O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cibele Gadelha Bernardino
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-745PUB
Resumo: Esta tese investiga a construção do metadiscurso interpessoal em exemplares de artigos acadêmicos produzidos por autores(as) brasileiros(as), visando indagar como os marcadores metadiscursivos interpessoais (HYLAND, 2000) realizados por adjuntos modais (HALLIDAY, 1994) são utilizados pelos(as) autores(as) brasileiros(as) da área de lingüística em exemplares de artigos acadêmicos experimentais, teóricos e de revisão de literatura (SWALES, 2004). Para cumprir tal objetivo, investigamos um corpus composto por 10 exemplares de artigos experimentais, 10 exemplares de artigos de revisão de literatura e de 10 exemplares de artigos teóricos, compilados a partir de exemplares do periódico D.E.L.T.A. disponíveis no site http://www.scielo.br, e publicados no período compreendido entre os anos de 1997 e 2004. Para o levantamento e mapeamento dos adjuntos modais que funcionaram como marcadores interpessoais foi feita uma anotação manual do corpus que permitiu extrair dados quantitativos com o programa WordSmith Tools. No primeiro momento de análise, os advérbios que funcionaram como adjuntos modais foram manualmente anotados, depois fizemos uma classificação dos tipos de adjuntos segundo Halliday (1994) e Halliday & Matthiessen (2004) em diálogo com abordagens funcionais do português (NEVES, 2000). Em um terceiro momento, identificamos os adjuntos modais que funcionaram como marcadores interpessoais (HYLAND,1998/2000). Por fim, uma análise mais detalhada de cada tipo de artigo e de suas unidades retóricas foi realizada para examinar os marcadores interpessoais em seus co-textos. A análise dos dados apontou para os seguintes resultados: (a) nos três corpora o marcador metadiscursivo mais utilizado pelos(as) autores(as) foi o marcador atributivo realizado por adjuntos modais de validade, intensidade e usualidade; (b) Os marcadores metadiscursivos de ênfase foram realizados por adjuntos modais de suposição, persuasão, probabilidade, obviedade e intensidade e o número de ocorrências desses marcadores foi muito próximo nas três categorias de artigos, sendo levemente maior em artigos teóricos (c) os marcadores metadiscursivos de atenuação foram realizados, nos três corpora, por adjuntos modais de probabilidade e suposição, com predomínio absoluto dos adjuntos de probabilidade. O número de marcadores de atenuação foi bastante superior nos exemplares dos artigos experimentais se comparado ao número desses marcadores em artigos teóricos e de revisão de literatura; e (d) os marcadores metadiscursivos atitudinais realizados pelos adjuntos modais de desejo, predição e intensidade foram os menos utilizados em todas as três categorias de artigos. É importante salientar que os(as) autores(as) de artigos experimentais utilizaram mais marcadores metadiscursivos que os(as) autores(as) de artigos teóricos e de revisão de literatura. Esta distinção deve-se, principalmente, às diferenças quanto ao uso dos marcadores metadiscursivos interpessoais de atenuação nos três corpora, uma vez que esse tipo de recurso metadiscursivo foi, preferencialmente, utilizado nos artigos experimentais. Este fato deve-se à presença marcante desses marcadores na unidade retórica Resultados e Discussão, que é típica dos artigos experimentais. Isto indica que em contraste com artigos teóricos e de revisão de literatura, em artigos experimentais, os(as) autores(as) parecem ter uma maior preocupação em atenuar a força asseverativa de suas afirmações, assim como em apresentar-se como fonte de suas proposições, deixando um espaço de negociação mais amplamente aberto com seus pares da comunidade disciplinar.
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Para cumprir tal objetivo, investigamos um corpus composto por 10 exemplares de artigos experimentais, 10 exemplares de artigos de revisão de literatura e de 10 exemplares de artigos teóricos, compilados a partir de exemplares do periódico D.E.L.T.A. disponíveis no site http://www.scielo.br, e publicados no período compreendido entre os anos de 1997 e 2004. Para o levantamento e mapeamento dos adjuntos modais que funcionaram como marcadores interpessoais foi feita uma anotação manual do corpus que permitiu extrair dados quantitativos com o programa WordSmith Tools. No primeiro momento de análise, os advérbios que funcionaram como adjuntos modais foram manualmente anotados, depois fizemos uma classificação dos tipos de adjuntos segundo Halliday (1994) e Halliday & Matthiessen (2004) em diálogo com abordagens funcionais do português (NEVES, 2000). Em um terceiro momento, identificamos os adjuntos modais que funcionaram como marcadores interpessoais (HYLAND,1998/2000). Por fim, uma análise mais detalhada de cada tipo de artigo e de suas unidades retóricas foi realizada para examinar os marcadores interpessoais em seus co-textos. A análise dos dados apontou para os seguintes resultados: (a) nos três corpora o marcador metadiscursivo mais utilizado pelos(as) autores(as) foi o marcador atributivo realizado por adjuntos modais de validade, intensidade e usualidade; (b) Os marcadores metadiscursivos de ênfase foram realizados por adjuntos modais de suposição, persuasão, probabilidade, obviedade e intensidade e o número de ocorrências desses marcadores foi muito próximo nas três categorias de artigos, sendo levemente maior em artigos teóricos (c) os marcadores metadiscursivos de atenuação foram realizados, nos três corpora, por adjuntos modais de probabilidade e suposição, com predomínio absoluto dos adjuntos de probabilidade. O número de marcadores de atenuação foi bastante superior nos exemplares dos artigos experimentais se comparado ao número desses marcadores em artigos teóricos e de revisão de literatura; e (d) os marcadores metadiscursivos atitudinais realizados pelos adjuntos modais de desejo, predição e intensidade foram os menos utilizados em todas as três categorias de artigos. É importante salientar que os(as) autores(as) de artigos experimentais utilizaram mais marcadores metadiscursivos que os(as) autores(as) de artigos teóricos e de revisão de literatura. Esta distinção deve-se, principalmente, às diferenças quanto ao uso dos marcadores metadiscursivos interpessoais de atenuação nos três corpora, uma vez que esse tipo de recurso metadiscursivo foi, preferencialmente, utilizado nos artigos experimentais. Este fato deve-se à presença marcante desses marcadores na unidade retórica Resultados e Discussão, que é típica dos artigos experimentais. Isto indica que em contraste com artigos teóricos e de revisão de literatura, em artigos experimentais, os(as) autores(as) parecem ter uma maior preocupação em atenuar a força asseverativa de suas afirmações, assim como em apresentar-se como fonte de suas proposições, deixando um espaço de negociação mais amplamente aberto com seus pares da comunidade disciplinar.This dissertation examines metadiscourse (Hyland, 1998/2000) in research articles written by Brazilian researchers within the field of linguistics with a view to investigating the role of interpersonal markers (Hyland, 2000) realized by modal adjuncts (Halliday, 1994) in the writers projection of a stance and negotiation with their academic disciplinary communities. In order to pursue this, drawing on Swales (2004) a corpus composed by 10 experimental articles, 10 theoretical articles and 10 review articles published between 1997 and 2004 was compiled from a Brazilian indexed journal (DELTA). Firstly adverbs functioning as modal adjuncts were manually annotated in the corpus and quantitative data regarding their occurrence per article and per rhetorical section were retrieved with the software Wordsmith Tools. In a second stage, adjuncts were classified following Halliday (1994) and Halliday & Matthiessen (2004) supplemented by insights gathered from functional approaches to Portuguese (NEVES, 2000). A third step was to identify modal adjuncts functioning as interpersonal markers according to Hyland (1998/2000). Finally, a more detailed analysis of articles of each type was carried out in order to examine markers interpersonal within their co-text. Our analysis shows that attribute markers realized by modal adjuncts of validity, intensity and usuality were the most frequent markers occurring in the three types of research articles. Metadiscourse markers of emphasis realized by modal adjuncts of presumption, persuasion, probability, obviousness and intensity also occurred in the three types of articles, their frequency being slightly higher in theoretical articles. Moreover, the three types of article showed occurrences of hegdes, which were realized by modal adjuncts of probability and presumption, the former being significantly more frequent. Our analysis further shows that hedges occurred more frequently in experimental articles than theoretical and review articles and that attitudinal markers realized by modal adjuncts of desire, prediction and intensity were the least frequently used category in all the three types of articles. Of the three types of articles, experimental articles showed the highest frequency of metadiscourse markers, mostly due to the significant occurrence of hedges in this type of articles, particularly in the rhetorical section of Results and Discussion, a section typically present in experimental articles. This seems to point to a concern on the part of writers of experimental articles about expressing statements with caution and negotiating their claims to gain acceptance in their disciplinary communities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoLinguistica estruturalLingüística textualCoesão (Lingüística)Produção de textosGêneros discursivosLinguagem EstiloEscrita acadêmicaMetadiscursoLingüística AplicadaO metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcibele_gbernardino_tese.pdfapplication/pdf2405562https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-745PUB/1/cibele_gbernardino_tese.pdfa2d959c0c8a9211b776e38ce982bc4cdMD51TEXTcibele_gbernardino_tese.pdf.txtcibele_gbernardino_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain493450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-745PUB/2/cibele_gbernardino_tese.pdf.txt82274d12f6deb68e7f9786e7bc22a501MD521843/ALDR-745PUB2019-11-14 08:54:11.122oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-745PUBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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