A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gillienne Guimarães Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX9J7Y
Resumo: O professor que se propõe a ensinar a disciplina Língua Portuguesa, para alunos que a tem como língua materna, assume, talvez, um desafio maior do que aquele que se aventura a ensinar uma língua estrangeira. Para o aluno que aprende uma segunda língua, tudo é novidade, é interessante, desafiador e relevante, uma vez que o aprendiz quer se tornar fluente no novo idioma, capaz de entender e se fazer entendido. É um mundo novo de possibilidades que se abre à sua frente. Mas, em se tratando do ensino de língua materna, como despertar os mesmos interesses nos alunos se, desde o início de nossa infância, no seio familiar, já aprendemos, natural e espontaneamente, quase todo o necessário para nos comunicarmos pelo resto de nossas vidas? Esse questionamento vem me inquietando, desde o ingresso no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, no ano de 2007, na atual Universidade Estadual de Minas Gerais (campus Divinópolis). Como ensinar Língua Portuguesa, para exímios usuários dessa língua? Como não ceder à pressão social e, pior, às vezes, até à educacional de transformar o ensino de Língua Portuguesa em aulas, puramente, de gramática normativa? Seria mais fácil e cômodo sucumbir a essas pressões e ensinar apenas uma pontinha do iceberg enorme e flutuante que é a língua. Mas, este trabalho é resultado de uma tentativa que contraria essa tendência. É fruto da disposição, empenho e esforço de sair do lugar comum, da estagnação, do charco de lodo que é o ensino da língua imaginária de Orlandi (1990), para levar os alunos a beberem, nadarem e usufruírem, prazerosamente, do rio caudaloso de águas renováveis que é a língua fluida (ORLANDI, 1990). Para tanto, nos propusemos a trazer para a sala de aula, como objeto de análise e investigação, algo que fosse do interesse dos próprios alunos e que tornasse o ensino de Língua Portuguesa mais atrativo, relevante e significativo para eles: a linguagem online (também conhecida como internetês). Nosso objetivo geral era propor estratégias pedagógicas para se trabalhar a linguagem online em benefício do desenvolvimento da competência linguística e discursiva dos alunos. Nossas pretensões iniciais iam, também, além disso: por que não tentar trabalhar a educação linguística de nossos alunos, desmitificando vários mitos relacionados ao uso da linguagem online? Acreditávamos e, conseguimos provar, que isso era possível. E, ainda mais: que através do estudo sistemático da linguagem online conseguiríamos ensinar tópicos importantes da gramática normativa e evidenciar conhecimentos prévios que os sujeitos de pesquisa tinham sobre a norma padrão de nossa língua e suas convenções. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis (MG), com trinta e seis alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-la, utilizamos o método sequência de ensino, proposto por Aguiar Jr. (2005). Os objetivos desta pesquisa foram plenamente alcançados, o que comprova que as aulas de Língua Portuguesa podem e devem ser mais atrativas e interessantes para os alunos, partindo de temas e tópicos linguísticos com os quais eles tenham contato e percebam sentido em estudá-los.
id UFMG_6b1f867800fc63b4b6d5bc31c7c9c7e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AX9J7Y
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Francisco DiasElke Beatriz Felix PenaFabiana Cristina KomesuGillienne Guimarães Garcia2019-08-13T03:52:24Z2019-08-13T03:52:24Z2018-02-26http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX9J7YO professor que se propõe a ensinar a disciplina Língua Portuguesa, para alunos que a tem como língua materna, assume, talvez, um desafio maior do que aquele que se aventura a ensinar uma língua estrangeira. Para o aluno que aprende uma segunda língua, tudo é novidade, é interessante, desafiador e relevante, uma vez que o aprendiz quer se tornar fluente no novo idioma, capaz de entender e se fazer entendido. É um mundo novo de possibilidades que se abre à sua frente. Mas, em se tratando do ensino de língua materna, como despertar os mesmos interesses nos alunos se, desde o início de nossa infância, no seio familiar, já aprendemos, natural e espontaneamente, quase todo o necessário para nos comunicarmos pelo resto de nossas vidas? Esse questionamento vem me inquietando, desde o ingresso no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, no ano de 2007, na atual Universidade Estadual de Minas Gerais (campus Divinópolis). Como ensinar Língua Portuguesa, para exímios usuários dessa língua? Como não ceder à pressão social e, pior, às vezes, até à educacional de transformar o ensino de Língua Portuguesa em aulas, puramente, de gramática normativa? Seria mais fácil e cômodo sucumbir a essas pressões e ensinar apenas uma pontinha do iceberg enorme e flutuante que é a língua. Mas, este trabalho é resultado de uma tentativa que contraria essa tendência. É fruto da disposição, empenho e esforço de sair do lugar comum, da estagnação, do charco de lodo que é o ensino da língua imaginária de Orlandi (1990), para levar os alunos a beberem, nadarem e usufruírem, prazerosamente, do rio caudaloso de águas renováveis que é a língua fluida (ORLANDI, 1990). Para tanto, nos propusemos a trazer para a sala de aula, como objeto de análise e investigação, algo que fosse do interesse dos próprios alunos e que tornasse o ensino de Língua Portuguesa mais atrativo, relevante e significativo para eles: a linguagem online (também conhecida como internetês). Nosso objetivo geral era propor estratégias pedagógicas para se trabalhar a linguagem online em benefício do desenvolvimento da competência linguística e discursiva dos alunos. Nossas pretensões iniciais iam, também, além disso: por que não tentar trabalhar a educação linguística de nossos alunos, desmitificando vários mitos relacionados ao uso da linguagem online? Acreditávamos e, conseguimos provar, que isso era possível. E, ainda mais: que através do estudo sistemático da linguagem online conseguiríamos ensinar tópicos importantes da gramática normativa e evidenciar conhecimentos prévios que os sujeitos de pesquisa tinham sobre a norma padrão de nossa língua e suas convenções. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis (MG), com trinta e seis alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-la, utilizamos o método sequência de ensino, proposto por Aguiar Jr. (2005). Os objetivos desta pesquisa foram plenamente alcançados, o que comprova que as aulas de Língua Portuguesa podem e devem ser mais atrativas e interessantes para os alunos, partindo de temas e tópicos linguísticos com os quais eles tenham contato e percebam sentido em estudá-los.A teacher that proposes to teach Portuguese subject to students, who are native Portuguese speakers, assumes, perhaps, a greatest challenge than those who endeavor to teach a foreign language. Learning a second language to a pupil implies novelty, it means everything is new, challenging and relevant, since the learner wants to become fluent in the new language, be able to understand and be understood. It is a new whole world of possibilities that opens ahead of them. However, when it comes to teaching a mother tongue, how can a tutor arouse the same interest in their students, if since their childhood begin in their household core, they already learn almost all what they need to communicate during their lifetime naturally and spontaneously? This questioning has been concerning me, since I entered the Bachelor of Arts major- Portuguese/English, in 2007. In the State University of Minas Gerais (Divinópolis campus) How to teach Portuguese to skilled speakers of this language? How not to give in to social pressure? It is worse, sometimes, even to the educational one to become the Portuguese language education into normative grammar classes purely. It would be easier and convenient to surrender to those pressures and teach only the iceberg tip from a huge language. This paper although represents an attempt that goes against this trend. It is the result of willingness and effort from getting out of the common place. Which means to be out of the box of stagnation, of the mud quagmire, that is the teaching of Orlandis imaginary language(1990), to lead the learners to drink, swim pleasantly and take advantage of the large river of renewable waters that is a fluid language (ORLANDI, 1990). For this purpose we proposed to bring to the classroom, as an analysis and investigation object, something that was from the own students interest and that turned up the Portuguese teaching language process more attractive, relevant and meaningful to them: the online language (also known as netspeak). Our main goal is to put forward pedagogical strategies to work with an online language in benefit of the students linguistics and discursive competency development. Our initial intentions were, indeed, beyond that. Why not trying to work the linguisticsstudentseducation demystifying many myths related to the online language usage? We believed, and we could prove that it was possible. Moreover, that it was feasible to teach important normative grammar topics and highlight the previous knowledge that the research individuals had about our standard language and its convention through online language systematic study. This research is of qualitative nature and was developed in a public school called Joaquim Nabuco, in Divinópolis (MG), with thirty-six students from the ninth grade of Elementary school. In order to elaborate it, we used the sequence teaching method, suggested by Aguiar Jr. (2005). The research goals were achieved fully what proves that the Portuguese language classes can and must be more attractive and interesting to the students. Especially making use of linguistic topics, which they are already familiar with and make sense to the students learn them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa Métodos de ensinoInternet na educaçãointernetêslinguagem onlineensinoLíngua PortuguesaA linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdfapplication/pdf60579863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AX9J7Y/1/disserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdff5d4a3d61a5b7d35e521eca59f492b9dMD51TEXTdisserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdf.txtdisserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain213040https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AX9J7Y/2/disserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdf.txt9722b56f7fe08dd079c25ad4a5cfcc64MD521843/LETR-AX9J7Y2019-11-14 21:03:19.548oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AX9J7YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:03:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
title A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
spellingShingle A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
Gillienne Guimarães Garcia
internetês
linguagem online
ensino
Língua Portuguesa
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Métodos de ensino
Internet na educação
title_short A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
title_full A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
title_fullStr A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
title_full_unstemmed A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
title_sort A linguagem online a favor do desenvolvimento da competência linguística e discursiva do aluno
author Gillienne Guimarães Garcia
author_facet Gillienne Guimarães Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Francisco Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elke Beatriz Felix Pena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fabiana Cristina Komesu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gillienne Guimarães Garcia
contributor_str_mv Luiz Francisco Dias
Elke Beatriz Felix Pena
Fabiana Cristina Komesu
dc.subject.por.fl_str_mv internetês
linguagem online
ensino
Língua Portuguesa
topic internetês
linguagem online
ensino
Língua Portuguesa
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Métodos de ensino
Internet na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Métodos de ensino
Internet na educação
description O professor que se propõe a ensinar a disciplina Língua Portuguesa, para alunos que a tem como língua materna, assume, talvez, um desafio maior do que aquele que se aventura a ensinar uma língua estrangeira. Para o aluno que aprende uma segunda língua, tudo é novidade, é interessante, desafiador e relevante, uma vez que o aprendiz quer se tornar fluente no novo idioma, capaz de entender e se fazer entendido. É um mundo novo de possibilidades que se abre à sua frente. Mas, em se tratando do ensino de língua materna, como despertar os mesmos interesses nos alunos se, desde o início de nossa infância, no seio familiar, já aprendemos, natural e espontaneamente, quase todo o necessário para nos comunicarmos pelo resto de nossas vidas? Esse questionamento vem me inquietando, desde o ingresso no curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, no ano de 2007, na atual Universidade Estadual de Minas Gerais (campus Divinópolis). Como ensinar Língua Portuguesa, para exímios usuários dessa língua? Como não ceder à pressão social e, pior, às vezes, até à educacional de transformar o ensino de Língua Portuguesa em aulas, puramente, de gramática normativa? Seria mais fácil e cômodo sucumbir a essas pressões e ensinar apenas uma pontinha do iceberg enorme e flutuante que é a língua. Mas, este trabalho é resultado de uma tentativa que contraria essa tendência. É fruto da disposição, empenho e esforço de sair do lugar comum, da estagnação, do charco de lodo que é o ensino da língua imaginária de Orlandi (1990), para levar os alunos a beberem, nadarem e usufruírem, prazerosamente, do rio caudaloso de águas renováveis que é a língua fluida (ORLANDI, 1990). Para tanto, nos propusemos a trazer para a sala de aula, como objeto de análise e investigação, algo que fosse do interesse dos próprios alunos e que tornasse o ensino de Língua Portuguesa mais atrativo, relevante e significativo para eles: a linguagem online (também conhecida como internetês). Nosso objetivo geral era propor estratégias pedagógicas para se trabalhar a linguagem online em benefício do desenvolvimento da competência linguística e discursiva dos alunos. Nossas pretensões iniciais iam, também, além disso: por que não tentar trabalhar a educação linguística de nossos alunos, desmitificando vários mitos relacionados ao uso da linguagem online? Acreditávamos e, conseguimos provar, que isso era possível. E, ainda mais: que através do estudo sistemático da linguagem online conseguiríamos ensinar tópicos importantes da gramática normativa e evidenciar conhecimentos prévios que os sujeitos de pesquisa tinham sobre a norma padrão de nossa língua e suas convenções. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida na Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis (MG), com trinta e seis alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-la, utilizamos o método sequência de ensino, proposto por Aguiar Jr. (2005). Os objetivos desta pesquisa foram plenamente alcançados, o que comprova que as aulas de Língua Portuguesa podem e devem ser mais atrativas e interessantes para os alunos, partindo de temas e tópicos linguísticos com os quais eles tenham contato e percebam sentido em estudá-los.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T03:52:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T03:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX9J7Y
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AX9J7Y
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AX9J7Y/1/disserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AX9J7Y/2/disserta__o_gillienne_ap_s_defesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5d4a3d61a5b7d35e521eca59f492b9d
9722b56f7fe08dd079c25ad4a5cfcc64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589356336709632