O desenho do movimento no processo de criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Medeiros Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.22456/2236-3254.72671
http://hdl.handle.net/1843/37288
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
Resumo: Os estudos de processos de criação no âmbito das artes da cena têm lançado mão da crítica genética que estuda a obra de arte a partir do seu processo de construção. Lidar com essa memória, implica saber que o rememorar traz muito de invenção e esquecimento, portanto, não pode ser tomado como recuperação do que, de fato, aconteceu. A motivação dessa investigação foi o desejo de se conhecer o corpo em processo no percurso da criação da obra o As últimas flores do jardim das cerejeiras ─ inspirado na obra O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov ─ do grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Trabalhamos com sete cadernos de artista da diretora Ione de Medeiros para estudar o corpo em processo na referida obra. As imagens-desenhos registradas podem ser compreendidas como atos de invenção do real que possibilitam novas apropriações. Dizendo não à economia dos significados do ponto de vista da representação, busquei a construção de sentidos que a condição performativa do registro me possibilita. O registro que gesta um movimento de dança.
id UFMG_fe446b96c1dc436b875f0348cfc4d0ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37288
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-08-04T22:50:12Z2021-08-04T22:50:12Z201722166176https://doi.org/10.22456/2236-3254.7267122363254http://hdl.handle.net/1843/37288https://orcid.org/0000-0002-5625-6115Os estudos de processos de criação no âmbito das artes da cena têm lançado mão da crítica genética que estuda a obra de arte a partir do seu processo de construção. Lidar com essa memória, implica saber que o rememorar traz muito de invenção e esquecimento, portanto, não pode ser tomado como recuperação do que, de fato, aconteceu. A motivação dessa investigação foi o desejo de se conhecer o corpo em processo no percurso da criação da obra o As últimas flores do jardim das cerejeiras ─ inspirado na obra O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov ─ do grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Trabalhamos com sete cadernos de artista da diretora Ione de Medeiros para estudar o corpo em processo na referida obra. As imagens-desenhos registradas podem ser compreendidas como atos de invenção do real que possibilitam novas apropriações. Dizendo não à economia dos significados do ponto de vista da representação, busquei a construção de sentidos que a condição performativa do registro me possibilita. O registro que gesta um movimento de dança.Studies on creative processes under the performing arts’ scope have resorted to genetic criticism, that considers the piece of art since its construction process. Dealing with such memories involves knowing that the recollection brings about plenty of invention and forgetfulness, therefore, it cannot be taken as a recall of what actually happened. The motivation for this investigation was the will to understand the body in process under the course of creation of As últimas flores do jardim das cerejeiras (The last flowers of the cherry orchard) — inspired in The Cherry Orchard by Anton Chekhov — by the group Oficcina Multimédia, from Belo Horizonte. We have worked with seven artist notebooks of the group director Ione de Medeiros to study the body in process in the given piece. Image-drawings registered may be understood as invention acts of the real which enable new appropriations. Saying no to the economy of meaning under the representation point of view, I sought the meaning construction that the performative condition of the register allowed me. The register which conceives dance movement.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIARevista cenaDançaLinguagem corporalMovimento (Encenação)Performance (Arte)Memória na arteCriação (Literária, artística, etc.)DesenhoMovimentoRegistroProcesso de CriaçãoO desenho do movimento no processo de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufrgs.br/cena/article/view/72671Mônica Medeiros Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37288/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO desenho do movimento no processo de criação.pdfO desenho do movimento no processo de criação.pdfapplication/pdf278922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37288/2/O%20desenho%20do%20movimento%20no%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o.pdf749924bbb32c6cb632e4355fddb2c5efMD521843/372882021-08-04 19:50:12.678oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-04T22:50:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho do movimento no processo de criação
title O desenho do movimento no processo de criação
spellingShingle O desenho do movimento no processo de criação
Mônica Medeiros Ribeiro
Desenho
Movimento
Registro
Processo de Criação
Dança
Linguagem corporal
Movimento (Encenação)
Performance (Arte)
Memória na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short O desenho do movimento no processo de criação
title_full O desenho do movimento no processo de criação
title_fullStr O desenho do movimento no processo de criação
title_full_unstemmed O desenho do movimento no processo de criação
title_sort O desenho do movimento no processo de criação
author Mônica Medeiros Ribeiro
author_facet Mônica Medeiros Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Movimento
Registro
Processo de Criação
topic Desenho
Movimento
Registro
Processo de Criação
Dança
Linguagem corporal
Movimento (Encenação)
Performance (Arte)
Memória na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dança
Linguagem corporal
Movimento (Encenação)
Performance (Arte)
Memória na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
description Os estudos de processos de criação no âmbito das artes da cena têm lançado mão da crítica genética que estuda a obra de arte a partir do seu processo de construção. Lidar com essa memória, implica saber que o rememorar traz muito de invenção e esquecimento, portanto, não pode ser tomado como recuperação do que, de fato, aconteceu. A motivação dessa investigação foi o desejo de se conhecer o corpo em processo no percurso da criação da obra o As últimas flores do jardim das cerejeiras ─ inspirado na obra O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov ─ do grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Trabalhamos com sete cadernos de artista da diretora Ione de Medeiros para estudar o corpo em processo na referida obra. As imagens-desenhos registradas podem ser compreendidas como atos de invenção do real que possibilitam novas apropriações. Dizendo não à economia dos significados do ponto de vista da representação, busquei a construção de sentidos que a condição performativa do registro me possibilita. O registro que gesta um movimento de dança.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T22:50:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T22:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37288
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.22456/2236-3254.72671
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 22363254
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
url https://doi.org/10.22456/2236-3254.72671
http://hdl.handle.net/1843/37288
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
identifier_str_mv 22363254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista cena
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37288/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37288/2/O%20desenho%20do%20movimento%20no%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
749924bbb32c6cb632e4355fddb2c5ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677006628192256