Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana da Silva Viana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação estabelecida entre alguns dos habitantes da província de Minas Gerais, destacadamente alguns daqueles que moravam na cidade de Mariana, e as escolas públicas primárias, num momento em que ocorreram importantes transformações políticas e sociais no Brasil (décadas de 1820 a 1840). Para a realização dessa investigação foram consultados, principalmente, os ofícios enviados à secretaria do governo da província de Minas Gerais, reunidos no Arquivo Público Mineiro; os ofícios recebidos e as atas da Câmara Municipal de Mariana, guardados no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana; alguns jornais pertencentes ao Arquivo Público Mineiro, à Biblioteca Nacional e à Biblioteca do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Além desses documentos foram estudados, também, alguns ofícios pertencentes ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e várias das leis publicadas no período. Na análise desse grande conjunto documental foram adotadas como referência as proposições teórico-metodológicas do historiador inglês Edward Palmer Thompson e a perspectiva de análise sugerida por alguns historiadores italianos, conhecida como micro-história. No estudo da bibliografia sobre o período e na análise das fontes, verificou-se que a relação estabelecida entre aqueles habitantes e a escola pública primária era atravessada pelos conflitos políticos e sociais ocorridos na cidade, nos conturbados anos após a independência política do país. Ao mesmo tempo em que isso ocorria, os pais de família manifestavam-se junto ao governo municipal e provincial reivindicando que as escolas da Nação fossem construídas também pensando em seus interesses e expectativas. Em linhas gerais, constatou-se que a escola pública primária, como várias outras instituições, estava imersa nas transformações daqueles anos e era cingida tanto pelas suas decorrentes conquistas quanto pelos seus reveses.
id UFMG_6f08d0d6bb43c4d8369479578d01f6d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-935LV5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciano Mendes de Faria FilhoMonica Yumi JinzenjiJosé Carlos de Araújo SilvaMarcus Vinicius FonsecaFabiana da Silva Viana2019-08-13T18:37:29Z2019-08-13T18:37:29Z2012-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação estabelecida entre alguns dos habitantes da província de Minas Gerais, destacadamente alguns daqueles que moravam na cidade de Mariana, e as escolas públicas primárias, num momento em que ocorreram importantes transformações políticas e sociais no Brasil (décadas de 1820 a 1840). Para a realização dessa investigação foram consultados, principalmente, os ofícios enviados à secretaria do governo da província de Minas Gerais, reunidos no Arquivo Público Mineiro; os ofícios recebidos e as atas da Câmara Municipal de Mariana, guardados no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana; alguns jornais pertencentes ao Arquivo Público Mineiro, à Biblioteca Nacional e à Biblioteca do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Além desses documentos foram estudados, também, alguns ofícios pertencentes ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e várias das leis publicadas no período. Na análise desse grande conjunto documental foram adotadas como referência as proposições teórico-metodológicas do historiador inglês Edward Palmer Thompson e a perspectiva de análise sugerida por alguns historiadores italianos, conhecida como micro-história. No estudo da bibliografia sobre o período e na análise das fontes, verificou-se que a relação estabelecida entre aqueles habitantes e a escola pública primária era atravessada pelos conflitos políticos e sociais ocorridos na cidade, nos conturbados anos após a independência política do país. Ao mesmo tempo em que isso ocorria, os pais de família manifestavam-se junto ao governo municipal e provincial reivindicando que as escolas da Nação fossem construídas também pensando em seus interesses e expectativas. Em linhas gerais, constatou-se que a escola pública primária, como várias outras instituições, estava imersa nas transformações daqueles anos e era cingida tanto pelas suas decorrentes conquistas quanto pelos seus reveses.The aim of this study is to research the relation established between the inhabitants of the city of Mariana and the local public primary school from 1816 to 1848, a moment marked by important transformations both in the political and social arena in Brazil. So as to carry out such investigation, letters sent the Secretary of Government of the Province of Minas Gerais, found in Arquivo Público Mineiro, letters and minutes of the Chamber of the city of Mariana and newspapers found in Arquivo Público Mineiro, in Biblioteca Nacional and in Biblioteca do Arquivo Nacional in Rio de Janeiro were consulted. The analysis of such large assortment of documents involved the theoretical-methodological propositions of English historian Edward Palmer Thompson and the analytical perspectives suggested by some Italian historians, known as micro history. The study revealed that the relation between the inhabitants of the city of Mariana and its local public primary school was permeated by the social-political conflicts that occurred in the city following the political independence of Brazil; featuring local parents claiming for schools that took their interests and perspectives into consideration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas primarias  Minas Gerais Século XIX Estado nacionalMinas GeraisMarianaEscola pública primáriaEstado NacionalEstado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_versao_entregue_a_p_s.pdfapplication/pdf5193940https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-935LV5/1/tese_versao_entregue_a_p_s.pdfb2e1b084109981c94439bc25cf9c33b0MD51TEXTtese_versao_entregue_a_p_s.pdf.txttese_versao_entregue_a_p_s.pdf.txtExtracted texttext/plain508452https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-935LV5/2/tese_versao_entregue_a_p_s.pdf.txtd121cc3b59bfbe2afb2f074151f77740MD521843/BUOS-935LV52019-11-14 12:09:43.275oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-935LV5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:09:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
title Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
spellingShingle Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
Fabiana da Silva Viana
Minas Gerais
Mariana
Escola pública primária
Estado Nacional
Educação
Escolas primarias  Minas Gerais Século XIX 
Estado nacional
title_short Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
title_full Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
title_fullStr Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
title_full_unstemmed Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
title_sort Estado Nacional, debate público e instrução primária: Mariana/ Minas Gerais, 1816-1848
author Fabiana da Silva Viana
author_facet Fabiana da Silva Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Yumi Jinzenji
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Carlos de Araújo Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcus Vinicius Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana da Silva Viana
contributor_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
Monica Yumi Jinzenji
José Carlos de Araújo Silva
Marcus Vinicius Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Minas Gerais
Mariana
Escola pública primária
Estado Nacional
topic Minas Gerais
Mariana
Escola pública primária
Estado Nacional
Educação
Escolas primarias  Minas Gerais Século XIX 
Estado nacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Escolas primarias  Minas Gerais Século XIX 
Estado nacional
description O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação estabelecida entre alguns dos habitantes da província de Minas Gerais, destacadamente alguns daqueles que moravam na cidade de Mariana, e as escolas públicas primárias, num momento em que ocorreram importantes transformações políticas e sociais no Brasil (décadas de 1820 a 1840). Para a realização dessa investigação foram consultados, principalmente, os ofícios enviados à secretaria do governo da província de Minas Gerais, reunidos no Arquivo Público Mineiro; os ofícios recebidos e as atas da Câmara Municipal de Mariana, guardados no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana; alguns jornais pertencentes ao Arquivo Público Mineiro, à Biblioteca Nacional e à Biblioteca do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Além desses documentos foram estudados, também, alguns ofícios pertencentes ao Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e várias das leis publicadas no período. Na análise desse grande conjunto documental foram adotadas como referência as proposições teórico-metodológicas do historiador inglês Edward Palmer Thompson e a perspectiva de análise sugerida por alguns historiadores italianos, conhecida como micro-história. No estudo da bibliografia sobre o período e na análise das fontes, verificou-se que a relação estabelecida entre aqueles habitantes e a escola pública primária era atravessada pelos conflitos políticos e sociais ocorridos na cidade, nos conturbados anos após a independência política do país. Ao mesmo tempo em que isso ocorria, os pais de família manifestavam-se junto ao governo municipal e provincial reivindicando que as escolas da Nação fossem construídas também pensando em seus interesses e expectativas. Em linhas gerais, constatou-se que a escola pública primária, como várias outras instituições, estava imersa nas transformações daqueles anos e era cingida tanto pelas suas decorrentes conquistas quanto pelos seus reveses.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:37:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-935LV5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-935LV5/1/tese_versao_entregue_a_p_s.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-935LV5/2/tese_versao_entregue_a_p_s.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2e1b084109981c94439bc25cf9c33b0
d121cc3b59bfbe2afb2f074151f77740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589502446338048