O papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilmar Bueno Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY
Resumo: Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores.
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