Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZGNE6
Resumo: Investiga a temática denominada Gestão do Conhecimento (GC) em três grandes organizações atuantes no Brasil, procurando discutir seu conceito, elementos constituintes, áreas fronteiriças e interfaces, origens, abordagens gerenciais e ferramentas, dinâmica e demais aspectos, pari passu ao distanciamento da discussão puramente terminológica, de viés ingênuo, ensimesmado e inócuo. Os pressupostos básicos foram dois, respectivamente: (i) grande parte do que se convenciona chamar ou atribui-se o nome de gestão do conhecimento é na verdade gestão da informação e a gestão da informação é apenas um dos componentes da gestão do conhecimento. Destarte, acredita-se que a gestão do conhecimento vá além da pura gestão da informação por incluir e incorporar outros aspectos, temas, abordagens e preocupações como as questões de criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos, criação do contexto adequado ou contexto capacitante, dentre outros; (ii) um modelo conceitual pode ser formulado a partir de três concepções básicas que são formadoras das estruturas ou pilares nas quais este mesmo modelo ou mapa se fundamenta e se sustenta, a saber: (a) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações, (b) a introdução de tal estratégia nos níveis tático e operacional através das várias abordagens gerenciais e ferramentas orientadas para as questões da informação e do conhecimento nas organizações, que se chamam continuamente ao diálogo, sendo imbricadas e passíveis de orquestração e (c) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante - que são as condições favoráveis que devem ser propiciadas pelas organizações para que a mesma possa sempre se utilizar da melhor informação e do melhor conhecimento disponíveis. Objetivou-se investigar e analisar, a partir de uma perspectiva sistêmica, as concepções, estratégias, motivações, abordagens, práticas, efeitos e resultados de áreas, programas ou projetos de gestão do conhecimento efetivamente implementados e utilizados em três organizações brasileiras adotantes da gestão do conhecimento, com vistas à proposição de um modelo ou mapa conceitual integrativo. A estratégia de pesquisa qualitativa utilizada foram os estudos de casos múltiplos com unidades de análise incorporadas e três critérios foram observados para o julgamento da qualidade do projeto de pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes múltiplas de evidências foram utilizadas e, para a análise de dados coletados em campo, optou-se pela proposta de MILES & HUBERMAN (1984) que sugerem que a análise qualitativa consiste de três fluxos concomitantes de atividades, a saber: redução de dados, display ou exibição de dados e verificação/conclusões com base em inferênciaS a partir de evidências ou premissas. Os resultados confirmaram os pressupostos e afirma-se que a GC significa um repensar da gestão para as organizações da era do conhecimento. Tal enfoque deriva-se do entendimento de que a informação e o conhecimento constituem-se como os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para organizações e nações. O trabalho permitiu identificar que os principais desafios impostos às organizações comprometidas com a gestão do conhecimento concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos.
id UFMG_6ee681142b0723e85a1902557c7d6af3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-6ZGNE6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Rodrigues BarbosaJorge Tadeu de Ramos NevesBeatriz Valadares CendonHeitor José PereiraMaria Terezinha AngeloniRivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto2019-08-12T14:47:47Z2019-08-12T14:47:47Z2005-10-27http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZGNE6Investiga a temática denominada Gestão do Conhecimento (GC) em três grandes organizações atuantes no Brasil, procurando discutir seu conceito, elementos constituintes, áreas fronteiriças e interfaces, origens, abordagens gerenciais e ferramentas, dinâmica e demais aspectos, pari passu ao distanciamento da discussão puramente terminológica, de viés ingênuo, ensimesmado e inócuo. Os pressupostos básicos foram dois, respectivamente: (i) grande parte do que se convenciona chamar ou atribui-se o nome de gestão do conhecimento é na verdade gestão da informação e a gestão da informação é apenas um dos componentes da gestão do conhecimento. Destarte, acredita-se que a gestão do conhecimento vá além da pura gestão da informação por incluir e incorporar outros aspectos, temas, abordagens e preocupações como as questões de criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos, criação do contexto adequado ou contexto capacitante, dentre outros; (ii) um modelo conceitual pode ser formulado a partir de três concepções básicas que são formadoras das estruturas ou pilares nas quais este mesmo modelo ou mapa se fundamenta e se sustenta, a saber: (a) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações, (b) a introdução de tal estratégia nos níveis tático e operacional através das várias abordagens gerenciais e ferramentas orientadas para as questões da informação e do conhecimento nas organizações, que se chamam continuamente ao diálogo, sendo imbricadas e passíveis de orquestração e (c) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante - que são as condições favoráveis que devem ser propiciadas pelas organizações para que a mesma possa sempre se utilizar da melhor informação e do melhor conhecimento disponíveis. Objetivou-se investigar e analisar, a partir de uma perspectiva sistêmica, as concepções, estratégias, motivações, abordagens, práticas, efeitos e resultados de áreas, programas ou projetos de gestão do conhecimento efetivamente implementados e utilizados em três organizações brasileiras adotantes da gestão do conhecimento, com vistas à proposição de um modelo ou mapa conceitual integrativo. A estratégia de pesquisa qualitativa utilizada foram os estudos de casos múltiplos com unidades de análise incorporadas e três critérios foram observados para o julgamento da qualidade do projeto de pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes múltiplas de evidências foram utilizadas e, para a análise de dados coletados em campo, optou-se pela proposta de MILES & HUBERMAN (1984) que sugerem que a análise qualitativa consiste de três fluxos concomitantes de atividades, a saber: redução de dados, display ou exibição de dados e verificação/conclusões com base em inferênciaS a partir de evidências ou premissas. Os resultados confirmaram os pressupostos e afirma-se que a GC significa um repensar da gestão para as organizações da era do conhecimento. Tal enfoque deriva-se do entendimento de que a informação e o conhecimento constituem-se como os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para organizações e nações. O trabalho permitiu identificar que os principais desafios impostos às organizações comprometidas com a gestão do conhecimento concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos.This research work investigates the theme known as Knowledge Management (KM) in three large brazilian organizations trying to discuss its concepts, constituent elements, frontiers and interfaces, origins, managerial approaches and tools, dynamics and other aspects, while aiming at leaving behind the purely terminological discussion, which is, in its turn, innocuous and naïve. The basic presuppositions were two, respectively: (i) most of what it´s reffered to or named Knowledge Management is actually Information Management and information management is just one of the components of knowledge management. Consequently, knowledge management is more than simply information management due to the fact that it includes and incorporates other aspects, themes, approaches and concerns such as the creation, use and sharing of information and knowledge in the organizational context, not to mention the creation of the so called enabling context or enabling conditions, among others; (ii) a conceptual model or map can be formulated based on three basic conceptions: (a) a strategic conception of information and knowledge, factors of competitiveness for organizations and nations; (b) the introduction of such strategy in the tactical and operational levels through the several managerial aprroaches and information technology tools, which are susceptible to communication and orchestration; (c) the creation of an organizational space for knowledge or the enabling context the favorable conditions that should be provided by organizations in order for them to use the best information and knowledge available. The main objective is to investigate and analyze, from a systemic perspective, the conceptions, strategies, motivations, approaches, practices, effects and results of knowledge management areas, programs or projects effectively implemented and in use in three brazilian organizations, aiming at proposing a conceptual integrative model or map. The qualitative research strategy used was the study of multiple cases with incorporated units of analysis and three criteria were observed for the judgment of the quality of the research project: validity of the construct, external validity and reliability. Multiple sources of evidence were used and the proposal of MILES & HUBERMAN (1984) was adopted in order to analyze the data collected in the field. Their proposal consists of three flows of activities: data reduction, data displays and conclusion drawing/verification. The results confirmed the presuppositions and the fact that knowledge management means a rethinking of the management of the knowing organizations or organizations of the information era. This statement has its origins in the comprehension that information and knowledge are the main factors of competitiveness for contemporary organizations and nations. It was also identified that the main challenges facing organizations committed to knowledge management have its focus on change management, cultural and behavioral issues and the creation of an enabling context that favors the creation, use and sharing of information and knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimentoServiços de informaçãoCiência da informaçãoGestão do conhecimentoServiços de informaçãoMapeamento conceitualGestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdoutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdfapplication/pdf9106126https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGNE6/1/doutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf967df1705547b7f1aec286c99eab31edMD51TEXTdoutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf.txtdoutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf.txtExtracted texttext/plain848769https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGNE6/2/doutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf.txtf23d015f3dee38fe35ed96e21768eae1MD521843/EARM-6ZGNE62019-11-14 18:19:42.703oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-6ZGNE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:19:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
title Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
spellingShingle Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
Rivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Mapeamento conceitual
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
title_short Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
title_full Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
title_fullStr Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
title_sort Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
author Rivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto
author_facet Rivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jorge Tadeu de Ramos Neves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Heitor José Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Terezinha Angeloni
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivadavia Correa Drummond de Alvarenga Neto
contributor_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
Jorge Tadeu de Ramos Neves
Beatriz Valadares Cendon
Heitor José Pereira
Maria Terezinha Angeloni
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Mapeamento conceitual
topic Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Mapeamento conceitual
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
description Investiga a temática denominada Gestão do Conhecimento (GC) em três grandes organizações atuantes no Brasil, procurando discutir seu conceito, elementos constituintes, áreas fronteiriças e interfaces, origens, abordagens gerenciais e ferramentas, dinâmica e demais aspectos, pari passu ao distanciamento da discussão puramente terminológica, de viés ingênuo, ensimesmado e inócuo. Os pressupostos básicos foram dois, respectivamente: (i) grande parte do que se convenciona chamar ou atribui-se o nome de gestão do conhecimento é na verdade gestão da informação e a gestão da informação é apenas um dos componentes da gestão do conhecimento. Destarte, acredita-se que a gestão do conhecimento vá além da pura gestão da informação por incluir e incorporar outros aspectos, temas, abordagens e preocupações como as questões de criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos, criação do contexto adequado ou contexto capacitante, dentre outros; (ii) um modelo conceitual pode ser formulado a partir de três concepções básicas que são formadoras das estruturas ou pilares nas quais este mesmo modelo ou mapa se fundamenta e se sustenta, a saber: (a) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento, fatores de competitividade para organizações e nações, (b) a introdução de tal estratégia nos níveis tático e operacional através das várias abordagens gerenciais e ferramentas orientadas para as questões da informação e do conhecimento nas organizações, que se chamam continuamente ao diálogo, sendo imbricadas e passíveis de orquestração e (c) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante - que são as condições favoráveis que devem ser propiciadas pelas organizações para que a mesma possa sempre se utilizar da melhor informação e do melhor conhecimento disponíveis. Objetivou-se investigar e analisar, a partir de uma perspectiva sistêmica, as concepções, estratégias, motivações, abordagens, práticas, efeitos e resultados de áreas, programas ou projetos de gestão do conhecimento efetivamente implementados e utilizados em três organizações brasileiras adotantes da gestão do conhecimento, com vistas à proposição de um modelo ou mapa conceitual integrativo. A estratégia de pesquisa qualitativa utilizada foram os estudos de casos múltiplos com unidades de análise incorporadas e três critérios foram observados para o julgamento da qualidade do projeto de pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes múltiplas de evidências foram utilizadas e, para a análise de dados coletados em campo, optou-se pela proposta de MILES & HUBERMAN (1984) que sugerem que a análise qualitativa consiste de três fluxos concomitantes de atividades, a saber: redução de dados, display ou exibição de dados e verificação/conclusões com base em inferênciaS a partir de evidências ou premissas. Os resultados confirmaram os pressupostos e afirma-se que a GC significa um repensar da gestão para as organizações da era do conhecimento. Tal enfoque deriva-se do entendimento de que a informação e o conhecimento constituem-se como os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para organizações e nações. O trabalho permitiu identificar que os principais desafios impostos às organizações comprometidas com a gestão do conhecimento concentram-se na gestão de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável à criação, uso e compartilhamento de informações e conhecimentos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:47:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZGNE6
url http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZGNE6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGNE6/1/doutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-6ZGNE6/2/doutorado___rivad_via_correa_drummond_alvarenga_neto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 967df1705547b7f1aec286c99eab31ed
f23d015f3dee38fe35ed96e21768eae1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589293632913408