Avaliação de aprendizagem: uma perspectiva democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nivea Cristina de Araújo Viana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWQ7B
Resumo: Este artigo busca descrever e caracterizar os aspectos relacionados à avaliação numa perspectiva democrática e suas implicações no processo de aprendizagem. Reflete sobre as formas de avaliar vinculadas à prática docente, na tentativa de otimizar este processo avaliativo em prol da aprendizagem do aluno. Procura ainda, conceituar o que é avaliação e os tipos de avaliação existentes, abordando a necessidade de se estabelecer critérios de avaliação, além de evidenciar aspectos característicos da avaliação que ocorre na Escola Estadual CESEC do Município de Capelinha, MG. Por fim, apresenta um paralelo entre a escola que temos e a que queremos, demonstrando a necessidade de uma reflexão e discussão coletivas, fomentadas pelo Projeto Político Pedagógico, no intuito de transformar a avaliação de forma a garantir o desenvolvimento global do educando, promovendo assim uma cultura avaliativa com vistas à inclusão e ao sucesso da aprendizagem.
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