Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97 http://hdl.handle.net/1843/68300 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade. |
id |
UFMG_6c56d9f5c03094913ea98a9df344871b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/68300 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidadeLiteraturaLeitura literáriaFormação docenteLiteraturaLeituraProfessoresEste artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-05-14T19:52:49Z2024-05-14T19:52:49Z2015-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p970102-5473http://hdl.handle.net/1843/68300https://orcid.org/0000-0002-6645-0114porPerspectivaMaria Zélia Versiani MachadoMônica Correia BaptistaCélia Abicalil Belmiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-14T19:52:50Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68300Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-14T19:52:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
title |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
spellingShingle |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade Maria Zélia Versiani Machado Literatura Leitura literária Formação docente Literatura Leitura Professores |
title_short |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
title_full |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
title_fullStr |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
title_full_unstemmed |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
title_sort |
Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade |
author |
Maria Zélia Versiani Machado |
author_facet |
Maria Zélia Versiani Machado Mônica Correia Baptista Célia Abicalil Belmiro |
author_role |
author |
author2 |
Mônica Correia Baptista Célia Abicalil Belmiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Zélia Versiani Machado Mônica Correia Baptista Célia Abicalil Belmiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Leitura literária Formação docente Literatura Leitura Professores |
topic |
Literatura Leitura literária Formação docente Literatura Leitura Professores |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-18 2024-05-14T19:52:49Z 2024-05-14T19:52:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97 0102-5473 http://hdl.handle.net/1843/68300 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 |
url |
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97 http://hdl.handle.net/1843/68300 https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 |
identifier_str_mv |
0102-5473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Perspectiva |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829714500681728 |