Sistema de distribuição de entregas de pequenas encomendas: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FH63 |
Resumo: | A evolução tecnológica tem gerado muitas transformações na rotina da população mundial. O surgimento de diversos recursos virtuais e grandes novidades no comércio em geral tem estimulado o desenvolvimento do comércio eletrônico em todo o mundo, acumulando os operadores logísticos de pequenas encomendas. Estas pequenas encomendas têm gerado, de forma proporcional, muitos problemas para a cadeia logística que necessita criar estratégias de trabalho de acordo com a realidade de cada região. Além disso, a população das cidades também tem dificuldades para circular nas cidades devido ao ambiente desfavorável. Uma adequação a esta realidade é o grande desafio para todos os setores da sociedade. As expectativas de continuidade de crescimento do comércio eletrônico, as variáveis que são diferenciais aos interesses dos operadores logísticos e a comodidade do consumidor são referenciais para todos os envolvidos da cadeia, que tem como prioridade atender a um dos pilares da logística que é entregar as encomendas dentro do prazo acordado. Neste trabalho, o objetivo é analisar os impactos da redução da última milha, agilizando os procedimentos de entrega de pequenas encomendas através de um sistema inteligente cujo alguns modelos estão funcionando na Europa e alguns países de outros continentes. No Brasil, o modelo europeu deve ser adaptado à estrutura da maior empresa de logística do país. A Empresa Brasileira de Correios e telégrafos atinge praticamente todo o território nacional com efetivo, frota e equipamentos aptos para atuar nos Pontos de Entrega Inteligente. Utilizando a estrutura dos correios da cidade de Belo Horizonte é possível mensurar os benefícios para o operador, que terá ganhos eliminando custos em todo o processo, para o consumidor, que terá sua encomenda no momento e local que desejar, e à população com menos veículos circulando nas ruas. Em longo prazo, o operador poderá investir em equipamentos e utilizar os mesmos recursos europeus, com mais segurança em relação à aceitação popular aos Pontos de Entrega Inteligente. |
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Leise Kelli de OliveiraGeraldo Edil do Amaral2019-08-10T17:43:26Z2019-08-10T17:43:26Z2015-05-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FH63A evolução tecnológica tem gerado muitas transformações na rotina da população mundial. O surgimento de diversos recursos virtuais e grandes novidades no comércio em geral tem estimulado o desenvolvimento do comércio eletrônico em todo o mundo, acumulando os operadores logísticos de pequenas encomendas. Estas pequenas encomendas têm gerado, de forma proporcional, muitos problemas para a cadeia logística que necessita criar estratégias de trabalho de acordo com a realidade de cada região. Além disso, a população das cidades também tem dificuldades para circular nas cidades devido ao ambiente desfavorável. Uma adequação a esta realidade é o grande desafio para todos os setores da sociedade. As expectativas de continuidade de crescimento do comércio eletrônico, as variáveis que são diferenciais aos interesses dos operadores logísticos e a comodidade do consumidor são referenciais para todos os envolvidos da cadeia, que tem como prioridade atender a um dos pilares da logística que é entregar as encomendas dentro do prazo acordado. Neste trabalho, o objetivo é analisar os impactos da redução da última milha, agilizando os procedimentos de entrega de pequenas encomendas através de um sistema inteligente cujo alguns modelos estão funcionando na Europa e alguns países de outros continentes. No Brasil, o modelo europeu deve ser adaptado à estrutura da maior empresa de logística do país. A Empresa Brasileira de Correios e telégrafos atinge praticamente todo o território nacional com efetivo, frota e equipamentos aptos para atuar nos Pontos de Entrega Inteligente. Utilizando a estrutura dos correios da cidade de Belo Horizonte é possível mensurar os benefícios para o operador, que terá ganhos eliminando custos em todo o processo, para o consumidor, que terá sua encomenda no momento e local que desejar, e à população com menos veículos circulando nas ruas. Em longo prazo, o operador poderá investir em equipamentos e utilizar os mesmos recursos europeus, com mais segurança em relação à aceitação popular aos Pontos de Entrega Inteligente.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEntrega de mercadoriasLogística empresarialComércioLogística estratégica e sistemas de transportesSistema de distribuição de entregas de pequenas encomendas: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALesplogisticaestrategsisttransportes_geraldoedilamaral_monografia.pdfapplication/pdf1006399https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FH63/1/esplogisticaestrategsisttransportes_geraldoedilamaral_monografia.pdfd718cc0269a904147f50db62a55e70f6MD51TEXTesplogisticaestrategsisttransportes_geraldoedilamaral_monografia.pdf.txtesplogisticaestrategsisttransportes_geraldoedilamaral_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain97616https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FH63/2/esplogisticaestrategsisttransportes_geraldoedilamaral_monografia.pdf.txt5b05e3cfe31b4870cda7a4dd39b797edMD521843/BUBD-A2FH632019-11-14 08:48:04.594oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FH63Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:48:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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