Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Zélia Versiani Machado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mônica Correia Baptista, Célia Abicalil Belmiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97
http://hdl.handle.net/1843/68300
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.
id UFMG_6c56d9f5c03094913ea98a9df344871b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68300
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidadeLiteraturaLeitura literáriaFormação docenteLiteraturaLeituraProfessoresEste artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-05-14T19:52:49Z2024-05-14T19:52:49Z2015-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p970102-5473http://hdl.handle.net/1843/68300https://orcid.org/0000-0002-6645-0114porPerspectivaMaria Zélia Versiani MachadoMônica Correia BaptistaCélia Abicalil Belmiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-14T19:52:50Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68300Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-14T19:52:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
title Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
spellingShingle Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
Maria Zélia Versiani Machado
Literatura
Leitura literária
Formação docente
Literatura
Leitura
Professores
title_short Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
title_full Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
title_fullStr Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
title_full_unstemmed Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
title_sort Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade
author Maria Zélia Versiani Machado
author_facet Maria Zélia Versiani Machado
Mônica Correia Baptista
Célia Abicalil Belmiro
author_role author
author2 Mônica Correia Baptista
Célia Abicalil Belmiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Zélia Versiani Machado
Mônica Correia Baptista
Célia Abicalil Belmiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura literária
Formação docente
Literatura
Leitura
Professores
topic Literatura
Leitura literária
Formação docente
Literatura
Leitura
Professores
description Este artigo apresenta reflexões sobre a formação literária de professores de escolas públicas que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, na condição de participantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciado no ano de 2009, o projeto Tertúlia Literária: quem lê também tem muito a dizer concebe a prática da leitura como uma atividade propícia ao estabelecimento de relações intersubjetivas, e, para que isso ocorra, promove encontros mensais com o objetivo de socialização de leituras realizadas a cada mês por professores e mediadores convidados. Em seis anos ininterruptos de encontros e atividades diversas, mantém-se a finalidade de destacar a literatura como uma das leituras que devem fazer parte da vida e, consequentemente, da trajetória de formação dos professores. A experiência acumulada reúne elementos sobre a leitura literária no contexto do Projeto, que busca romper com modelos de formação que dificultam e até mesmo afastam o almejado encontro dos leitores com os livros de literatura. Este texto se propõe a discutir e problematizar aspectos relativos à leitura literária que o Projeto tem revelado, em contexto de formação na Universidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18
2024-05-14T19:52:49Z
2024-05-14T19:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97
0102-5473
http://hdl.handle.net/1843/68300
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
url https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p97
http://hdl.handle.net/1843/68300
https://orcid.org/0000-0002-6645-0114
identifier_str_mv 0102-5473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perspectiva
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829714500681728