Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPM8N
Resumo: Este trabalho começa formando uma idéia no leitor do que é um discurso retórico, depois dispõe e ordena as partes da retórica e as relaciona com a música. Possui um capítulo somente dedicado à vida e obra do compositor Liduino Pitombeira. Em seguida, a análise morfológica e retórica dos três movimentos da Sonata para Violino e Piano n. º 3 do referido compositor. Depois, o resultado de uma série de conversas com o compositor através da internet, tratando de alguns pontos trabalhados e detectados na análise. O trabalho termina com uma conclusão que inclui uma impressão final do autor sobre como foi ter entrado em contato com a retórica, e a ter interligado intimamente com a música.
id UFMG_b36a064696cbdf1d60d43e491ee077d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPM8N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edson Queiroz de AndradeAdriana Caldeira Côrtes Corrêa da CostaAndre Cavazotti e SilvaSamuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva2019-08-13T18:45:10Z2019-08-13T18:45:10Z2003-08-14http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPM8NEste trabalho começa formando uma idéia no leitor do que é um discurso retórico, depois dispõe e ordena as partes da retórica e as relaciona com a música. Possui um capítulo somente dedicado à vida e obra do compositor Liduino Pitombeira. Em seguida, a análise morfológica e retórica dos três movimentos da Sonata para Violino e Piano n. º 3 do referido compositor. Depois, o resultado de uma série de conversas com o compositor através da internet, tratando de alguns pontos trabalhados e detectados na análise. O trabalho termina com uma conclusão que inclui uma impressão final do autor sobre como foi ter entrado em contato com a retórica, e a ter interligado intimamente com a música.This work begins by forming an idea in the readers mind of what is a rhetorical speech; later it disposes and puts the parts of the rhetoric into a systematic arrangement and relates them with music. It has one chapter entirely dedicated to the life and works of composer Liduino Pitombeira. Following it, there is a formal and rhetorical analysis of the three movements of the above-mentioned composers Sonata for Violin and Piano No.3. Then, it shows the compilation of a series of conversations with the composer through the Internet about some points detected in the analysis. The work finishes with a conclusion that includes a final impression of the author on his contact with the rhetoric and onhaving intimately made its connections with music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSonatas (Violino e Piano)Performance musical ViolinoPrograma de Pós-Graduação em MúsicaSonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_samuel.pdfapplication/pdf1367275https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPM8N/1/disserta__o_samuel.pdf09d017fec0ac521feb49874aa5e52e74MD51TEXTdisserta__o_samuel.pdf.txtdisserta__o_samuel.pdf.txtExtracted texttext/plain89309https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPM8N/2/disserta__o_samuel.pdf.txt2ad0490ab14687f514e4f73f5593a3a6MD521843/AAGS-7ZPM8N2019-11-14 12:54:35.125oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZPM8NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:54:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
title Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
spellingShingle Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva
Programa de Pós-Graduação em Música
Sonatas (Violino e Piano)
Performance musical Violino
title_short Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
title_full Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
title_fullStr Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
title_full_unstemmed Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
title_sort Sonata para violino e piano nº 3 de Liduino Pitombeira: uma visão retórica
author Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva
author_facet Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edson Queiroz de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriana Caldeira Côrtes Corrêa da Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andre Cavazotti e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Samuel Alessandro Granjense de Lima Saraiva
contributor_str_mv Edson Queiroz de Andrade
Adriana Caldeira Côrtes Corrêa da Costa
Andre Cavazotti e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
topic Programa de Pós-Graduação em Música
Sonatas (Violino e Piano)
Performance musical Violino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sonatas (Violino e Piano)
Performance musical Violino
description Este trabalho começa formando uma idéia no leitor do que é um discurso retórico, depois dispõe e ordena as partes da retórica e as relaciona com a música. Possui um capítulo somente dedicado à vida e obra do compositor Liduino Pitombeira. Em seguida, a análise morfológica e retórica dos três movimentos da Sonata para Violino e Piano n. º 3 do referido compositor. Depois, o resultado de uma série de conversas com o compositor através da internet, tratando de alguns pontos trabalhados e detectados na análise. O trabalho termina com uma conclusão que inclui uma impressão final do autor sobre como foi ter entrado em contato com a retórica, e a ter interligado intimamente com a música.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:45:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPM8N
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPM8N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPM8N/1/disserta__o_samuel.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZPM8N/2/disserta__o_samuel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09d017fec0ac521feb49874aa5e52e74
2ad0490ab14687f514e4f73f5593a3a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589294557757440