Escola Técnica do SUS: projeto para a construção de um manual de acolhimento e integração para novos colaboradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWNT8 |
Resumo: | As Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - ETSUS são entidades governamentais voltadas para a área da saúde com finalidade de atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que atuam nos serviços de saúde ligada às Secretarias de Saúde dos estados e municípios. Atualmente em um mundo globalizado e de inovações tecnológicas dentro de uma sociedade, otrabalho passa por um processo de continua mudança e transformação na organização do trabalho. Considerando as características e as especificidades do trabalho em saúde e as relações interpessoais pautadas em princípios éticos e de cidadania da ETSUS, percebeu-se a necessidade de elaborar um manual de acolhimento e integração. Este projeto de intervenção foi elaborado com o objetivo de fornecer as melhores condições de acolhimento e inserção na ETSUS. Assim,tendo em conta que o individuo que entra e a organização que o acolhe, possuem um conjunto de valores, motivações e expectativas necessariamente diferentes, torna-se fundamental possuir as ferramentas e os instrumentos apropriados que garantam o estabelecimento e manutenção de um equilibrio social adequado. |
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Simone Cardoso Lisboa PereiraPaula Goncalves BicalhoÂngela Tieko Okubo Santos2019-08-12T06:51:50Z2019-08-12T06:51:50Z2013-06-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWNT8As Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - ETSUS são entidades governamentais voltadas para a área da saúde com finalidade de atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que atuam nos serviços de saúde ligada às Secretarias de Saúde dos estados e municípios. Atualmente em um mundo globalizado e de inovações tecnológicas dentro de uma sociedade, otrabalho passa por um processo de continua mudança e transformação na organização do trabalho. Considerando as características e as especificidades do trabalho em saúde e as relações interpessoais pautadas em princípios éticos e de cidadania da ETSUS, percebeu-se a necessidade de elaborar um manual de acolhimento e integração. Este projeto de intervenção foi elaborado com o objetivo de fornecer as melhores condições de acolhimento e inserção na ETSUS. Assim,tendo em conta que o individuo que entra e a organização que o acolhe, possuem um conjunto de valores, motivações e expectativas necessariamente diferentes, torna-se fundamental possuir as ferramentas e os instrumentos apropriados que garantam o estabelecimento e manutenção de um equilibrio social adequado.The Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - ETSUS government entities are directed to the area of health with the purpose of meeting local demands for technical training of workers who work in health services linked to the Health Departments of the states and municipalities. Currently in a globalized and technological innovationswithin a society, the work goes through a process of continuous change and transformation in work organization. Considering the characteristics and specificities of health work and interpersonal relationships guided by ethical principles and citizenship ETSUS, realized the need to develop a manual of reception and integration. This intervention project was developed, with the goal of providing the best conditions for reception and integration in ETSUS. So, taking into account that the individual entering and the organization that welcomes, have a set of values, motivations and expectations necessarily different, it is crucial to possess the tools and instruments appropriate to ensure the establishment and maintenance of an adequate social balance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemAcolhimentoRecursos humanosEscolas técnica do SUSEscola Técnica do SUS: projeto para a construção de um manual de acolhimento e integração para novos colaboradoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_ngela_tieko_okubo_santos.pdfapplication/pdf490657https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWNT8/1/_ngela_tieko_okubo_santos.pdf42837b016550bdaf92fab7de7928368cMD51TEXT_ngela_tieko_okubo_santos.pdf.txt_ngela_tieko_okubo_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain36500https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWNT8/2/_ngela_tieko_okubo_santos.pdf.txt4f37ce45966ac3d1a14f2c19b348a144MD521843/BUOS-9KWNT82019-11-14 10:35:39.95oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWNT8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:35:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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