Estratégia de adequação do regimento interno da Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQGEN |
Resumo: | Com o advento da Constituição Federal de 1988, as Secretarias de Estado da Saúde, para além de seus papéis estratégicos, de desempenhar suas funções gestoras, tiveram o desafio de ser lugar de ensino-aprendizagem, e formar e qualificar profissionais com ênfase na integração ensino-serviço. Para essa finalidade, no Governo do Estado do Tocantins, existiam desde 2002, dois espaços, quais sejam, a Escola Técnica do SUS Dr. Gismar Gomes autarquia responsável pela formação técnica de profissionais de nível médio em saúde; e a Diretoria de Gestão da Educação na Saúde - DGES, responsável pela qualificação dos trabalhadores da saúde. Em 2011, ocorreu a fusão das duas, tornando-se uma única estrutura administrativa da SESAU-TO, denominada Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes, resguardando as competências de ambas, por meio de duas Diretorias: Diretoria de Educação Profissional e Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES, lócus de qualificação e de gestão da política de educação permanente em saúde. Diante do contexto atual, verificou-se que os instrumentos de gestão pedagógica, dentre eles o regimento interno, não se adequa às necessidades e especificidades da DGES/ETSUS. Por meio deste projeto de intervenção, apresenta-se proposta de readequação do Regimento Interno da DGES, e consequentemente colaborar com o arcabouço legal da ETSUS. |
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Raissa Silva SouzaMarcia Valeria Ribeiro de Queiroz Santana2019-08-13T02:09:52Z2019-08-13T02:09:52Z2013-07-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQGENCom o advento da Constituição Federal de 1988, as Secretarias de Estado da Saúde, para além de seus papéis estratégicos, de desempenhar suas funções gestoras, tiveram o desafio de ser lugar de ensino-aprendizagem, e formar e qualificar profissionais com ênfase na integração ensino-serviço. Para essa finalidade, no Governo do Estado do Tocantins, existiam desde 2002, dois espaços, quais sejam, a Escola Técnica do SUS Dr. Gismar Gomes autarquia responsável pela formação técnica de profissionais de nível médio em saúde; e a Diretoria de Gestão da Educação na Saúde - DGES, responsável pela qualificação dos trabalhadores da saúde. Em 2011, ocorreu a fusão das duas, tornando-se uma única estrutura administrativa da SESAU-TO, denominada Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes, resguardando as competências de ambas, por meio de duas Diretorias: Diretoria de Educação Profissional e Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES, lócus de qualificação e de gestão da política de educação permanente em saúde. Diante do contexto atual, verificou-se que os instrumentos de gestão pedagógica, dentre eles o regimento interno, não se adequa às necessidades e especificidades da DGES/ETSUS. Por meio deste projeto de intervenção, apresenta-se proposta de readequação do Regimento Interno da DGES, e consequentemente colaborar com o arcabouço legal da ETSUS.With the advent of the Federal Constitution of 1988, the Secretaries of State for Health, in addition to their strategic roles, managing to perform their functions, had the challenge of being a place for teaching and learning, and training and qualifying professional education with emphasis on integration-service. For this purpose, the Government of the State of Tocantins, existed since 2002, two spaces, namely the Technical School SUS Gismar Dr. Gomes-local authority responsible for the technical training of mid-level professionals in health, and the Management Board of Education health-DGES, responsible for the qualification of health workers. In 2011, it merged the two, becoming a single administrative structure of SESAU-TO called School Tocantinense SUS- Dr. Gismar Gomes, safe guarding the powers of both, through two directorates: Directorate of Professional Education and Executive management health Education-DGES, locus of qualification and management policy continuing health education. Given the current context, it was found the pedagogical management tools, including the bylaws, does not suit the needs and specificities of DGES/ETSUS. Through this intervention project presents propos al to read just the Bylaws of the DGES, and therefore collaborate with the legal frame work of ETSUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducaçãRegimento internoSaúdeGestãoEstratégia de adequação do regimento interno da Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_mvrqs_final.pdfapplication/pdf161585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQGEN/1/tcc_mvrqs_final.pdfc2d4598db95a12dc77844d053de4a89fMD51TEXTtcc_mvrqs_final.pdf.txttcc_mvrqs_final.pdf.txtExtracted texttext/plain72443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQGEN/2/tcc_mvrqs_final.pdf.txted7e25a911bf2cad5d77008d7d1baff3MD521843/BUBD-9ZQGEN2019-11-14 20:46:06.235oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQGENRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:46:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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