O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074 http://hdl.handle.net/1843/59586 https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 https://orcid.org/0000-0001-7216-8011 |
Resumo: | A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor. |
id |
UFMG_6e0d410f5cd33550c5f60d7fb063e110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/59586 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-17T23:40:56Z2023-10-17T23:40:56Z2019333153https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074http://hdl.handle.net/1843/59586https://orcid.org/0000-0002-5625-6115https://orcid.org/0000-0001-7216-8011A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.The actor’s corporal practice, in the scope of bachelor courses in Theater, has its privileged place in disciplines aimed at corporal training, which are part of the curriculum of such courses in Brazil. Dances, somatic practices, eastern trainings, corporeal mimesis, dramatic corporal mime, circus techniques, pre-expressive practices, capoeira and experiences from the tradition are recurrent sources in the development of corporal trainings for Theater students. We have noticed the necessity of linking corporal trainings to the creation process of the scene itself. In this article, we present a report and the questioning of the teaching experience in the process of gestural creation, as part of the corporal training starting from what we denominate “narratives of the self” for the composition of a theatrical scene in the scope of Body Studies classroom in the bachelor course in Theater of School of Fine Arts, Federal University of Minas Gerais. Aiming at promoting the reflection regarding the process of creation as a methodology, we resort to the analysis and the interpretation of professor’s notebooks records and to the recollection of the discipline Body Studies. Starting from the narratives of the self, the students mapped situations they experienced and they embodied recollections into scores of movements. The creation process, composed by experimenting and mapping, revealed the necessity of the willing presence of the students and of the professor’s work with the not knowing.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESRepertórioMetodologia como assuntoProcesso de criaçãoTeatroDocentesMetodologiaPesquisaProcesso de criaçãoEstudos do corpoProfessorO processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o atorThe creation process as methodology: the classroom of body studies for the actorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25074Mônica Medeiros RibeiroDayane Lacerda Queirozapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO processo de criação como metodologia_ a sala de aula de estudos corporais para o ator.pdfO processo de criação como metodologia_ a sala de aula de estudos corporais para o ator.pdfapplication/pdf4371164https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/2/O%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia_%20a%20sala%20de%20aula%20de%20estudos%20corporais%20para%20o%20ator.pdfe542f83aa809a3a9453cad1f9b4aa1a8MD521843/595862023-10-17 20:40:56.188oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-17T23:40:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The creation process as methodology: the classroom of body studies for the actor |
title |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
spellingShingle |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator Mônica Medeiros Ribeiro Metodologia Pesquisa Processo de criação Estudos do corpo Professor Metodologia como assunto Processo de criação Teatro Docentes |
title_short |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
title_full |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
title_fullStr |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
title_full_unstemmed |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
title_sort |
O processo de criação como metodologia: a sala de aula de estudos corporais para o ator |
author |
Mônica Medeiros Ribeiro |
author_facet |
Mônica Medeiros Ribeiro Dayane Lacerda Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Dayane Lacerda Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mônica Medeiros Ribeiro Dayane Lacerda Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Pesquisa Processo de criação Estudos do corpo Professor |
topic |
Metodologia Pesquisa Processo de criação Estudos do corpo Professor Metodologia como assunto Processo de criação Teatro Docentes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia como assunto Processo de criação Teatro Docentes |
description |
A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-17T23:40:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-17T23:40:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/59586 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 https://orcid.org/0000-0001-7216-8011 |
url |
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074 http://hdl.handle.net/1843/59586 https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 https://orcid.org/0000-0001-7216-8011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertório |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59586/2/O%20processo%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20como%20metodologia_%20a%20sala%20de%20aula%20de%20estudos%20corporais%20para%20o%20ator.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 e542f83aa809a3a9453cad1f9b4aa1a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589255436435456 |