Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivone Job
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7RH6
Resumo: Este trabalho analisa o perfil dos professores e 1.171 citações de teses do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul defendidas entre os anos 2003 e 2004, com os objetivos de detectar as características das fontes de informação utilizadas pelos doutores; contribuir para aos estudos epistemológicos do campo, sob o prisma da ciência da informação; caracterizar os elementos textuais e explorar suas potencialidades, visando ao conhecimento do campo científico da educação física. O estudo está centrado na descoberta de indícios nas citações que possibilitem o conhecimento da área. O referencial teórico está fundamentado em diversificados campos do conhecimento: na história, mais especificamente do método indiciário, utilizado neste estudo; na sociologia do conhecimento, com ênfase na sociologia da ciência; na ciência da informação, salientando a bibliometria, a análise de citações e a comunicação científica, abordando três teorias importantes sobre comunidades científicas (Kuhn, Bordieu e Knorr-Cetina); e, por último, da educação física. Do primeiro campo buscam-se os fundamentos para o uso de dados e fatores indiciários para o desvelamento de uma realidade; do segundo, o caminho que percorrem os saberes para seu estabelecimento no mundo científico e acadêmico, e a origem das citações em documentos. Do terceiro, utilizam-se ferramentas e técnicas, bem como as construções teóricas a respeito de comunicação científica e produção acadêmica. Ao quarto corresponde o objeto desta pesquisa, o campo de conhecimento denominado, por alguns autores, ciência do movimento humano e, por outros, educação física, desenvolvido em seus aspectos históricos gerais e locais. Foram identificados e relacionados os seguintes indicadores: tipo de autoria, autores citados, tipo de documento, idioma, obsolescência, título de periódico e assunto das citações. As 1.171 referências estudadas revelaram que: artigo de periódico é o tipo de documento mais utilizado (49,53%); inglês é oidioma predominante nos documentos das citações (55,85%); as publicações do período de 1991-2000 cobrem 56,02% das citações, com pico em 1998 e provável meia-vida dos documentos da área em torno de cinco anos; 41,76% dos documentos citados são escritos por um único autor; e 54,23%, por mais de um autor. Os assuntos predominantes que fazem a interdisciplinaridade do campo são, nesta ordem: ciências sociais, medicina, biofísica, esportes, educação, filosofia, ensino e forma física. Foram citados 1.825 diferentes autores evidenciando uma grande dispersão na área e entre os mais representativos estão Morin, Foucault e Lapierre. Há dispersão tanto em autores quanto em títulos de periódicos: 80,71% foram citados somente uma vez; e 37,11%, mais de uma vez. Apenas seis periódicos foram citados em mais de uma tese, sendo cinco estrangeiros e um nacional. As linhas de pesquisas predominantes no PPGCMH são da área de concentração Movimento humano, saúde e performance, que privilegia projetos de caráter biológico. O mesmo ocorre com o número de teses, sendo 89% delas da mesma área de concentração. Há necessidade de maior produção nacional em termos teóricos para a área de educação física. A análise realizada propiciou verificar que os campos científicos e as suas respectivas comunidades se desenvolvem de forma contingencial e contextual. O método indiciário possibilitou costurar os indícios apresentados pelas variáveis analisadas e mostrou ser um método possível em estudos de bibliometria e análise de citações. Há indícios de hábitos de citação doméstica e endogenia, mas não foram comprovados neste estudo.
id UFMG_6d26f43c0e3c4b6e28fdacd550441bbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7RH6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lidia AlvarengaMarlene de OliveiraRenato Rocha SouzaAndrea MorenoIvone Job2019-08-13T07:16:52Z2019-08-13T07:16:52Z2006-06-21http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7RH6Este trabalho analisa o perfil dos professores e 1.171 citações de teses do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul defendidas entre os anos 2003 e 2004, com os objetivos de detectar as características das fontes de informação utilizadas pelos doutores; contribuir para aos estudos epistemológicos do campo, sob o prisma da ciência da informação; caracterizar os elementos textuais e explorar suas potencialidades, visando ao conhecimento do campo científico da educação física. O estudo está centrado na descoberta de indícios nas citações que possibilitem o conhecimento da área. O referencial teórico está fundamentado em diversificados campos do conhecimento: na história, mais especificamente do método indiciário, utilizado neste estudo; na sociologia do conhecimento, com ênfase na sociologia da ciência; na ciência da informação, salientando a bibliometria, a análise de citações e a comunicação científica, abordando três teorias importantes sobre comunidades científicas (Kuhn, Bordieu e Knorr-Cetina); e, por último, da educação física. Do primeiro campo buscam-se os fundamentos para o uso de dados e fatores indiciários para o desvelamento de uma realidade; do segundo, o caminho que percorrem os saberes para seu estabelecimento no mundo científico e acadêmico, e a origem das citações em documentos. Do terceiro, utilizam-se ferramentas e técnicas, bem como as construções teóricas a respeito de comunicação científica e produção acadêmica. Ao quarto corresponde o objeto desta pesquisa, o campo de conhecimento denominado, por alguns autores, ciência do movimento humano e, por outros, educação física, desenvolvido em seus aspectos históricos gerais e locais. Foram identificados e relacionados os seguintes indicadores: tipo de autoria, autores citados, tipo de documento, idioma, obsolescência, título de periódico e assunto das citações. As 1.171 referências estudadas revelaram que: artigo de periódico é o tipo de documento mais utilizado (49,53%); inglês é oidioma predominante nos documentos das citações (55,85%); as publicações do período de 1991-2000 cobrem 56,02% das citações, com pico em 1998 e provável meia-vida dos documentos da área em torno de cinco anos; 41,76% dos documentos citados são escritos por um único autor; e 54,23%, por mais de um autor. Os assuntos predominantes que fazem a interdisciplinaridade do campo são, nesta ordem: ciências sociais, medicina, biofísica, esportes, educação, filosofia, ensino e forma física. Foram citados 1.825 diferentes autores evidenciando uma grande dispersão na área e entre os mais representativos estão Morin, Foucault e Lapierre. Há dispersão tanto em autores quanto em títulos de periódicos: 80,71% foram citados somente uma vez; e 37,11%, mais de uma vez. Apenas seis periódicos foram citados em mais de uma tese, sendo cinco estrangeiros e um nacional. As linhas de pesquisas predominantes no PPGCMH são da área de concentração Movimento humano, saúde e performance, que privilegia projetos de caráter biológico. O mesmo ocorre com o número de teses, sendo 89% delas da mesma área de concentração. Há necessidade de maior produção nacional em termos teóricos para a área de educação física. A análise realizada propiciou verificar que os campos científicos e as suas respectivas comunidades se desenvolvem de forma contingencial e contextual. O método indiciário possibilitou costurar os indícios apresentados pelas variáveis analisadas e mostrou ser um método possível em estudos de bibliometria e análise de citações. Há indícios de hábitos de citação doméstica e endogenia, mas não foram comprovados neste estudo.In the present study, we analyzed the professors profile and 1,171 citations of dissertations of the Graduate Program in Human Movement Science (GPHMS) of the Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, completed between the years 2003 and 2004. The purpose was to identify characteristics of the sources used by the authors; to contribute to the epistemological studies of the field, from the point of view of information science; and to characterize textual elements, exploiting their potentialities, aiming at the knowledge of the scientific field of physical education. The study focused on the discovery of the intertextuality and interdisciplinarity of the area. The theoretical foundation was build from diverse fields of study: from history, more specifically from the clue-following method, used in this study; from sociology of knowledge, with emphasis on sociology of science; from information sciences, specially bibliometry, citation analysis, and scientific communication, approaching three important theories about scientific communities (Kuhn, Bordieu, and Knorr-Cetina); and, finally, from physical education. From the first field, we obtained the foundation for the use of clue-following data and factors to unveil a reality; with the second, we became aware of the course followed by knowledge for its settlement in the scientific and academic world, as well as the origin of the citations in documents. Of the third, we used the tools and techniques, as well as the theoretical constructions regarding scientific communication and academic output. The fourth corresponds to the object of the present research the field of study referred as human movement by some authors and as physical education by others , which was developed in its general and local historical aspects. The following indicators were identified and related: type of authorship, cited authors, type of document, idiom, obsolescence, journal title, and topic of the citations. The 1,171 references studied revealed that: the article it the most used type of document (49.53%); English is the predominant idiom in the documents of the citations (55.85%); the publications in the period 1991-2000 cover 56.02% of the citations, with their peak in 1998 and probable health-life of the documents in the field around five years; 41.76% of the cited documents were written by one single author; and 54.23% were written by more than one author. The predominant topics that make the interdisciplinarity of the field are the following, in this order: social sciences, medicine, biophysics, sports, education, philosophy, teaching, and physical fitness. A total of 1,825 different authors was cited. Morin, Foucault, and Lapierre are among the most representative and evidence a great dispersion in the field. There is dispersion in both authors and periodical titles: 80.71% were cited only once; and 37.11% were cited more than once. Only six periodicals five international and one national were cited in more than one dissertation. The predominant research lines in the GPHMS are from the concentration area Human movement, health, and performance, which privileges the biological character. The same occurs with the number of dissertations, with 89% of them in the same concentration area. There is a need for a greater national output in theoretical terms for the field of physical education. The analysis allowed verifying that the scientific fields and their respective communities develop theirselves in a contingent and contextual way. The clue-following method enabled to link the clues presented by the variables analyzed and showed to be a possible method in studies on bibliometry and citation analysis. There are clues of habits of domestic citation and endogeny, but it was not proved in the present study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoEducação físicaBibliometriaAnálise de citaçõesMétodo indiciárioComunicação científicaEscola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGSCiência da informaçãoLaboratório de Pesquisa do Exercício LAPEXBibliometriaEducação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___ivone_job.pdfapplication/pdf956643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7RH6/1/mestrado___ivone_job.pdfa6547ff705459b1178975ff40aa01640MD51TEXTmestrado___ivone_job.pdf.txtmestrado___ivone_job.pdf.txtExtracted texttext/plain288689https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7RH6/2/mestrado___ivone_job.pdf.txt75b63d403692070eb677faf82408533cMD521843/VALA-6T7RH62019-11-14 21:54:58.04oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7RH6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:54:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
title Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
spellingShingle Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
Ivone Job
Análise de citações
Método indiciário
Comunicação científica
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Ciência da informação
Laboratório de Pesquisa do Exercício LAPEX
Bibliometria
Ciência da informação
Educação física
Bibliometria
title_short Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
title_full Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
title_fullStr Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
title_full_unstemmed Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
title_sort Educação Física no PPGMH/UFRGS: uma visão a partir da análise de citações e perfil dos pesquisadores
author Ivone Job
author_facet Ivone Job
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lidia Alvarenga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marlene de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renato Rocha Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Andrea Moreno
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivone Job
contributor_str_mv Lidia Alvarenga
Marlene de Oliveira
Renato Rocha Souza
Andrea Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de citações
Método indiciário
Comunicação científica
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Ciência da informação
Laboratório de Pesquisa do Exercício LAPEX
Bibliometria
topic Análise de citações
Método indiciário
Comunicação científica
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Ciência da informação
Laboratório de Pesquisa do Exercício LAPEX
Bibliometria
Ciência da informação
Educação física
Bibliometria
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
Educação física
Bibliometria
description Este trabalho analisa o perfil dos professores e 1.171 citações de teses do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul defendidas entre os anos 2003 e 2004, com os objetivos de detectar as características das fontes de informação utilizadas pelos doutores; contribuir para aos estudos epistemológicos do campo, sob o prisma da ciência da informação; caracterizar os elementos textuais e explorar suas potencialidades, visando ao conhecimento do campo científico da educação física. O estudo está centrado na descoberta de indícios nas citações que possibilitem o conhecimento da área. O referencial teórico está fundamentado em diversificados campos do conhecimento: na história, mais especificamente do método indiciário, utilizado neste estudo; na sociologia do conhecimento, com ênfase na sociologia da ciência; na ciência da informação, salientando a bibliometria, a análise de citações e a comunicação científica, abordando três teorias importantes sobre comunidades científicas (Kuhn, Bordieu e Knorr-Cetina); e, por último, da educação física. Do primeiro campo buscam-se os fundamentos para o uso de dados e fatores indiciários para o desvelamento de uma realidade; do segundo, o caminho que percorrem os saberes para seu estabelecimento no mundo científico e acadêmico, e a origem das citações em documentos. Do terceiro, utilizam-se ferramentas e técnicas, bem como as construções teóricas a respeito de comunicação científica e produção acadêmica. Ao quarto corresponde o objeto desta pesquisa, o campo de conhecimento denominado, por alguns autores, ciência do movimento humano e, por outros, educação física, desenvolvido em seus aspectos históricos gerais e locais. Foram identificados e relacionados os seguintes indicadores: tipo de autoria, autores citados, tipo de documento, idioma, obsolescência, título de periódico e assunto das citações. As 1.171 referências estudadas revelaram que: artigo de periódico é o tipo de documento mais utilizado (49,53%); inglês é oidioma predominante nos documentos das citações (55,85%); as publicações do período de 1991-2000 cobrem 56,02% das citações, com pico em 1998 e provável meia-vida dos documentos da área em torno de cinco anos; 41,76% dos documentos citados são escritos por um único autor; e 54,23%, por mais de um autor. Os assuntos predominantes que fazem a interdisciplinaridade do campo são, nesta ordem: ciências sociais, medicina, biofísica, esportes, educação, filosofia, ensino e forma física. Foram citados 1.825 diferentes autores evidenciando uma grande dispersão na área e entre os mais representativos estão Morin, Foucault e Lapierre. Há dispersão tanto em autores quanto em títulos de periódicos: 80,71% foram citados somente uma vez; e 37,11%, mais de uma vez. Apenas seis periódicos foram citados em mais de uma tese, sendo cinco estrangeiros e um nacional. As linhas de pesquisas predominantes no PPGCMH são da área de concentração Movimento humano, saúde e performance, que privilegia projetos de caráter biológico. O mesmo ocorre com o número de teses, sendo 89% delas da mesma área de concentração. Há necessidade de maior produção nacional em termos teóricos para a área de educação física. A análise realizada propiciou verificar que os campos científicos e as suas respectivas comunidades se desenvolvem de forma contingencial e contextual. O método indiciário possibilitou costurar os indícios apresentados pelas variáveis analisadas e mostrou ser um método possível em estudos de bibliometria e análise de citações. Há indícios de hábitos de citação doméstica e endogenia, mas não foram comprovados neste estudo.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T07:16:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T07:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7RH6
url http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7RH6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7RH6/1/mestrado___ivone_job.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7RH6/2/mestrado___ivone_job.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6547ff705459b1178975ff40aa01640
75b63d403692070eb677faf82408533c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589448764489728