O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sossolote, Cassia Regina Coutinho
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926
Resumo: Orientador: Ingedore G. Villaça Koch
id UNICAMP-30_00a1a000f9017b0d87ee7603896fde3c
oai_identifier_str oai::82096
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolarLíngua portuguesa - Estudo e ensinoAnálise do discursoLíngua portuguesa - CurrículosLinguísticaOrientador: Ingedore G. Villaça KochDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Quando se trata de entender o ensino de língua portuguesa no interior do aparelho escolar, a tendência tem sido observar os processos de interação professor-a1uno, tanto quanto os conteúdos e as metodologias que vêm sendo adotados no ensino de língua materna. Muitos trabalhos, no entanto, vão além do diagnóstico, propondo soluções que apontam, de maneira inequívoca, para a relevância das teorias lingüísticas no ensino de língua materna. Dito de outro modo, os estudos sobre a aquisição da escrita vislumbram, na lingüística, a possibilidade de mudanças. O professor de 12 e de 22 grau teria, assim, a injunção de buscar, em outras fontes, referências teóricas que o afastassem progressivamente da Gramática Normativa. O objetivo do presente trabalho se aproxima dos trabalhos de Lingüística aplicada, à medida que visa refletir sobre as condições de produção de um discurso pedagógico que levasse as últimas conseqüências a dimensão política do ensino, dimensão que lhe é constitutiva. Evidentemente sem alimentar a ilusão de que a transformação de suas condições de produção dar-se-ia de forma imediata, já que os processo~ sociais não têm a sua origem no sujeito: professores e alunos da rede oficial de ensino. No entanto e em virtude do fato de a Análise do Discurso de tradição francesa influenciar esta reflexão, tornou-se possível observar que o fazer discursivo do professor não se restringe às práticas pedagógicas. No jogo de papéis institucionais que envolvem a interação com os alunos, com os pais, com os pares e com a própria Secretaria de Educação, Poder-se-ia encontrar outras respostas para os impasses no ensino de língua portuguesa. Foi assim que se tomou como ponto de partida dessa pesquisa o discurso do professor em relação à Secretaria de Educação e particularmente, o discurso do professor sobre os documentos oficiais que visam instruir a sua prática pedagógica. Em face dos efeitos de sentido que vêm sendo produzidos pelos discursos publicados pela Secretaria de Educação, partiAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSossolote, Cassia Regina Coutinho19941994-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[213]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82096porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:17:10Zoai::82096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:17:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
title O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
spellingShingle O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
Sossolote, Cassia Regina Coutinho
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise do discurso
Língua portuguesa - Currículos
Linguística
title_short O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
title_full O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
title_fullStr O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
title_full_unstemmed O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
title_sort O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar
author Sossolote, Cassia Regina Coutinho
author_facet Sossolote, Cassia Regina Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça, 1933-2018
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sossolote, Cassia Regina Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise do discurso
Língua portuguesa - Currículos
Linguística
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Análise do discurso
Língua portuguesa - Currículos
Linguística
description Orientador: Ingedore G. Villaça Koch
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926
SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOSSOLOTE, Cassia Regina Coutinho. O discurso de vulgarização da linguistica no aparelho escolar. 1994. [213]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[213]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138309822218240