Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFS4
Resumo: Este trabalho está circunscrito pelo conjunto de indagações e problematizações acerca dos livros de leituras escolares, utilizados no Ensino Primário nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, período correspondente à Primeira Republica. A pesquisa trata maisespecificamente da análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, ao se basear em análises referentes aos conceitos de representação, imaginário,práticas culturais, cultura escolar e livros escolares. O Cuore de Edmundo de Amicis é uma obra emblemática, publicada em 1886 na Itália, traduzida em mais de vinte idiomas, teve inúmeras adaptações em diversos países e serviu de inspiração para várias obras. O Brasil,diferentemente de outros países como a Argentina com o seu Corazón, não teve uma obra de adaptação do Cuore, e sim obras inspiradas que se tornaram verdadeiros corações brasileiros. O livro Alma e Coração, de Hygino Amanajás, é considerado um desses corações. Por isso,nesta investigação, utilizou-se como fonte e objeto de pesquisa os livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Ao operar com um conjunto diversificado de fontes, buscou-se conhecer e compreender: o lugar ocupado por esses livros na escola primária; a materialidade desses impressos; as similitudes e diferenças existentes entre as obras pesquisadas. Os procedimentos metodológicos propiciaram uma produção enriquecedora e original. Nessa perspectiva, os elementos evidenciaram algumas facetas dos livros escolares investigados, aolançar luzes e sombras sobre aspectos do ensino primário, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento desse nível de ensino. Esses elementos serviram como peças para a composição deste mosaico que, por fim,resultou por construir um quadro da história da leitura.
id UFMG_6e85d0c0a41cbf926df3cff931dc4960
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZFS4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisca Izabel Pereira MacielMaricilde Oliveira CoelhoAna Amélia Borges de Magalhães LopesIsabel Cristina Alves da Silva FradeMonica Yumi JinzenjiKatia Gardenia Henrique da Rocha Campelo2019-08-14T14:54:26Z2019-08-14T14:54:26Z2013-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFS4Este trabalho está circunscrito pelo conjunto de indagações e problematizações acerca dos livros de leituras escolares, utilizados no Ensino Primário nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, período correspondente à Primeira Republica. A pesquisa trata maisespecificamente da análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, ao se basear em análises referentes aos conceitos de representação, imaginário,práticas culturais, cultura escolar e livros escolares. O Cuore de Edmundo de Amicis é uma obra emblemática, publicada em 1886 na Itália, traduzida em mais de vinte idiomas, teve inúmeras adaptações em diversos países e serviu de inspiração para várias obras. O Brasil,diferentemente de outros países como a Argentina com o seu Corazón, não teve uma obra de adaptação do Cuore, e sim obras inspiradas que se tornaram verdadeiros corações brasileiros. O livro Alma e Coração, de Hygino Amanajás, é considerado um desses corações. Por isso,nesta investigação, utilizou-se como fonte e objeto de pesquisa os livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Ao operar com um conjunto diversificado de fontes, buscou-se conhecer e compreender: o lugar ocupado por esses livros na escola primária; a materialidade desses impressos; as similitudes e diferenças existentes entre as obras pesquisadas. Os procedimentos metodológicos propiciaram uma produção enriquecedora e original. Nessa perspectiva, os elementos evidenciaram algumas facetas dos livros escolares investigados, aolançar luzes e sombras sobre aspectos do ensino primário, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento desse nível de ensino. Esses elementos serviram como peças para a composição deste mosaico que, por fim,resultou por construir um quadro da história da leitura.This study is limited by the number of questions and concerns about the reading school books of used in Primary Education in the closing decades of the nineteenth and early twentieth century, a period corresponding to the First Republic. The research deals more specificallywith the comparative analysis of the books Cuore, Coração, Corazón and Alma e Coração. It is based on the Cultural History assumptions relating to the Education History when it is based on analyses regarding the concepts of representation, imagination, cultural practices, school culture and school books. The Cuore of Edmundo de Amicis is an emblematic work, published in 1886 in Italy, translated into more than twenty languages, and it had numerous adaptations in several countries and it was the inspiration for several works. Brazil, unlike other countries such as Argentina with its Corazón, did not have a Cuore adaptation work, butinspired works that have become true Brazilian hearts. The book Alma e Coração of Hygino Amanajás is considered one of these hearts. Thus, in this research it was used as a source and object of research the books Cuore, Coração, Corazón and Alma e Coração. When operating with a diverse set of sources, it was sought to know and understand: the place occupied by these books in elementary school, the materiality of these forms, the similarities and differences between the works surveyed. The methodological procedures provided a rich and original production. From this perspective, the elements showed some facets of the researchedtextbooks, bringing out light and shade in aspects of primary education, such as the subjects, practices and devices that were involved in this level of education working dynamics. These elements served as parts for the composition of this mosaic that ultimately led to the building of a reading history frame.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura  História  Ensino primário BrasilLivros  História Educação História Século XIX  Livros escolaresHistória da educação escolarHistória da leituraCultura escolarCaleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__finalizada____katia.pdfapplication/pdf9471332https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFS4/1/tese__finalizada____katia.pdf80cb90a330432f2dd0b686a762a329aaMD51TEXTtese__finalizada____katia.pdf.txttese__finalizada____katia.pdf.txtExtracted texttext/plain448663https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFS4/2/tese__finalizada____katia.pdf.txt9330ad36677155da644d1f985ee32c17MD521843/BUOS-9AZFS42019-11-14 10:34:22.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZFS4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:34:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
title Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
spellingShingle Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
Livros escolares
História da educação escolar
História da leitura
Cultura escolar
Leitura  História  
Ensino primário Brasil
Livros  História 
Educação História Século XIX  
title_short Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
title_full Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
title_fullStr Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
title_full_unstemmed Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
title_sort Caleidoscópios de leitura: análise comparatica dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração
author Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
author_facet Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maricilde Oliveira Coelho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Monica Yumi Jinzenji
dc.contributor.author.fl_str_mv Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
contributor_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
Maricilde Oliveira Coelho
Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Monica Yumi Jinzenji
dc.subject.por.fl_str_mv Livros escolares
História da educação escolar
História da leitura
Cultura escolar
topic Livros escolares
História da educação escolar
História da leitura
Cultura escolar
Leitura  História  
Ensino primário Brasil
Livros  História 
Educação História Século XIX  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura  História  
Ensino primário Brasil
Livros  História 
Educação História Século XIX  
description Este trabalho está circunscrito pelo conjunto de indagações e problematizações acerca dos livros de leituras escolares, utilizados no Ensino Primário nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, período correspondente à Primeira Republica. A pesquisa trata maisespecificamente da análise comparativa dos livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, ao se basear em análises referentes aos conceitos de representação, imaginário,práticas culturais, cultura escolar e livros escolares. O Cuore de Edmundo de Amicis é uma obra emblemática, publicada em 1886 na Itália, traduzida em mais de vinte idiomas, teve inúmeras adaptações em diversos países e serviu de inspiração para várias obras. O Brasil,diferentemente de outros países como a Argentina com o seu Corazón, não teve uma obra de adaptação do Cuore, e sim obras inspiradas que se tornaram verdadeiros corações brasileiros. O livro Alma e Coração, de Hygino Amanajás, é considerado um desses corações. Por isso,nesta investigação, utilizou-se como fonte e objeto de pesquisa os livros Cuore/Coração, Corazón e Alma e Coração. Ao operar com um conjunto diversificado de fontes, buscou-se conhecer e compreender: o lugar ocupado por esses livros na escola primária; a materialidade desses impressos; as similitudes e diferenças existentes entre as obras pesquisadas. Os procedimentos metodológicos propiciaram uma produção enriquecedora e original. Nessa perspectiva, os elementos evidenciaram algumas facetas dos livros escolares investigados, aolançar luzes e sombras sobre aspectos do ensino primário, tais como: os sujeitos, as práticas e os dispositivos que estiveram envolvidos na dinâmica de funcionamento desse nível de ensino. Esses elementos serviram como peças para a composição deste mosaico que, por fim,resultou por construir um quadro da história da leitura.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:54:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:54:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFS4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFS4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFS4/1/tese__finalizada____katia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZFS4/2/tese__finalizada____katia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80cb90a330432f2dd0b686a762a329aa
9330ad36677155da644d1f985ee32c17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589286136643584