O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Medeiros Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dayane Lacerda Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074
http://hdl.handle.net/1843/59586
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
https://orcid.org/0000-0001-7216-8011
Resumo: A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.
id UFMG_6e0d410f5cd33550c5f60d7fb063e110
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59586
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-10-17T23:40:56Z2023-10-17T23:40:56Z2019333153https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074http://hdl.handle.net/1843/59586https://orcid.org/0000-0002-5625-6115https://orcid.org/0000-0001-7216-8011A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.The actor’s corporal practice, in the scope of bachelor courses in Theater, has its privileged place in disciplines aimed at corporal training, which are part of the curriculum of such courses in Brazil. Dances, somatic practices, eastern trainings, corporeal mimesis, dramatic corporal mime, circus techniques, pre-expressive practices, capoeira and experiences from the tradition are recurrent sources in the development of corporal trainings for Theater students. We have noticed the necessity of linking corporal trainings to the creation process of the scene itself. In this article, we present a report and the questioning of the teaching experience in the process of gestural creation, as part of the corporal training starting from what we denominate “narratives of the self” for the composition of a theatrical scene in the scope of Body Studies classroom in the bachelor course in Theater of School of Fine Arts, Federal University of Minas Gerais. Aiming at promoting the reflection regarding the process of creation as a methodology, we resort to the analysis and the interpretation of professor’s notebooks records and to the recollection of the discipline Body Studies. Starting from the narratives of the self, the students mapped situations they experienced and they embodied recollections into scores of movements. The creation process, composed by experimenting and mapping, revealed the necessity of the willing presence of the students and of the professor’s work with the not knowing.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESRepertórioMetodologia como assuntoProcesso de criaçãoTeatroDocentesMetodologiaPesquisaProcesso de criaçãoEstudos do corpoProfessorO processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o atorThe creation process as methodology: the classroom of body studies for the actorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25074Mônica Medeiros RibeiroDayane Lacerda Queirozapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO processo de criação como metodologia_ a sala de aula de estudos corporais para o ator.pdfO processo de criação como metodologia_ a sala de aula de estudos corporais para o ator.pdfapplication/pdf4371164https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/2/O%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia_%20a%20sala%20de%20aula%20de%20estudos%20corporais%20para%20o%20ator.pdfe542f83aa809a3a9453cad1f9b4aa1a8MD521843/595862023-10-17 20:40:56.188oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-17T23:40:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The creation process as methodology: the classroom of body studies for the actor
title O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
spellingShingle O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
Mônica Medeiros Ribeiro
Metodologia
Pesquisa
Processo de criação
Estudos do corpo
Professor
Metodologia como assunto
Processo de criação
Teatro
Docentes
title_short O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
title_full O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
title_fullStr O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
title_full_unstemmed O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
title_sort O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
author Mônica Medeiros Ribeiro
author_facet Mônica Medeiros Ribeiro
Dayane Lacerda Queiroz
author_role author
author2 Dayane Lacerda Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
Dayane Lacerda Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Pesquisa
Processo de criação
Estudos do corpo
Professor
topic Metodologia
Pesquisa
Processo de criação
Estudos do corpo
Professor
Metodologia como assunto
Processo de criação
Teatro
Docentes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Metodologia como assunto
Processo de criação
Teatro
Docentes
description A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-17T23:40:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-17T23:40:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59586
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
https://orcid.org/0000-0001-7216-8011
url https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074
http://hdl.handle.net/1843/59586
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115
https://orcid.org/0000-0001-7216-8011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Repertório
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/2/O%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia_%20a%20sala%20de%20aula%20de%20estudos%20corporais%20para%20o%20ator.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
e542f83aa809a3a9453cad1f9b4aa1a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589255436435456