Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Santos Costa Miranda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVN
Resumo: A Educação à Distância - EAD é uma metodologia de ensino que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, favorecendo os enfermeiros em seu processo contínuo de capacitação. Desta forma, este estudo trata-se da revisão integrativa de literatura que teve como objetivo reconhecer as vantagens da EAD na área de enfermagem. para a seleção de artigos utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline e a biblioteca virtual Scielo. A amostra desta revisão constituiu-se de cinco artigos publicados no período de 2003 a 2011. Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados mostraram que EAD representam uma modalidade de ensino adequada para a qualificação do profissional enfermeiro. Os estudos apontam para a grande vantagem da democratização do conhecimento, uma vez que quase todos os autores referem-se às questões geográficas como limitador de acesso ao saber de muitos profissionais da enfermagem.
id UFMG_6e52b5ca98af1a51ecd3e0d8498a5dcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E4HVN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Miguir Terezinha Vieccelli DonosoMercia Heloisa Ferreira CunhaAlessandra Santos Costa Miranda2019-08-13T05:51:05Z2019-08-13T05:51:05Z2012-02-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVNA Educação à Distância - EAD é uma metodologia de ensino que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, favorecendo os enfermeiros em seu processo contínuo de capacitação. Desta forma, este estudo trata-se da revisão integrativa de literatura que teve como objetivo reconhecer as vantagens da EAD na área de enfermagem. para a seleção de artigos utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline e a biblioteca virtual Scielo. A amostra desta revisão constituiu-se de cinco artigos publicados no período de 2003 a 2011. Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados mostraram que EAD representam uma modalidade de ensino adequada para a qualificação do profissional enfermeiro. Os estudos apontam para a grande vantagem da democratização do conhecimento, uma vez que quase todos os autores referem-se às questões geográficas como limitador de acesso ao saber de muitos profissionais da enfermagem.Distance learning is a teaching/learning methodology that has gained more supporters in recent years, and has facilitated nurses in their ongoing training process. As such, this study dealt with an integrative literature review whose objective was to recognize the advantages of DL in the area of nursing. Three databases were used for the selection of articles: Lilacs, Scielo and Medline. The sample of this review was made up of five articles published in the period from 2003 to 2011. After analyzing the articles included in the review, the study results indicated that DL represented a teaching/learning modality that is suited to the trainig of the nursing professional, who needs to keep up the date, thereby reinforcing the nurses' possibility for inclusion and teaching/learning. The studies highlight the great advantage of the democratization of knowledge, seeing as almost all the authors referred to geographical issues as a restriction to accessing knowledge for many professionals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemDistânciaEducaçãoEnfermagemVantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL20120508120111282.pdfapplication/pdf2474983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E4HVN/1/20120508120111282.pdf4c0b6f38087e3e26baeb02fc427b0fadMD51TEXT20120508120111282.pdf.txt20120508120111282.pdf.txtExtracted texttext/plain25https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E4HVN/2/20120508120111282.pdf.txt55182c43eecf0429a975fdcdddb487e7MD521843/BUBD-9E4HVN2019-11-14 21:21:03.778oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E4HVNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:21:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
spellingShingle Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
Alessandra Santos Costa Miranda
Distância
Educação
Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
title_short Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_full Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
title_sort Vantagens da educação à distância na enfermagem: uma revisão integrativa de literatura
author Alessandra Santos Costa Miranda
author_facet Alessandra Santos Costa Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra Santos Costa Miranda
contributor_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Distância
Educação
Enfermagem
topic Distância
Educação
Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
description A Educação à Distância - EAD é uma metodologia de ensino que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, favorecendo os enfermeiros em seu processo contínuo de capacitação. Desta forma, este estudo trata-se da revisão integrativa de literatura que teve como objetivo reconhecer as vantagens da EAD na área de enfermagem. para a seleção de artigos utilizou-se as bases de dados Lilacs e Medline e a biblioteca virtual Scielo. A amostra desta revisão constituiu-se de cinco artigos publicados no período de 2003 a 2011. Após análise dos artigos incluídos na revisão, os resultados mostraram que EAD representam uma modalidade de ensino adequada para a qualificação do profissional enfermeiro. Os estudos apontam para a grande vantagem da democratização do conhecimento, uma vez que quase todos os autores referem-se às questões geográficas como limitador de acesso ao saber de muitos profissionais da enfermagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T05:51:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T05:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E4HVN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E4HVN/1/20120508120111282.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E4HVN/2/20120508120111282.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c0b6f38087e3e26baeb02fc427b0fad
55182c43eecf0429a975fdcdddb487e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971105832501248