Desenho inscrito no corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio Paccelli da Silva Horta
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DNH8A
Resumo: Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que considerem não só a linha, o desenho, mas sua origem, o pensamento, que se realiza no lugar sobre si mesmo o corpo. Propõe-se que a formulação de aulas, a criação de metodologias didáticas específicas e a atuação em sala de aula sejam parte integrante de demandas plásticas e poéticas da experiência do artista/professor. Transitando por autores como Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villém Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, entre outros, baseia-se na própria prática do artista/professor e em sua elaboração de teorias condizentes com cada momento/grupo/objetivo/conteúdo do ensino de arte.
id UFMG_6d49db5ac58ea653171430042c91f547
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8DNH8A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelArnaldo Leite de AlvarengaWanda de Paula TofaniLucimar Bello Pereira FrangeDenise Araújo PedronEugenio Paccelli da Silva Horta2019-08-10T05:52:59Z2019-08-10T05:52:59Z2010-11-16http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DNH8AEste trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que considerem não só a linha, o desenho, mas sua origem, o pensamento, que se realiza no lugar sobre si mesmo o corpo. Propõe-se que a formulação de aulas, a criação de metodologias didáticas específicas e a atuação em sala de aula sejam parte integrante de demandas plásticas e poéticas da experiência do artista/professor. Transitando por autores como Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villém Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, entre outros, baseia-se na própria prática do artista/professor e em sua elaboração de teorias condizentes com cada momento/grupo/objetivo/conteúdo do ensino de arte.This work deals with the relationship between the experience and the understanding of his own body and its development in the practice of drawing and observation as an opportunity to maximize and offer other perspectives to students of art. Students who are sensitive to the origin of their own mobility and do not just consider the line and drawing, but its origin, thought to be held in a place of its own: their body. It is proposed that the formulation of lessons, creation of specific teaching methodologies and classroom activities are part of the demands of the always evolving and poetic experience of the artist/teacher. Journeying by authors such as Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villén Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, among others, is based on the actual practice of the artist/teacher and his development of theories consistent with each teaching objective.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFigura humana na artePerformance (Arte)DesenhoArtesCriação (Literária, artística, etc)Arte Estudo e ensinoEnsinocorpomovimentodesenhoDesenho inscrito no corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final.pdfapplication/pdf20785966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8DNH8A/1/tese_final.pdf16b19d161919ad02d4f87449f8c899eeMD51TEXTtese_final.pdf.txttese_final.pdf.txtExtracted texttext/plain128280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8DNH8A/2/tese_final.pdf.txta51400979ce60045201c9865a9e2a03cMD521843/JSSS-8DNH8A2019-11-14 09:35:55.81oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8DNH8ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:35:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho inscrito no corpo
title Desenho inscrito no corpo
spellingShingle Desenho inscrito no corpo
Eugenio Paccelli da Silva Horta
Ensino
corpo
movimento
desenho
Figura humana na arte
Performance (Arte)
Desenho
Artes
Criação (Literária, artística, etc)
Arte Estudo e ensino
title_short Desenho inscrito no corpo
title_full Desenho inscrito no corpo
title_fullStr Desenho inscrito no corpo
title_full_unstemmed Desenho inscrito no corpo
title_sort Desenho inscrito no corpo
author Eugenio Paccelli da Silva Horta
author_facet Eugenio Paccelli da Silva Horta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lucimar Bello Pereira Frange
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Denise Araújo Pedron
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio Paccelli da Silva Horta
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Arnaldo Leite de Alvarenga
Wanda de Paula Tofani
Lucimar Bello Pereira Frange
Denise Araújo Pedron
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
corpo
movimento
desenho
topic Ensino
corpo
movimento
desenho
Figura humana na arte
Performance (Arte)
Desenho
Artes
Criação (Literária, artística, etc)
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Figura humana na arte
Performance (Arte)
Desenho
Artes
Criação (Literária, artística, etc)
Arte Estudo e ensino
description Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que considerem não só a linha, o desenho, mas sua origem, o pensamento, que se realiza no lugar sobre si mesmo o corpo. Propõe-se que a formulação de aulas, a criação de metodologias didáticas específicas e a atuação em sala de aula sejam parte integrante de demandas plásticas e poéticas da experiência do artista/professor. Transitando por autores como Jorge Wagensberg, Michel Onfrey, Villém Flusser, Lucia Gouvêa Pimentel, Lina Bo Bardi, Georges Didi-Huberman, entre outros, baseia-se na própria prática do artista/professor e em sua elaboração de teorias condizentes com cada momento/grupo/objetivo/conteúdo do ensino de arte.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:52:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:52:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DNH8A
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8DNH8A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8DNH8A/1/tese_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8DNH8A/2/tese_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 16b19d161919ad02d4f87449f8c899ee
a51400979ce60045201c9865a9e2a03c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677004871827456