Um Bello Horizonte para o projeto educacional batista: o Collegio Baptista Americano Mineiro e a disputa pela oferta da educação privada na cidade (1918-1929)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eder Aguiar Mendes de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HMGTN
Resumo: Em solo mineiro, a iniciativa educacional batista ocorreu no ano de 1897, antes mesmo da inauguração da Nova Capital de Minas, mas foi somente no início dos anos 1920 que a escola adquiriu certa expressividade após a compra do suntuoso terreno no bairro Floresta, área suburbana da cidade de Belo Horizonte. O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de implementação do Collegio Baptista Americano Mineiro (1920) a partir da atuação dos missionários norte-americanos, analisando as relações pela disputa da oferta da educação privada tendo como foco as tensões na cidade de Belo Horizonte, ocorrido entre o educandário batista e as demais instituições confessionais católicas da cidade. Ao mesmo tempo, pretendeu-se compreender como o educandário batista se relacionou com o plano espacial e urbanístico da Capital de Minas. O recorte temporal delimita-se no ano da fundação da escola anexa batista de Belo Horizonte em 1918 até 1929, ano da mudança da legislação estadual a partir da Lei n. 1.092 (12/10/1929), que transformou a precária autorização para o ensino religioso nos grupos escolares em um instrumento legal. Compreende-se que essa Lei representou o "coroamento das disputas ideológicas e políticas travadas pelos intelectuais católicos nos diferentes canais institucionais ao longo da década de 1920, dentre eles o jornal O Horizonte. Nesse sentido, a nova legislação salientou o desequilíbrio de forças na disputa pelo campo educacional privado entre católicos e protestantes no período da Primeira República em Minas Gerais, marcada paradoxalmente pela jurisprudência do laicismo. Para alcançar tais objetivos foram utilizados os periódicos confessionais batista e católico como um instrumento privilegiado de pesquisa para a construção do conhecimento em história da educação, a partir da análise dos discursos dos posicionamentos dos respectivos editoriais perante os debates sobre política e legislações educacionais foi possível a análise do momento no qual esses protagonistas se impuseram como opinião pública e se posicionaram perante a temática do laicismo republicano e dos seus respectivos projetos educacionais propostos à parcela da população belo-horizontina e mineira.
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Ao mesmo tempo, pretendeu-se compreender como o educandário batista se relacionou com o plano espacial e urbanístico da Capital de Minas. O recorte temporal delimita-se no ano da fundação da escola anexa batista de Belo Horizonte em 1918 até 1929, ano da mudança da legislação estadual a partir da Lei n. 1.092 (12/10/1929), que transformou a precária autorização para o ensino religioso nos grupos escolares em um instrumento legal. Compreende-se que essa Lei representou o "coroamento das disputas ideológicas e políticas travadas pelos intelectuais católicos nos diferentes canais institucionais ao longo da década de 1920, dentre eles o jornal O Horizonte. Nesse sentido, a nova legislação salientou o desequilíbrio de forças na disputa pelo campo educacional privado entre católicos e protestantes no período da Primeira República em Minas Gerais, marcada paradoxalmente pela jurisprudência do laicismo. Para alcançar tais objetivos foram utilizados os periódicos confessionais batista e católico como um instrumento privilegiado de pesquisa para a construção do conhecimento em história da educação, a partir da análise dos discursos dos posicionamentos dos respectivos editoriais perante os debates sobre política e legislações educacionais foi possível a análise do momento no qual esses protagonistas se impuseram como opinião pública e se posicionaram perante a temática do laicismo republicano e dos seus respectivos projetos educacionais propostos à parcela da população belo-horizontina e mineira.In Minas Gerais, the Baptist educational initiative took place in the year of 1897, even before the inauguration of Minas New Capital. However, it was only in the early 1920s that the school became relatively important after purchasing the sumptuous terrain in the Floresta district, a suburban area of the city of Belo Horizonte. The present work aims at understanding the implementation process of the Collegio Baptista Americano Mineiro (1920) from the work of American missionaries, analyzing the relations in the struggle for the offer of private education with a focus on the tensions in the city of Belo Horizonte, which happened between the Baptist school and the citys other catholic, confessional institutions. At the same time, one sought to understand the Baptist schools relation with the spatial and urban plan of Minas Gerais capital. The time frame is delimited from the year of the founding of the attached Baptist school of Belo Horizonte in 1918 until 1929, the year of change in state law from the Law number 1,092 (10/12/1929), which transformed the precarious commitment to religious education in school groups in a legal instrument. It is understood that this law represented the "crowning" of the ideological and political struggles waged by Catholic intellectuals in different institutional channels throughout the 1920s, including the newspaper "O Horizonte". In this sense, the new legislation emphasized the imbalance of forces in the struggle for the private educational field between Catholics and Protestants in the period of the First Republic in Minas Gerais, paradoxically marked by the jurisprudence of secularism. In order to reach such objectives, the Baptist and Catholic confessional periodicals were used as a privileged research instrument for the construction of knowledge in the history of education. From the analysis of the discourses about the positions of the respective editorials before the debate on educational policy and legislation, it was possible to analyze the moment when these protagonists asserted themselves as public opinion and took a stand before the issue of the republican laicism and their respective educational projects proposed to part of the population of Belo Horizonte and Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  Historia  Minas Gerais Educação  HistoriaProtestantismoIgreja e educaçãoProtestantismoEducação batistaBelo HorizonteLaicidadeUm Bello Horizonte para o projeto educacional batista: o Collegio Baptista Americano Mineiro e a disputa pela oferta da educação privada na cidade (1918-1929)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o__der_oliveira.pdfapplication/pdf78938318https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMGTN/1/disserta__o__der_oliveira.pdf1a041aa344dbc47edc63dabf8bb60902MD51TEXTdisserta__o__der_oliveira.pdf.txtdisserta__o__der_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain429840https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HMGTN/2/disserta__o__der_oliveira.pdf.txt0abe281757ad08d3dfc48a4d3cc6d0eeMD521843/BUBD-9HMGTN2019-11-14 18:17:41.472oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HMGTNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:17:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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