Pesquisa de opinião na escola: dando voz aos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabyola Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQ8H
Resumo: O educador deve estar sempre questionando sua prática pedagógica, buscando soluções alternativas para o aperfeiçoamento do seu trabalho. Inovar e renovar deve ser o seu objetivo. Este trabalho se apresenta como alternativa à prática pedagógica na escola e propõe a inserção da pesquisa de opinião no cotidiano das atividades curriculares, além de uma reflexão e análise de como a pesquisa de opinião pode enriquecer os conhecimentos dos alunos e promover sua interação na comunidade escolar e familiar, transformá-los em agentes de sua história e mediadores sociais nas questões polêmicas que envolvem o meio em que vivem. O trabalho consta de oito etapas, realizadas durante o processo da pesquisa de opinião, e visa desenvolver nos alunos habilidades como: produção de textos, levantamento e verificação de hipóteses acerca do objeto pesquisado, construção de gráficos, ação e interação com o público alvo deste projeto: os alunos do Programa Escola Integrada (PEI) um programa da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH) que tem por objetivo principal oferecer aos alunos escola em horário integral. Os alunos atendidos pelo PEI permanecem na escola durante nove horas diárias, e, no turno que não estão em sala de aula com seus professores, participam de oficinas ministradas por estudantes de graduação em instituições conveniadas com a PBH e sob coordenação de uma professora comunitária na escola. O PEI conta, também, com uma coordenadora do programa da RME/BH, além de vários parceiros e voluntários. Por meio da pesquisa de opinião foi possível conhecer a oficina preferida dos alunos do PEI. A partir do resultado a escola se empenhará na busca de recursos para investir na oficina apontada como a preferida, reconhecendo a opinião dos alunos e validando a pesquisa realizada.
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