o sintoma mais frequente (16,6%) e o único que mostrou concordância moderada com a história registrada em prontuário eletrônico (Kappa=0,605). Concluindo, a tecnologia mostrou-se útil para detectar um dos sintomas graves da COVID-19, mas não foi possível evidenciar sua eficácia em relação aos sintomas menores.The novel coronavirus pandemic has overloaded healthcare systems to the limit. Our aim was to assess the effectiveness of a chatbot to identify symptoms of COVID-19. The chatbot was developed to screen patients before teleconsultation. The symptoms informed in the dialogue were compared with those reported to the doctors in an emergency service. Among 96 patients assessed, dyspnea was the most frequent symptom (16,6%), and the only one that showed moderate agreement with the medical history recorded in electronic medical records (Kappa=0.605). In conclusion, the technology was useful in detecting one of the major symptoms of COVID-19. However, it was not possible to evidence its effectiveness to assessminor symptoms.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIABrazilian journal of developmentInteligência artificialCOVID-19TelemedicinaChatbotCovid-19TelessaúdeTeleassistênciaPilotoEstudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19Pilot validation of a frontline chatbot to face Covid-19 using telehealth assistanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44284Gabriel Fuly CatebSamuel Rosa Silveira AmaralSamuel Cristovão Lopes GonçalvesIsaias José Ramos de OliveiraRaquel Oliveira PratesBruno Azevedo ChagasMilena Soriano MarcolinoZilma Silveira Nogueira Reisapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60587/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19.pdfEstudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19.pdfapplication/pdf261063https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60587/2/Estudo%20piloto%20de%20valida%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20chatbot%20de%20rastreamento%2c%20implementado%20para%20direcionar%20a%20teleassist%c3%aancia%20em%20COVID-19.pdfd010ad9c627c6dd8c8b5157942f40086MD521843/605872023-11-07 17:39:29.177oai:repositorio.ufmg.br:1843/60587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-07T20:39:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pilot validation of a frontline chatbot to face Covid-19 using telehealth assistance
title Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
spellingShingle Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
Gabriel Fuly Cateb
Chatbot
Covid-19
Telessaúde
Teleassistência
Piloto
Inteligência artificial
COVID-19
Telemedicina
title_short Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
title_full Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
title_fullStr Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
title_full_unstemmed Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
title_sort Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em Covid-19
author Gabriel Fuly Cateb
author_facet Gabriel Fuly Cateb
Samuel Rosa Silveira Amaral
Samuel Cristovão Lopes Gonçalves
Isaias José Ramos de Oliveira
Raquel Oliveira Prates
Bruno Azevedo Chagas
Milena Soriano Marcolino
Zilma Silveira Nogueira Reis
author_role author
author2 Samuel Rosa Silveira Amaral
Samuel Cristovão Lopes Gonçalves
Isaias José Ramos de Oliveira
Raquel Oliveira Prates
Bruno Azevedo Chagas
Milena Soriano Marcolino
Zilma Silveira Nogueira Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel Fuly Cateb
Samuel Rosa Silveira Amaral
Samuel Cristovão Lopes Gonçalves
Isaias José Ramos de Oliveira
Raquel Oliveira Prates
Bruno Azevedo Chagas
Milena Soriano Marcolino
Zilma Silveira Nogueira Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Chatbot
Covid-19
Telessaúde
Teleassistência
Piloto
topic Chatbot
Covid-19
Telessaúde
Teleassistência
Piloto
Inteligência artificial
COVID-19
Telemedicina
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inteligência artificial
COVID-19
Telemedicina
description A pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os sistemas de saúde ao limite da capacidade de atendimento. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de um chatbot desenvolvido para triagem de pacientes, antes de teleconsulta, para identificar sintomas de COVID-19. Sintomas informados no diálogo foram comparados com os relatados aos médicos, em um serviço de urgência. Em 96 pacientes, dispneia foi o sintoma mais frequente (16,6%) e o único que mostrou concordância moderada com a história registrada em prontuário eletrônico (Kappa=0,605). Concluindo, a tecnologia mostrou-se útil para detectar um dos sintomas graves da COVID-19, mas não foi possível evidenciar sua eficácia em relação aos sintomas menores.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-07T20:39:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-07T20:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60587
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-288
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0002-7128-4974
https://orcid.org/0000-0002-8571-3135
https://orcid.org/0000-0003-4278-3771
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
url https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-288
http://hdl.handle.net/1843/60587
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0002-7128-4974
https://orcid.org/0000-0002-8571-3135
https://orcid.org/0000-0003-4278-3771
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
identifier_str_mv 2525-8761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian journal of development
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60587/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60587/2/Estudo%20piloto%20de%20valida%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20chatbot%20de%20rastreamento%2c%20implementado%20para%20direcionar%20a%20teleassist%c3%aancia%20em%20COVID-19.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
d010ad9c627c6dd8c8b5157942f40086
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589208245272576