Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65343 |
Resumo: | Este artigo, parte de uma pesquisa qualitativa (2017), tem como finalidadeanalisar a formação das práticas escolares de leitura no Brasilpartindo de dois eixos: as políticas públicas de produção e o acessoao livro e às leituras, as teorias e os métodos que influenciaram suaspráticas. Os resultados apontam que as práticas escolares de leituramovem-se da decifração do código alfabético para os processos deinteração do leitor com o texto, em diferentes maneiras de ler quecirculam na sociedade, e penetram no espaço escolar pelos seusprincipais mediadores, os professores. Uma questão a ser aprofundadaem outras pesquisas emerge nesse processo: as rupturas e ascontinuidades nas relações entre as leituras escolares e as leiturasfora da escola. |
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Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidadesEducaçãoLeitura; Práticas escolares de leitura; História da Leitura no Brasil.História da EducaçãoEste artigo, parte de uma pesquisa qualitativa (2017), tem como finalidadeanalisar a formação das práticas escolares de leitura no Brasilpartindo de dois eixos: as políticas públicas de produção e o acessoao livro e às leituras, as teorias e os métodos que influenciaram suaspráticas. Os resultados apontam que as práticas escolares de leituramovem-se da decifração do código alfabético para os processos deinteração do leitor com o texto, em diferentes maneiras de ler quecirculam na sociedade, e penetram no espaço escolar pelos seusprincipais mediadores, os professores. Uma questão a ser aprofundadaem outras pesquisas emerge nesse processo: as rupturas e ascontinuidades nas relações entre as leituras escolares e as leiturasfora da escola.UFPRCNPqBortolanza, Ana Maria Esteves2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65343Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 283-303Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 283-303Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 283-3031984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65343/39110Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/65343Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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