O papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY |
Resumo: | Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores. |
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Katia Modesto ValerioDeise Prina DutraWilliam Augusto MenezesGilmar Bueno Santos2019-08-10T05:55:49Z2019-08-10T05:55:49Z2006-08-25http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNYEste trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores.This work was meant to identify and analyze the use of Discourse Markers (DMs) by EFL students, focusing on the role of formal instruction. The theoretical basis used as the criteria for determining DMs functions in the present research are studies such as Marcuschi (1986), Chiaretti (1993), Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) and Jorge (1997). The analyzed data were also treated statistically in order to determine the most significant conditioning factors for the production of the phenomenon under research. The statistics program used in this research was Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). The results show that the formal instruction as an element to consider in second language learning and teaching can make a contribution to the use of DMs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarcadores conversacionaisCompetência comunicativaAmbiente de sala de aulaAnálise da conversaçãoLíngua inglesa Estudo e ensinoAnálise do discursoMarcadores conversacionaisO papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gilmar.pdfapplication/pdf352306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJNY/1/disserta__o_gilmar.pdffdb5e242f134efb5cdc3642ada4550fcMD51TEXTdisserta__o_gilmar.pdf.txtdisserta__o_gilmar.pdf.txtExtracted texttext/plain216549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6SHJNY/2/disserta__o_gilmar.pdf.txt926c83b7d8366efc63db671bc62af73bMD521843/ALDR-6SHJNY2019-11-14 10:12:12.885oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6SHJNYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:12:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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